Dúvida sobre Partição [RESOLVIDO]

Iniciado por str1ker, 24 de Maio de 2010, 15:24

tópico anterior - próximo tópico

str1ker

Olá pessoal, tenho uma dúvida referente à partição.

Já instalei diversas distribuições no meu PC, afim de entender seus devidos funcionamentos, porém, o processo de instalação que sempre era feito se baseava em que na partição instalada do Linux, existia o Windows XP.

Minha dúvida: Existe, de alguma forma, como deixar uma partição somente com o Linux?

Minha situação: 3 HDS, 1 de Backup de Arquvios, 1 XP, 1 (idéia de deixar somente LINUX).

Fico no aguardo.

jeflui

Sim pode deixar sem nenhum problema, é só isso a dúvida?

Antonio Novaes

Não sei se entendi muito bem. Mas pelo que você quer saber é s pode deixar uma partição para linuz? ou seria uma partição em um hd?

no caso de partição tem que ser duas no mínimo, a swap e a root (que pode conter a pasta home - pasta dos usuários -  dentro, apesar de não ser indicado. PS.: coloque o tipo de partição que achar mais segura, eu uso ext3 nem pesquisei para ver isso)

no caso em um HD pode exitir dois sistemas operacionais funcionando cada um em partições distintas, diferentes.

espero que tenha respondido sua dúvida.

Qualquer coisa pode perguntar, fique a vontate para se expressar.
bye
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

str1ker

Citação de: jeflui online 24 de Maio de 2010, 15:50
Sim pode deixar sem nenhum problema, é só isso a dúvida?

Sim, mas como eu deixaria somente o Linux em um hd?

Citação de: Antonio Novaes online 24 de Maio de 2010, 16:02
Não sei se entendi muito bem. Mas pelo que você quer saber é s pode deixar uma partição para linuz? ou seria uma partição em um hd?

no caso de partição tem que ser duas no mínimo, a swap e a root (que pode conter a pasta home - pasta dos usuários -  dentro, apesar de não ser indicado. PS.: coloque o tipo de partição que achar mais segura, eu uso ext3 nem pesquisei para ver isso)

no caso em um HD pode exitir dois sistemas operacionais funcionando cada um em partições distintas, diferentes.

espero que tenha respondido sua dúvida.

Qualquer coisa pode perguntar, fique a vontate para se expressar.
bye

Desculpa, escrevi errado no tópico, eu estava me referindo a deixar somente o linux em um hd de 40gb, existe essa posibilidade?

Antonio Novaes

Pode sim.

Quando iniciar seu Linux pelo CD e começar a instalação aparecerá opção de instalar automáticamente ou manualmente.
Eu prefiro manualmente por que posso ter controle e definir como quero. Sugiro que faça a configuração manual:

Delete todas as partições existentes e configure seu hd de 40Gb assim (tudo vai ser excluido, nada mais vai exisitir):

Swap - 1Gb (memória alternativa em caso de sobre carga)
root "/" 10GB (partição onde o sistema será instalado)
home 20GB (partição onde os arquivos dos usuários ficarão, em caso de partição root corrompida seus arquivos pessoais e/ou programas instalados na home estarão assegurados)

Basicamente seu hd ficará assim.
3 partições dentro de um só hd.

Ajuda bem dada? espero que sim.

Obs.: Faça backup de suas coisas para que possa inseri-las novamente em sua máquina
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

str1ker

Citação de: Antonio Novaes online 24 de Maio de 2010, 17:56
Pode sim.

Quando iniciar seu Linux pelo CD e começar a instalação aparecerá opção de instalar automáticamente ou manualmente.
Eu prefiro manualmente por que posso ter controle e definir como quero. Sugiro que faça a configuração manual:

Delete todas as partições existentes e configure seu hd de 40Gb assim (tudo vai ser excluido, nada mais vai exisitir):

Swap - 1Gb (memória alternativa em caso de sobre carga)
root "/" 10GB (partição onde o sistema será instalado)
home 20GB (partição onde os arquivos dos usuários ficarão, em caso de partição root corrompida seus arquivos pessoais e/ou programas instalados na home estarão assegurados)

Basicamente seu hd ficará assim.
3 partições dentro de um só hd.

Ajuda bem dada? espero que sim.

Obs.: Faça backup de suas coisas para que possa inseri-las novamente em sua máquina

Foi uma grande ajuda!!

Só mais uma dúvida, bem, se terei 1 HD com o XP e outro HD com o LINUX na hora de ligar o PC vai dar a opção de iniciar com qual sistema?
Ou eu teria que escolher no BOOT da BIOS qual seria o hd primário contendo o sistema que gostaria de iniciar?

Pergunto isso pois lembro-me que se existe 2 sistemas diferentes em uma partição, a opção de escolha de sistema existe pelo GRUB, porém, e em HD's diferentes? Existe?

str1ker

opa, só para avisar que fiz o que tu disse Antonio, só que logo após escolher a partição com seus devidos tamanhos, há uma opção se tenho certeza de tudo que está ali, e tem um botão dizendo "avançado" cliquei nele e invés de deixar o HD somente com o XP coloquei o HD aonde estaria sendo instalado o ubuntu, aí na hora do loader, abriu a opção do XP, justamente o que eu queria! só tenho uma dúvida, isso só aconteceu porque escolhe esse HD aonde estaria o ubuntu ou poderia ser no HD do XP que iria aparecer de qualquer forma?

rangelsrn

CitarFoi uma grande ajuda!!

Só mais uma dúvida, bem, se terei 1 HD com o XP e outro HD com o LINUX na hora de ligar o PC vai dar a opção de iniciar com qual sistema?
Ou eu teria que escolher no BOOT da BIOS qual seria o hd primário contendo o sistema que gostaria de iniciar?

Pergunto isso pois lembro-me que se existe 2 sistemas diferentes em uma partição, a opção de escolha de sistema existe pelo GRUB, porém, e em HD's diferentes? Existe?
Não precisa configurar o boot para escolher qual hd iniciar não, companheiro. Existe um programinha no Linux chamado Grub. O Grub ele reconhece e lista durante o boot do pc todos os sistemas operacionais instalados no computador (no seu caso Ruindows XP e Ubuntu), e então o Grub vai mostar a lista para que você possa escolher qual sistema quer iniciar, o XP ou o Ubuntu.
Vale lembrar que quando o Grub inicia e mostra os sistemas operacionais, você tem 10 segundos para escolher qual sistema quer usar. Se passar 10 segundos e não escolher ou não fizer nada, o Grub vai iniciar automaticamente no seu Ubuntu. No entanto, você pode alterar o grub pelo seu Ubuntu, alterando o arquivo dele no seu Ubuntu. Pesquisa aqui no fórum por "Alterando o Grub" ou "Configurando o Grub", existem milhares de tutoriais explicando isso. =D
Espero ter explicado bem e não escrito tanto. hehehehe
Qualquer dúvida, poste para ajudarmos. =D
Abraços.
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

str1ker

Citação de: rangelsrn online 25 de Maio de 2010, 10:05
CitarFoi uma grande ajuda!!

Não precisa configurar o boot para escolher qual hd iniciar não, companheiro. Existe um programinha no Linux chamado Grub. O Grub ele reconhece e lista durante o boot do pc todos os sistemas operacionais instalados no computador (no seu caso Ruindows XP e Ubuntu), e então o Grub vai mostar a lista para que você possa escolher qual sistema quer iniciar, o XP ou o Ubuntu.
Vale lembrar que quando o Grub inicia e mostra os sistemas operacionais, você tem 10 segundos para escolher qual sistema quer usar. Se passar 10 segundos e não escolher ou não fizer nada, o Grub vai iniciar automaticamente no seu Ubuntu. No entanto, você pode alterar o grub pelo seu Ubuntu, alterando o arquivo dele no seu Ubuntu. Pesquisa aqui no fórum por "Alterando o Grub" ou "Configurando o Grub", existem milhares de tutoriais explicando isso. =D
Espero ter explicado bem e não escrito tanto. hehehehe
Qualquer dúvida, poste para ajudarmos. =D
Abraços.

Hmm, boa! Vou configurar o Grub direitinho assim que chegar em casa, muito obrigado pela ajuda, pessoal!

EDIT: Dei uma olhada sobre como retirar cópias do ubuntu na inicialização do grub, mas gostaria de saber como fazer a ordenação dos sistemas... alguém saberia?
Gostaria de saber se a instalação que eu fiz deu certo porque eu deixei o GRUB no HD no Linux e não no HD do XP.

pigdin

Espero que você tenha uma boa fonte aí para aguentar 3 hds cdrom e tudo mais.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

rangelsrn

CitarHmm, boa! Vou configurar o Grub direitinho assim que chegar em casa, muito obrigado pela ajuda, pessoal!

EDIT: Dei uma olhada sobre como retirar cópias do ubuntu na inicialização do grub, mas gostaria de saber como fazer a ordenação dos sistemas... alguém saberia?
Gostaria de saber se a instalação que eu fiz deu certo porque eu deixei o GRUB no HD no Linux e não no HD do XP.

Cara, é o seguinte. O Grub fica instalado na partição do Ubuntu. E pela ordem sempre vem primeiro o Ubuntu 9.10 (ou 10.04, depende da sua versão), depois Ubuntu Recovery (nunca entrei nesta opção, mas acho que é recuperação do sistema. Nunca busquei saber, não posso afirmar de certeza), Memory test (teste de memória) e, por fim, o Windows que tu tiver instalado (XP, Vista, 7, etc.).

Ao editar o Grub, você pode alterar estas sequências (colocar o Ruindows primeiro, por exemplo, embora eu prefira meu Linux - Ubuntu, Big Linux) e o Ubuntu depois. Se você não tiver experiência de alteração do Grub, aconselho a dexiar como está. Agora, se você quer aprender a fuçar no Linux, pode alterar o grub. Os tutoriais que tem por aqui são bem explicativos, super fácil de acompanhar. =D
Falou, companheiro. Mais dúvidas, poste aqui. Se tiver resolvido tudo, edite o título do seu tópico acrescentando [Resolvido] (olha só, eu falando como um moderador, como se fosse um...hauahauahauahua).

Abraços!
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.

str1ker

Bem pessoal, muito obrigado por ajudar, já consegui resolver a situação, irei editar o tópico!.
Valeu!