atualizar windows com ubuntu na mesma máquina

Iniciado por Petrov, 11 de Junho de 2010, 20:27

tópico anterior - próximo tópico

Petrov

Galera,

eu tenho aqui um note com um HD dividido em 2 partições, na partiçao C está o windows XP e na partiçao D o ubuntu9.10.
só que eu gostaria de instalar o windows7 ultimate na partiçao C, porém estou com receio de bagunçar algo na partiçao D e perder o ubuntu (que é o que eu uso do dia a dia e é onde estao 100% das minhas coisas do trabalho,uso windows so pra jogar e outros programas que nao tem pra linux).
detalhe: quando eu instalei o ubuntu, eu separei a partiçao D usando o Gparted!!!! nunca houve uma terceira partiçao! o particionamento é "lógico" e nao "fisico"!!! é isso que estao me dando receio!
outro detalhe: eu nao separei a partiçao D por completo para o linux, dos 60GB eu peguei 30GB pro ubuntu, os outros 30 estao compartilhados entre win e linux.

alguem já teve uma experiencia desse tipo? como foi?
o risco é muito alto a correr, tem muita coisa importante de trabalho no ubuntu, preciso da maior quantidade de relato de experiencia possivel! =/

jeflui

Instale o Windows 7 no C que não vai mexer em nada na outra partição onde está o ubuntu.
Lembre que depois você tem que reinstalar o grub, para poder acessar o ubuntu e o windows.
Já que você tem coisas importantes o backup dos dados seria bom ter.

Petrov

eu vi aqui alguns documentos sobre reinstalar grub apos instalaçao do windows e entao eu decidi ver onde o grub está instalado.

o arquivo /boot/grub/stage1 me informou que o grub está instalado em hd(0,4) e o menu.lst me diz que o windows XP está instalado em hd(0,1), é em cima do XP que vou colocar o win7, ou seja, em hd(0,1)

ainda assim, ocorrerá deu perder o grub?

Tota

Ola,

Sim, você vai perder o grub sempre.

Não por culpa do GNU/Linux, mas por culpa da Microsoft.

Ela assume sempre que o unico sistema operacional é o WindowsXXX, desta forma ela sempre sobrescreve a MBR ( master boot record ) de seu HD, assim o grub é apagado sem dó.

Toda vez que reinstalar/atualizar o seu Windows, pode se preparar para perder o grub.

Já o nobre Pinguim é educado, ele deixa seu Windows como está, já que ele não precisa de exclusividade para provar que é um bom sistema operacional.

[],s

irtigor

Se você instalar qualquer windows você vai precisar recuperar o GRUB.

Isso pode deixar o assunto mais claro:
http://www.guiadohardware.net/artigos/estruturas-logicas/

xluisfernando

Todo HD é dividido em setores, que podem ser delimitados em partições lógicas para serem formatadas em sistemas de arquivo diferentes e também para instalação de diferentes sistemas operacionais. Mas, as informações lógicas dessas delimitações precisam ser gravadas numa camada específica do HD, para que sejam acessadas cada vez que o computador é ligado. Essa camada pode ter uma estrutura lógica MBR (Master Boot Record, que é normalmente usada no windows) ou GUID (Global Unique Identifier Partition Table - http://en.wikipedia.org/wiki/GUID_Partition_Table - normalmente usada no mac)

Nela, ficam armazenadas as informações sobre o tamanho, delimitação de setor, formatação e instalação de cada uma das partições lógicas do HD.

Ocorre que quando se instala o windows (qualquer versão) é feita a gravação das instruções de gerenciamento e carregamento de boot do windows nessa camada. Se você tem instalações linux e windows no seu HD que são gerenciadas pelo grub (até a versão 9.04 do ubuntu era usado o grub1, chamado legacy. Depois dela é usado o grub2, que não utiliza mais o menu.lst), ao formatar a partição do windows e instalar nela o windows7 haverá a gravação dessas instruções na MBR, fazendo com que você perca o acesso ao grub e consequentemente ao sistema linux.

Para corrigir isso, toda vez que você instalar o windows você terá que recuperar o grub (legacy ou 2, dependendo a versão de sua instalação linux) Para isso o caminho mais fácil é usar o mesmo live-CD usado na instalação da distribuição linux
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS