Monitoramento de computador com wn vista

Iniciado por Cientista_Louco, 06 de Junho de 2010, 19:28

tópico anterior - próximo tópico

Cientista_Louco

Boa noite!...

Em minha residencia usamos um roteador wireless Lynksis para acessar a internet nem necessidade de ligação por cabos. Eu uso o ubuntu 10.04 em meu notebook e tem um outro notebook com o windows vista que é usado por uma adolescente. Eu estou desejando monitorar o acesso dessa adolescente na internet através do meu notebook, isto é, quando ela estiver acessando quero saber qual o site e se for no msn com quem esta teclando, etc.

Existe alguma forma disso ser feito?

Falco90

#1
Acho que o OpenDNS faz isso.

Nunca usei esse recurso, por isso não sei exatamente, mas acredito que ele informe os sites acessados.

zekkerj

O Windows Vista tem o recurso do "Controle Parental". Mas pra funcionar, vc tem que transformar o usuário dela em usuário restrito --- o que significa também que ela não pode ter acesso a nenhum outro usuário nesse computador.

Tente não apertar muito o garrote, pq é questão de tempo pra ela perceber que não precisa acessar a internet nesse computador. Quando ela perceber que basta acessar na lanhouse da esquina, babau controle. :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Homem_da_selva

Bom dia!...

O computador que ela usa tem apenas um usuário. Como faço para colocar esse usuário como restrito? Terei de criar um outro usuário?

Nao quero apertar muito rsrsrs? Mas a questão é que necessitamos saber com quem nossos jovens e adolescentes estão teclando pois as notícias de problemas ocorridos de contatos na internet são muitos. Nao sou contra a internet, mesmo porque minha espola conheci na uol, estamos juntos a sete anos e temos duas filhas. O problema a é que na internet tem coisas boas e ruins. Apenas quero monitorar para preservar a garota.

Obrigado por tudo.

Tota

Também sou pai, também passei por isto.

Hoje minha filha tem 24 anos e já é dona do próprio nariz, trabalha, mora sozinha num apartamento que ela mesma comprou.

O que é possivel:

No roteador tem como verificar o movimento das maquinas, hora de log, etc. Basta acessar o router e verificar a aba administration.

Não é o suficiente ainda, mas quebra um galho.

No Linux a única forma de fazer este monitoramento é ligando um computador antes do roteador. Este computador seria um servidor de rede, e este iria monitorar, site a site, com horários e tudo.

No windows é na base da invasão mesmo. Você acessa o computador de sua filha e procura uma pasta oculta chamada Internet files. Existe lá uma copia de todos os sites acessados recentemente em cache.

Quanto ao MSN o que quer é impossível, pois o protocolo MSN roda em servidores espalhados pelo mundo, e não na maquina local, logo não dá para traçar um roteamento disto. Você só sabe que ela logou no msn, mas não o que ela está fazendo lá dentro.

Agora um conselho de um pai a outro.

Uma conversa franca e verdadeira, sem brigas e desgastes, ainda é a melhor proteção contra os perigos da internet.

Todos fomos jovens e sabemos que aquilo que não fazemos em casa, fazemos fora dela. Desta forma, só um bom papo põe a juventude nos eixos.

Um amigo estava tendo problemas com o filho em relação a Orkut. Tirou o computador do filho. O malandro pediu a um amigo para acessar, e este amigo enviava as respostas da galera para ele por sms no celular.

Então a medida no caso, foi ineficaz. Não adiantou o proibir pela remoção do computador do quarto.

Aliás, nunca permiti computador no quarto. O acesso de minha filha à Internet sempre foi na sala, com todos em volta, não para fiscalizar ( era ), mas para que ela nos ensinasse informática ( o que não era o objetivo ). Desta forma nunca tivemos atritos, pois todos acessavam juntos, em maquinas distintas e isto se tornou uma pratica comum de convivência.

Esta foi minha experiência. Pode ser uma orientação a outros com o mesmo problema.

[],s

zekkerj

CitarO computador que ela usa tem apenas um usuário. Como faço para colocar esse usuário como restrito? Terei de criar um outro usuário?
Sim, precisa de um segundo usuário, administrador. É ele que vai receber os relatórios do controle parental. Também vai ser ele que vai criar novos usuários, instalar programas, etc. Aliás, sugiro que você passe a adotar um usuário para cada pessoa da casa. Dá mais controle, e mais privacidade para cada um.

Pra colocar o outro usuário como restrito, consulte a ajuda do windows.

CitarNao quero apertar muito rsrsrs? Mas a questão é que necessitamos saber com quem nossos jovens e adolescentes estão teclando pois as notícias de problemas ocorridos de contatos na internet são muitos. Nao sou contra a internet, mesmo porque minha espola conheci na uol, estamos juntos a sete anos e temos duas filhas. O problema a é que na internet tem coisas boas e ruins. Apenas quero monitorar para preservar a garota.
Sobre o "apertar muito". Nós dois já tivemos essa idade e sabemos que nessa época achávamos que sabíamos tudo que precisávamos saber para conquistar o mundo. Pois bem, perdi a conta de quantas vezes quebrei a cara depois disso. Sei bem da sua preocupação, tenho dois rapazes em casa, um de 16 e o outro de 9. Só estou te avisando para não tornar essa monitoração muito ostensiva, para não espantar suas filhas. Se elas se acharem oprimidas em casa, é questão de tempo para começarem a usar computadores fora de casa para bater papo, e nesse caso você vai perder a possibilidade de fazer qualquer controle.

Veja bem, não estou dizendo pra não controlar, muito pelo contrário. Só estou te dizendo pra não exagerar no controle, pra que suas filhas não percam a confiança em você.

Ah, tem algumas dicas também. A primeira delas é não colocar o computador num ambiente isolado --- ou seja, nada de computador no quarto. O melhor lugar pro computador é na sala. Isso inibe que as "conversas" saiam do papo saudável entre colegas da mesma idade, e virem sessões de sacanagem.

A segunda é a mais importante, e a mais difícil: conversar muito com suas filhas, abrir os olhos delas para as maldades deste mundo. Mostre-as estes dois vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=GiJEcmRTxi0
http://www.youtube.com/watch?v=8G6_vEG6_WA&feature=related

Provavelmente este tópico vai acabar parando na sala "Café com Ubuntu", mas não vamos deixá-lo morrer. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Só pra registro, eu não li a resposta do Tota enquanto escrevia a minha resposta.

Ah, lembrei de outro link importante pra todos os pais de filhos da geração internet:

http://www.safernet.org.br/site/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Homem_da_selva

Boa tarde!...

Valeu amigos, muito obrigados por todas as dicas e conselhos.