Captura de tela como desfazer

Iniciado por vcde, 20 de Maio de 2010, 20:59

tópico anterior - próximo tópico

Como desfazer uma captura de tela

Como desfazer captura de tela
0 (0%)
Dicas serão bem vindas
0 (0%)

Total de membros que votaram: 0

vcde

Na empresa onde eu trabalho(uma escola) temos 07 maquinas todas com Ubuntu 9.04 e 9.10 ....
Porém alguns alunos mexem na configuração do Ubuntu mesmo sendo usuário sem privilegios,  e os mesmos fazem uma captura de tela e eu não consigo desfazer...
Como devo proceder para desfazer uma captura de tela?
É horrível... você mexe no mouse e não visualiza o ponteiro, você clica em um icone na area de trabalho e o comando não responde...
Ah !! Quando o usuário que esta fazendo esta "bagunça" ele ou ela  loga como usuário sem direitos algum "convidado" sem privilegios.

A unica maneira que eu consegui para resolver o assunto foi excluindo a conta do usuário e criando novamente um novo usuário.

Mas isto é constragedor... espero que vocês possam me ajudar.

Ajudas serão bem vindas!

irtigor

Não sei se entendi direito. Existem contas genéricas configuradas nos computadores sem permissão administrativa? Essas contas são usadas pelo alunos, que por sua vez acharam divertido empregar um truque mais velho que andar para frente (tirar uma screenshot da área de trabalho, defini-la como papel de parede/proteção de tela e remover os paneis e ícones)?

Mesmo que não seja exatamente esse o problema, algumas atitudes devem ser tomadas. Vou fazer recomendações gerais.

Primeiro, e mais básico, seria, se possível, criar e usar contas individuais.

Uma forma de restaurar as configurações padrão é removendo os arquivos locais que determinam as mesmas, como: .gnome .gnome2 .gconf .gconfd .metacity.
Exemplo (terminal): rm -rf ~/.gnome ~/.gnome2 ~/.gconf ~/.gconfd ~/.metacity

O usuário, normalmente, possui permissão para editar configurações locais. Para mudar isso, você deve usar o gconf-editor ou gconftool-2 (linha de comando).
Uma boa fonte de informação sobre o assunto está no site do gnome:

No final do segundo link, há a indicação de ferramentas que visam facilitar o processo e são elas: Pessulus e Sabayon. Uma terceira ferramenta, já a um certo tempo sem atualização é verdade, que eu encontrei é o Custard (http://custard.sourceforge.net/)

Falco90

Se não me engano tem um tipo de usuário ou opção que apaga todas as alterações feitas quando o usuário fecha a sessão.

vcde

Falou amigo, muito obrigado pela dica

Sucesso !!!