resposta da Veja sobre matéria publicada falando do SL

Iniciado por KubLin, 27 de Maio de 2006, 22:09

tópico anterior - próximo tópico

KubLin

resposta da Veja na seção cartas de 31 de maio de 2006 sobre matéria publicada falando do Software Livre

o texto abaixo vem acompanhado de foto do site BR-Linux que foi o motor que puxou diversas discussões acerca do equívoco da mesma

CRÍTICA ELEGANTE E INFORMATIVA

VEJA recebe muita correspondência com pedidos de correção e complementação de reportagens. Algumas vezes, são apenas queixas. Em outras, acrescentam-se argumentos e informações. Foi o caso de muitas cartas suscitadas pela reportagem "O grátis saiu mais caro" (17 de maio), em que VEJA criticou a opção do governo pela insistência no uso do chamado "software livre" nos serviços digitais que presta ao cidadão. A reportagem provocou reações de usuários e promotores desses programas de computador baseados em códigos que podem ser modificados à vontade e não têm proteção de patentes. Reproduzimos aqui uma carta, que circulou como uma corrente pela internet, por sua crítica elegante e informativa às posições de VEJA: "O software livre é um modelo de desenvolvimento colaborativo em franco crescimento em todo o mundo, sendo inclusive responsável pela maior parte da infra-estrutura da WWW (o popular servidor livre Apache e o interpretador livre PHP são encontrados até mesmo na infra-estrutura do website de VEJA), e vem sendo encontrado em escala cada vez maior nos computadores dos usuários domésticos, com aplicativos de popularidade ascendente, como o OpenOffice e o navegador Firefox. Não posso responder pela política de software do governo federal (...), mas gostaria de registrar meu descontentamento pela maneira como os dois assuntos foram misturados, o que acabou refletindo de forma extremamente negativa sobre um movimento mundial que é, por natureza, independente de ideologias externas ou de correntes partidárias".
[/b]

ceti

Uai, mas essa aí não é a carta que o Augusto, do BR-Linux, enviou prá eles?
You can't always get what you want

ceti

Respondendo a mim mesmo: é, sim, a carta do Augusto.
Vejam (sem trocadilho...), o texto completo de hoje, repercutindo o fato:

http://br-linux.org/linux/br-linux_na_veja

Eu devia ter ido lá primeiro, mas, fora da brincadeira: nosso forum é sempre o primeiro lugar onde vou, depois de ver se tem e-mail prá mim lá no Yahoo. :)
You can't always get what you want

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

ins3rt c0in

Na foto do Br-Linux dá pra ver o banner anti-Veja !

ooboontoo

Acho que a revista não esperava uma reação tão grande, diante de uma reportagem tendenciosa e ausente de imparcialidade, virtude obrigatória em todo jornalista. Foi ótimo, o maior grupo editorial do país, perceber a dimensão da comunidade de software livre no Brasil. Ficaram impressionados, é certo. Devemos dar continuidade ao ambiente colaborativo do SL, divulgar e proteger a GPL, como foi feito.
Ubuntu: caminho para a expressão autônoma.