[Dúvida] Ubuntu Server 9.10 comandos

Iniciado por fabiofca, 06 de Junho de 2010, 01:32

tópico anterior - próximo tópico

fabiofca

Boa noite galera,

Queridos amigos enfim me apaixonei por linux ;O,
consegui por meu servidor online ;D (1º Avanço)

só que estou com um pequeno probleminha, seria mais uma dúvida,
eu uso ubuntu server 9.10, acesso ele via ssh e efetuo comandos nele de execução de arquivos.

exemplo de minha dúvida:
estou em root@root:/home/user/diretoriodoprograma

eu abro o programa fulano

./fulano
ele carrega bunitinho tudo certinho abre e tals ;x

a minha dúvida crucial é:
como fecho esse programa no ubuntu server 9.10?
qual é o comando para fazer isso?
e depois poder executa-lo sem erros, pois estará fechado né ;D

eu sei que apertando ctrl + c ele volta para o root novamente e com o ctrl + z para, mais não finaliza e quero finalizar.

Espero respostas Construtivas.
att,
FabioFCA.

jeflui

Se você está no programa, deve ter sido criado uma forma de sair, "q" por exemplo de quit. No caso leia o manual do programa.
O ctrl + c fecha o programa.
O ctrl + z deixa o programa pausado e te devolve para o shell, você pode colocar ele para executar novamente com o comando fg para ficar em primeiro plano ou o comando bg para rodar em segundo plano (background), nesse caso você pode terminar ele pelo número do processo se necessário.

fabiofca

Boa tarde,
Isso eu até saquei como eu disse ctrl + c ele para e volta para o shell e o ctrl + z, pausa volta para o shell dando a oportunidade de de por em foreground (fg) ou background (bg).

sendo que quando executo a combinação ctrl + c para parar o programa de vez, eu tento reabrir o programa em outra instancia, exemplo: como no windows eu abro o programa fecho, depois abro novamente, reiniciando todo o ciclo do programa, e quero saber se é possivel fazer esse tipo de execução no ubuntu server, pois quando eu finalizo, e religo o mesmo programa por cima da erro de uso de mesma porta ou até outros erros porque o anterior ainda está aberto.

galera tentei explicar o melhor possível para mim,
desculpem se disse algo errado.

att,
FabioFCA.

jeflui

fabiofca

TheForgottenServer

é um executavel de otserv.

usa a porta 7171 por isso preciso finaliza-lo.

pois quando vou ultilizar alguns dos comandos citados acima, não funciona dá erro de porta ou programa já executando.

jeflui

otserv não conheço.
Se você der ctrl+c, depois veja com o comando:
netstat -pln
A porta 7171 aparece?
da uma olhada também em:
ps aux |grep otserv

fabiofca

Humm, ok vou ligar o servidor aqui em casa e vou testar esses comandos ok?
caso eu não consiga vou te mandar uma mp com minha nova dúvida caso possa me add no msn me mande uma mp ;D

att,
FabioFCA.