utilizacao do GRUB

Iniciado por Leobons, 29 de Maio de 2010, 14:53

tópico anterior - próximo tópico

Leobons

Preciso instalar o Windows na minha maquina por causa do AutoCad mas gostaria de manter o Ubuntu.

Nao estou sabendo usar o GRUB 2. Jah instalei ele e o StartUp Manager mas nao sei como usar a funcao dual booter. Jah tentei me orientar pelo wiki do GRUB mas ainda estou me enrolando... Alguem tem algum guia passo a passo ou pode me passar pelo menos umas linhas de codigo iniciais?

adilson bts

instala o windows e certamente vai perder o boot do ubuntu... entao vc procura aqui no forum mesmo o artigo ""mil e uma maneiras de recuperar o grub2"  ele vai te orientar a recuperar o grub.... depois é só dar um "sudo update-grub" que ele vai reconhecer o seu windows também....
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

lipeodonto

Caro Leobons,

O ideal é ter instalado o Windows antes do Linux mas, como não adivinhamos o futuro, temos uma solução.
Primeiramente, como o windows é egoísta (se vc for instalá-lo normalmente, ele formatará todo o seu disco e se instalará sobre ele) você terá que entrar com o seu live-cd do ubuntu, ir em Sistema -> Administração -> Gparted e redimensionar a sua partição de forma que exista um espaço livre no disco para o windows. (Obs.: cuidado ao manusear o Gparted, se não souber o que está fazendo, poderá comprometer a instalação atual do seu Ubuntu.).

Logo após, instale normalmente o windows (colocando o cd e executando pelo boot) no espaço que vc reservou.

Por último, ao reiniciar o computador após a instalação do windows, vc perceberá que o seu grub sumiu, isso é normal (eu já falei que o windows é egoísta, lembra?); dessa forma, vc voltará a iniciar pelo seu live-cd e executar os procedimentos descritos pelo amigo Nosile neste link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57895.0.html

Qualquer dúvida, manda aí!
Abraço.

ollegnn

Amigos, boa noite. Sou usuário ubuntu 10.4 (comecei no 9.10 em teste pelo live cd) têm uns 15 dias ao total. Segue o assunto, e peço antes de mais nada desculpas pois pesquisei aqui no fórum antes de perguntar e até achei algo parecido com o meu problema mais não entendi nada.
===========
Tenho o UBUNTU 10.4 instalado através de boot por pen drive (com o programa unetbootin) e coloquei-o junto com o Win XP que já estava instalado na máquina. Tenho duas partições no Laptop. Instalei normalmente à uns 10 dias no C: junto com WinXP. A segunda partição (D:) fica para arquivos etc.

O problema é que ontem eu resolvi "dar mais espaço" para o UBUNTU tirando alguns ítens de D:  e diminuindo a partição D: com o programa easeus partition manager (que sempre uso no XP) quando dei aply ele rodou normalmente (não mexi no UBUNTU e nem em C:) e quando o lap top inicializou trava no Grub. Minha intenção era depois do programa easeus trabalhar eu voltaria nele, aumentaria o espaço do ubuntu e pronto! Ledo engano. Na inicialização, trava a tela preta informando faltar o GRUB.  Ou seja, não consigo mais que caia na tela da escolha do sistema operacional. Consegui emular o WinXP com um CD que tenho de "recuperação da inicialização do XP pela memória ram". Mas basta desligar a máquina e inicializar que para na mesma tela e tenho novamente que usar o tal CD...

Não gostaria de reinstalar novamente o UBUNTU pois ele já está redondinho com todas as atualizações  e preferências. Quero ajeitar essa bagunça e infelizmente não posso desinstalar o XP pois minha esposa gosta AINDA do XP.
==============