Oracle compra a Sun Qual o futuro do OpenOffice, Mysq,OpenSolaris,StartOffice..?

Iniciado por ucastrobr, 21 de Abril de 2009, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

irtigor

Citação de: glaubergoncalves online 24 de Agosto de 2010, 19:10
O que eu acho é que se a Oracle começar a empurrar um StarOffice com software parcialmente proprietário e pago, em detrimento do OpenOffice livre e gratuito, a maioria das pessoas simplesmente vai dar de ombros e migrar para o MS Office, que dentro do contexto do soft proprietário é uma solução muito mais popular e consolidada.

O "StarOffice" já está a venda faz tempo, com o nome de Oracle Open Office e por enquanto o OpenOffice.Org está "ai" do mesmo jeito. Uma coisa não exclui a outra.

Fora os projetos paralelos como o go-o ou mesmo as soluções do gnome/kde (koffice, gnome Office).

rjbgbo

O que eu acho é que se a Oracle começar a empurrar um StarOffice com software parcialmente proprietário e pago, em detrimento do OpenOffice livre e gratuito, a maioria das pessoas simplesmente vai dar de ombros e migrar para o MS Office, que dentro do contexto do soft proprietário é uma solução muito mais popular e consolidada.

O OpenOffice não irá morrer sem a Oracle. Mas com certeza terá seu desenvolvimento e sua implantação em sistemas corporativos seriamente prejudicados. Espero que isso não aconteça, ou que isso aconteça apenas tarde o suficiente pra que o Gnome Office se torne uma solução madura ao OpenOffice.

a tempos que ñ uso mais o abiword
o interesante da interface do openoffice é a integração bem similar ao ms-office
já o gnome-office ñ é assim
o glaube disse bem qto a evolução dos aplicativos
também tenho lido boas informações sobre o kde office que vem p/ brigar a nível de top de linha
mas infeliz/ o ubuntu tem como padrão o gnome....
e também a rumores que a canonical vá substituir o openoffice pelo zoho

mas também hj estamos na era dos office online, e cada vez mais a razão de pacotes office só p/ se usar p/ fins mais específicos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Mikael

Atualmente não vejo nenhum office "open" que chegue perto do openofffice em termos de qualidade. E não sei se só a comunidade sem $$$$ para bancar como a Sun fez conseguirá manter o padrão de qualidade, versões constantemente sendo lançadas, etc. Tempos dificeis virão... Na minha opinião. :(

glaubergoncalves

Citação de: irtigor online 24 de Agosto de 2010, 19:50
O "StarOffice" já está a venda faz tempo, com o nome de Oracle Open Office e por enquanto o OpenOffice.Org está "ai" do mesmo jeito. Uma coisa não exclui a outra.
Sim, o StarOffice precede até o OpenOffice, sendo sua base inclusive. Mas se tu conhece alguém ou alguma empresa que use a solução StarOffice, por favor, me apresente.  ;D OpenOffice é uma suíte bem consolidada, inclusive sendo a suíte office padrão do meu local de trabalho, que por sua vez é um dos maiores bancos do país.

ucastrobr

Não sei porque o apavoramento do pessoal. Se o OpenOffice parasse o suporte, surgiria muitos programas fork da comunidade Open Source com atualizações.
E para o usuário comum o abiworld e gnumeric dá conta. Ou usa o  https://docs.google.com    que cria documentos, planilhas, apresentações via online e fica gravado na sua conta como um e-mail. É Lógico que o OpenOffice existe muitos plugins e afins que o tornam superior.
Mas em último caso pega  o cd do Office MS de seu colega (será que é original?) e roda via wine.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

rjbgbo

esse bla bla bla vai render, o ucastrobr sinalizou bem
já li tempos atrás sobre a Free Software Foundation, adotar o openoffice...
também ñ acho motivo p/ esse alarmismo

livre1

Citação de: rjbgbo online 24 de Agosto de 2010, 20:11

O OpenOffice não irá morrer sem a Oracle. Mas com certeza terá seu desenvolvimento e sua implantação em sistemas corporativos seriamente prejudicados. Espero que isso não aconteça, ou que isso aconteça apenas tarde o suficiente pra que o Gnome Office se torne uma solução madura ao OpenOffice.

a tempos que ñ uso mais o abiword
o interesante da interface do openoffice é a integração bem similar ao ms-office
já o gnome-office ñ é assim
o glaube disse bem qto a evolução dos aplicativos
também tenho lido boas informações sobre o kde office que vem p/ brigar a nível de top de linha
mas infeliz/ o ubuntu tem como padrão o gnome....
e também a rumores que a canonical vá substituir o openoffice pelo zoho

mas também hj estamos na era dos office online, e cada vez mais a razão de pacotes office só p/ se usar p/ fins mais específicos.

rjbgbo por favor você teria um link onde fala sobre a questão do zoho para colocar aqui por favor?

E que se não me engana o zoho só funciona online e sua base e proprietaria, ou estou errado?

rjbgbo

http://www.fayerwayer.com.br/2010/04/ubuntu-e-zoho-webservice-openoffice-com-dias-contados/
http://pplware.sapo.pt/linux/zoho-o-office-online-para-o-ubuntu/

CitarE que se não me engana o zoho só funciona online e sua base e proprietaria, ou estou errado?
uso off-line - http://www.zoliblog.com/2007/08/21/now-you-can-zoho-offline/
licença - http://en.wikipedia.org/wiki/Zoho_Office_Suite

fiz uma experiência, abri uma conta no zoho, e só usei a versão on-line, é uma suite bem suprida de aplicativos, mas c/ as devidas limitações desses serviços on-line.
comparando o processador de textos do google docs e o do zoho, preferi o do google docs.

mas se a canonical futura/ fizer isso, acho que como empresa a canonical em si já atingiu um status de exigir algumas coisas.

mas se coisa ficar preta pros lados do openoffice, o que ñ acredito muito.
torço é pelo proprietário Lotus Symphony, da ibm - grda amiguinha do software livre hehehe
http://www.guiadopc.com.br/analises/11243/conheca-o-lotus-symphony.html

dom diniz

Fico preocupado com essa indefinição da Oracle em relação ao OpenOffice, especialmente depois dessa briga com o Google sobre o java ( do qual o openoffice é quase dependente)

A mais de dois anos que não uso outro office no linux que não o OOo, mas do que me lembro do abiword e do koffice eles não chegavam nem aos pés de funcionalidades e compatibilidade do OOo, pelo menos para quem precisa muito de funções avançadas como eu.

Só uma observação ucastrobr, se vc considera o Google Docs como uma opção de office acredito que seu uso desses programas é bastante básico, pois aquilo para mim nunca serviu mais do que um bloco de notas ou para algum trabalhos colaborativo na etapa de construção e elaboração das ideias do texto. Quando chega na parte de redigir o dito cujo pra valer, o google docs fica devendo e muito em funcionalidades.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

ucastrobr

O que acho que é o Google Docs está sendo investido por uma gigante que tem vontade de levar o projeto para frente.
Tudo começa aos poucos, assim como o linux a uns 15 anos atrás era um sofrimento.
Já a gigante Oracle não tem interesse no OpenOffice, em alguns anos verá a diferença.
Existem muitos aplicativos que eram "bambam" no passado e hoje ninguém mais usa, até SO (kurumirim).
Eu uso o Abiword e o Gnumeric, também uso o OpenOffice. Mas não fico chorando, porque sei que o futuro outros aplicativos vão substituindo e assim caminha a humanidade. Ou talvez a Oracle continue dando um suporte pífio o suficiente para continuar por um bom tempo.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")