Troquei a bateria da placa-mãe e Ubuntu não inicializa

Iniciado por milakalazans, 14 de Junho de 2010, 19:58

tópico anterior - próximo tópico

milakalazans

Oi gente,
A minha dúvida é a seguinte... eu tive que trocar a bateria da minha placa-mãe, e depois disso, o Ubuntu não inicializa mais.
Tenho Windows na máquina também, e este está funcionando normalmente.
Eu entro no grub, escolho o Linux, e ele diz que a montagem falhou (ou algo assim)... daí fica como um terminal, só que como root..
Que comando eu tenho que digitar nessa hora?

Desde já, muito grata

acarlosf

milakalazans

Se vc trocou a bateria supostamente a velha deveria estar fraca durante a instalação do Linux o que pode ter ocasionado uma leitura errada da
geometria do HD pela BIOS e esta sendo informada errada ao linux na instalção, vindo a fazer a uma leitura correta apos a troca da bateria . No linux
tem um utilitario de disco o fsck que deverá ser usado junto com a designação das suas partições do disco rigido. Para descobrir qual é a designação
que o Linux deu  ao seu disco rigido e so abrir com um editor o programa fstab que se encontra no diretorio /etc e verificar a designação que o
instalador deu a sua partições. Ex.:

nano /etc/fstab
vi /etc/fstab

ou outro editor que preferir, eu prefiro o nano pela facilidades mas fique a vontade. ( no nano a indicação "^" e a tecla ctrl + letra)

# /home was on /dev/sda7 during installation
UUID=c12cc299-631f-4a00-9b02-fc3d12012a84 /home           ext3    defaults        0       2

Este é o exemplo de uma linha do meu fstab onde a designação da partição e o /dev/sda7 ou /dev/hda7 dependendo do winchester que esta usando a
partição é /dev/????, e o que nos interessa e realmente esta designação para podermos mandar o fsck verificar. Dai e só executar o comando que
devera ser executado como root; fsck -a ou -p seguido do que aparece no seu fstab (/dev/????); Deve ser feito com todos os dev que estiverem no fstab
para garantir que todas as partições sejam checadas e se pedir para Fixar (fix (Y) ou (n)) digite Y pois senão ele não fará nada.

# fsck -a /dev/sda7

Agora devera ser só reiniciar e usar a maquina. ok

Antonio
ovelarf@hotmail.com