O gdebi do meu ubuntu sumiu...

Iniciado por jvitor, 03 de Junho de 2006, 15:14

tópico anterior - próximo tópico

jvitor

Oi pessoal,

Eu tinha dois problemas que agora viraram três:
1º) Fiz um programinha teste em c++, compilei e apareceu o executável (nome em verde na janela do terminal e ícone mostrando isso em propriedades). Mas o dito não executa de jeito nenhum: digito o nome dele sem e com ./  (no mesmo diretorio do exec.), clico duas vezes no ícone dele, mas nada funciona. Vejam a mensagem de erro:

jvitor@spin:~$ derivada
bash: derivada: command not found
jvitor@spin:~$ ./derivada
File could not be opened
jvitor@spin:~$

2º) Tentei instalar o xmgrace...rpm do Suse no Ubuntu. Transformei-o de .rpm para .db de acordo com o manual. Usei o comando também do manual e compilou sem mensagem de erro

jvitor@spin:~$ sudo dpkg -i xmgrace_5.1.12-113_i386.deb
Password:
Selecionando pacote previamente não selecionado xmgrace.
(Lendo banco de dados ... 84467 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando xmgrace (de xmgrace_5.1.12-113_i386.deb) ...
Instalando xmgrace (5.1.12-113) ...
jvitor@spin:~$ whereis xmgrace
xmgrace: /usr/X11R6/bin/xmgrace

Mas dá o mesmo problema do meu programa em C++: não executa nem pelo terminal, nem clicando em cima do seu ícone de executável em  /usr/X11R6/bin/xmgrace

jvitor@spin:~$ xmgrace
bash: xmgrace: command not found
jvitor@spin:~$ ./xmgrace
bash: ./xmgrace: Arquivo ou diretório não encontrado

3º) Fui ler manual de novo e descobri algo que parecia me ajudar (não estou certo): o tal de gdebi. Parece que ele é instalador de programas para Debian. Tentei instalá-lo com o synaptic mas ele não consta em nenhum repositório (nem universe nem multiverse). Então tentei instalá-lo como linha de comando e deu problema de novo:
jvitor@spin:~$ sudo apt-get install gdebi
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: Impossível achar pacote gdebi

E agora gente, que faço?

Vítor

Piras

Prezado jvitor,

O gdebi está no submenu Ferramentas do Sistema, que não aparece no menu Aplicações por omissão (por default). Vá, no submenu Acessórios e utilize o Editor de Menu Alacarte para torná-lo disponível no menu.

A questão é que o gdebi é apenas uma interface gráfica simples para a dupla APT e dpkg. O que o dpkg não fizer o gdebi por certo também não fará.

Muitas vezes, ao instalar um pacote deb qualquer, convertido de pacotes rpm ou preparado pelo próprio desenvolvedor, o APT não detecta a falta de uma dependência necessária para que rode o programa ou mesmo um conflito de dependências; pode ser este o problema.

Por outro lado, a bem da verdade não teria sido necessário converter o xmgrace. Nos repositórios do Ubuntu há os programas grace e grace6 que servem de interface ao xmgr, origem do xmgrace do Suse. Eles podem ser excelentes substitutos para para este último, até superiores, inclusive. Instale, se for o caso, via aptitude, apt-get ou Synaptic.

jvitor

Oi Piras,
Obrigado por responder-me.
Desinstalei o xmgrace da Suse.
Detectei o grace e o grace6 através do synaptic.
Ao tentar instalar o grace6 com o synaptic a mensagem de erro é:

jvitor@spin:~$ grace6
bash: grace6: command not found
jvitor@spin:~$ whereis grace6
grace6:

Veja que parece ser o mesmo problema do meu programa em C++: existe o executável, mas ele não parece saber onde está?

Vítor

jvitor

Oi Piras,

Descobri o meu erro. Consegui instalar o Grace6.

Abraços

Vítor

Piras