[Resolvido] logar em um NAS200 da Linksys

Iniciado por olinto, 09 de Junho de 2010, 12:25

tópico anterior - próximo tópico

olinto

Olá a todos,

Na rede do trabalho temos um NAS200 da Linksys. Consigo vê-lo na rede junto com outros computadores mas quando clico sobre seu ícone abre apenas uma janela em branco, não vejo as pastas a que tenho acesso. Li que por defaut o Gnome/Nautilus tenta se logar como "guest" anônimo. Em alguns computadores Windows que têm pastas compartilhadas com senha o Nautilus abre uma janela solicitando o usuário e a senha. Isto não acontece com o NAS200.

Com o comando smbclient \\\\10.5.92.109\\PMAP consigo logar e navegar pela linha de comando entre as sub-pastas. A acentuação aparece correta.

Com o comando sudo smbmount \\\\10.5.92.109\\PMAP /mnt/NAS200 -o username=antonio consigo montar o dispositivo, e acessa-lo pelo Nautilus, no entanto fico sem permissão de escrita e a acentuação não aparece correta. Ainda, toda vêz que ligo o computador tenho que digitar o comando e entrar com a senha (poderia fazer tudo, incluindo a entrada da senha pelo FSTAB?).

Alguém poderia me dar alguma orientação sobre como montar corretamente o dispositivo ou acessa-lo de forma mais prática?

Obrigado,

Antônio Olinto
Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203

zekkerj

Citarsmbclient \\\\10.5.92.109\\PMAP

Em vez de "\\", use "/":

smbclient //10.5.92.109/PMAP

Citarconsigo montar o dispositivo, e acessa-lo pelo Nautilus, no entanto fico sem permissão de escrita e a acentuação não aparece correta. Ainda, toda vêz que ligo o computador tenho que digitar o comando e entrar com a senha (poderia fazer tudo, incluindo a entrada da senha pelo FSTAB?).
fstab não é lugar pra colocar senha. ;)

CitarAlguém poderia me dar alguma orientação sobre como montar corretamente o dispositivo ou acessa-lo de forma mais prática?

para montar manualmente:

sudo mount -t smbfs smb://usuario:senha@computador/compartilhamento /ponto-de-montagem-local

P.ex.:

sudo mount -t smbfs smb://fulano:segredo@10.5.92.109/PMAP /media/pmap

P/ colocar no /etc/fstab, adicione uma linha conforme abaixo:

smb://10.5.92.109/PMAP /media/pmap smbfs user,noauto,credentials=/home/fulano/credenciais.pwd 0 0

O arquivo /home/fulano/credenciais.pwd deve conter 3 linhas, assim:

username=fulano
password=segredo
domain=dominio

Esse arquivo deve ser criado com permissão 0600 (rw-------), e não precisa ficar no diretório HOME do usuário, pode ficar em /etc, por exemplo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

olinto

Olá zekkerj

Obrigado pelas dicas! Fiquei com umas dúvidas:
Com o comando
sudo mount -t smbfs smb://antonio:minhasenha@10.5.92.109/pmap /mnt/NSPMA

recebo o aviso

CitarMounting cifs URL not implemented yet. Attempt to mount smb://antonio:minhasenha@10.5.92.109/PMAP
No ip address specified and hostname not found

Parece que a linha não está sendo entendida.

Coloquei no FSTAB a linha

smb://10.5.92.109/pmap /mnt/NSPMA smbfs user,noauto,credentials=/etc/credenciais.pwd 0 0

e meu arquivo credenciais.pwd, colocado em /etc ficou assim

username=antonio
password=minhasenha
domain=

Dei o comando sudo chmod 0600 credenciais.pwd

Aqui não temos um domínio, que eu saiba. Em uma das tentativas coloquei o workgroup, mas não montou de nenhuma maneira.

Com o comando

sudo smbmount //10.5.92.109/pmap /mnt/NSPMA -o username=antonio

O dispositivo é montado mas fica com o problema da acentuação.

Onde será que estou escorregando?

Valeu,

Antônio

Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203

zekkerj

O log do sistema (/var/log/syslog) é seu amigo; qq informação que ele forneça, no momento das tentativas, ajuda na solução.

Sobre a acentuação, o parâmetro "iocharset=iso8859-1" costuma resolver.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

olinto

Olá,

O problema era com o arquivo onde coloquei a senha.

Consegui montar o NAS no fstab com a linha

//10.5.92.109/antonio /mnt/NSAnt smbfs defaults,nls=iso8859-1,umask=007,gid=46,credentials=/etc/securedir/credenciais 0 0

nls é o novo nome para a opção anteriormente chamada de iocharset (http://linux.die.net/man/8/mount)

As outras opções eu copiei das linhas que foram geradas automaticamente para montagem das partições NTFS.

Mesmo com a indicação nls ou iocharset (tentei os dois) os ç, ã, etc não aparecem corretamente. Nas partições ntfs locais o nls está como utf8 e eu não tenho problemas com acentos. No NAS200 independente de indicar iso8859-1 ou utf8 as letras com acentos não são reconhecidas.

Para o uso da opção credentials usei o how to em http://anothersysadmin.wordpress.com/2007/12/17/howto-mount-samba-shares-in-fstab-using-a-credential-file/

Ficou apenas a pendência da codificação, mas isso já é outro assunto.

Obrigado e abraços!  :D

Copio o conteúdo da página citada acima.

CitarHello,

If you want to mount share files using samba but you don't want to put the username or password on fstab file, you could use an external file, this is useful if you want to increase a little security since fstab usually is world readable.

Using /etc/fstab

# insecure and common usage
//share/dir /mnt/myshare cifs username=user,password=pass

# more secure usage
mkdir /path/securedir
chmod 0700 /path/securedir
chown root /path/securedir
//share/dir /mt/myshare cifs credentials=/path/securedir/fileshare

cat /path/securedir/fileshare
username=yourusername
password=youpass

As you can see, it's easy and increase a little security if more users can access in you machine.

of course you can use smbmount too:

smbmount //share/dir /mnt/myshare -o credentials=/path/securedir/fileshare

See you!
Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203