fiz uma besteira perdi o grub e não consigo recupera-lo

Iniciado por lfernandosg, 29 de Maio de 2006, 15:59

tópico anterior - próximo tópico

lfernandosg

etava tudo normal, tenho windows xp,debian e o dapper no meu notebook então fui reparticonar o hd e deixar 4GB como ntfs para poder acessar arquivos do windows e linux, reparticionei e quando reiniciei não entrou mais no sistema dando erro: GRUB error 17, então entrei com cd do gentoo live cd e como root tentei recuprar o grub:

mount -t reiserfs /dev/sda3 /mnt/sda3
chroot /mnt/sda3
grub-install  /mnt/sda3

e nada dá um erro de /mnt/sda3/boot/grub/stage1, então tentei voltar a partição para o windows mas dá na mesma, como faço para recuperar o grub e porque deu esse erro se não mexi no grub nem na partição do linux?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

denisbr

O comando para instalar o grub não é
grub-install (hd0,0) onde hd0,0 determina a partição?

O gerenciador de boot GRUB

mitsu

se o grub estiver instalado na mbr, acho que o correto seria:
grub-install /dev/sda depois do chroot

aqui tambem tem informações
http://breezy.ubuntuguidebrasil.org/#restoregrubmenuafterwindowsinstallation

lfernandosg

já tenmtei das duas formas e dá eese mesmo erro:
sh-3.1# grub-install /dev/sda ---> já tentei com sda3 que é onde está o debian

the file /boot/grub/stage1 not read correctly

obs.: tentei usando o cd live do ubuntu e digitando rescue nas opções do boot mas o erro é o mesmo.

lfernandosg

consegui colocar o grub para voltar a funcionar mas ainda tem um problema, está travando na hora do boot na mensagem :
begin: waiting for root file system  passa uns 3 minutos e depois aparece a mensagerm de erro:

" ALERT! /dev/sda2 does exist.Dropping to a shell"

e realmente não existe mais mesmo, depois que tentei repartionar o hd ela passou de /dev/sda2 para /dev/sda3 e agora?

obs.: fiz o seguinte para voltar o grub: entrei com live-cd do ubuntu 5.10 e como root dei o comando grub depois
grub> root (hd0,2)
grub> setup (hd0)

e quando reiniciei estava todas as imagens dos kerneis mas só esse problema agora de mudança de /deb/sda2 para /dev/sda3 como faço?

editado!Resolvido

resolvi, entrei de novo pelo live-cd montei a partição /dev/sda3 e depois dei um gedit /media/sda3/boot/grub/menu.lst e alterei miha partição root para sda3 e depois alterei também dentro do /etc/fstab para sda3, pimba!