Ubuntu para empresa, substituindo Windows

Iniciado por Retado, 10 de Junho de 2010, 13:09

tópico anterior - próximo tópico

Retado

Bom dia a todos,

Baixei e estou testando a última versão do Ubuntu 10.04 e estou maravilhado.
Gostaria muito de implantar na empresa que trabalho mas tem algumas coisas que quero perguntar a vocês:

1- Por padrão, o Ubuntu vem com muitos programas instalados. Gostaria de uma versão enxuta, para estação de trabalho, com o mínimo mesmo. (Como BrOffice, Firefox, arquivos pessoais, tocador de música e vídeo, todas padronizadas. [são 15 PC's])
Queremos que seja específica para trabalho, para o usuário não "fuçar" nada, só trabalhar mesmo.
Qual a melhor forma de fazer isso? (existe dist. pronta?; talvez remastersys...)

2- Para controlar estas estações é necessário um servidor linux? Qual?

Obrigado a todos

eduardomelo

Olá amigo.

Realmente o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx é uma maravilha. Hoje tenho vários clientes, que usam o Ubuntu, abolindo de vez o Windows em sua infra-estrutura de T.I

Aqui vão as respostas:

1 - Você pode fazer uma instalação normalmente, retirar os pacotes e programas que não serão usados, e remasterizar o sistema com o Remastersys. Atualmente quando implemento soluções em Linux para empresas uso um programa chamado Sabayon, que serve para gerenciar os perfis de usuários. Procure no Centro de Programas do Ubuntu e você vai encontrá-lo lá para download. Através do Sabayon, você pode definir os níveis de acesso mais básicos para os usuários (programas disponíveis nos menus, troca de papel de parede, edição de painéis e etc).

2 - Controlar as estações de que forma? Controlar os perfis de usuário? Centralizar arquivos, rotinas e regras de rede? Se quiser ter um controle total dos usuários, uma das soluções que trabalho e implemento em ambiente de produção é o LTSP, baseado no Ubuntu.

Qualquer dúvida estamos aqui para ajudar!

Abraço!