Como colocar o MySQL na rede Ubuntu?

Iniciado por Frank K Hosaka, 21 de Maio de 2010, 02:58

tópico anterior - próximo tópico

Frank K Hosaka

Em 17 de maio de 2010 escrevi nesse fórum "O meu primeiro script em PHP" ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66744.msg373191.html#msg373191 ), onde comentei que o PHP é uma poderosa ferramenta que acessa o MySQL através do navegador.

O nome do computador onde instalei o servidor MySQL, o PHP, o Apache e o Eclipse chama-se Acerx.

Também tenho um outro notebook, o Tablet da HP tx2075BR (ele tinha um touchscreen, mas hoje ele não funciona mais), e eu dei o nome de Tabletx.

Ambos rodam Ubuntu 10.04. Como eu não manjo nada de rede, eu lembrei das velhas lições do Windows, onde ele me ensinou que devo compartilhar pelo menos uma pasta para que os micros consigam enxergar entre si. Eu pedi para o Ubuntu compartilhar a pasta Documentos, e ele disse que eu não tinha o recurso do compartilhamento, e assim ele instalou o Samba nos dois micros. Através do navegador de arquivos, no lançador Rede, consegui visualizar as pastas compartilhadas, sem nenhum problema.

Mas para o Tabletx ver o MySQL lá no Acerx, eu procurei textos aqui no fórum, e lá no Google, tinha um que orientava para baixar um pacote, mas existem vários pacotes na Internet, e eu baixei um tal de rpm, só que não funcionou. E quanto mais eu lia, mais eu ficava perdido.

Hoje, eu lembrei que tenho um iPhone e que posso acessá-lo através do navegador, tanto faz se pelo Ubuntu ou pelo Windows, então uma lampada explodiu sobre a minha cabeça, e eu me perguntei: Por que não posso fazer a mesma coisa com o MySQL?

Lá no Acerx, eu digitava http://localhost/mysql.php. O problema é como digitar algo semelhante no navegador do Tabletx. Assim, eu decidi abrir o roteador com o comando http://192.168.0.1, e lá vi que o endereço do Tabletx é 192.168.0.147 e o do Acerx é 192.168.0.175, assim montei um novo endereço no navegador do Tabletx assim: http://192.168.0.175/mysql.php e assim eu consegui acrescentar a tabela exemplo no banco de dados alunodb hospedado no Acerx. Só não sei se é necessário o Samba instalado nos dois micros para executar essa proeza.

Mas estou feliz a beça. Não preciso instalar PHP, Apache, Eclipse e talvez nem o Samba nos terminais "clientes" para poder acessar o banco de dados no MySQL. Esse é um paradigma novo e bem mais sensacional que o Microsoft Access. Para você poder compartilhar as informações no banco de dados do servidor é necessário que você tenha uma cópia do Microsoft Access em cada um dos terminais que tentam acessar o servidor, já o Ubuntu só precisa de um navegador e do endereço do servidor.

Mas, antes de estourar a champagne, eu preciso testar com mais micros. Tudo o que posso afirmar aqui é que esse método funciona para dois micros na mesma rede local, o que deixou me bastante feliz com o Ubuntu, que já me havia dado de presente o fantástico Firefox e o seu iMacros.

irtigor

Lá vou eu novamente, gostei de ver que você está se esforçando para aprender PHP e MySQL, mas por favor, pare de comparar com Access. Não vejo onde essa comparação é cabível da forma que você usa.

Eu poderia apontar falhas na compreensão do funcionamento das ferramentas mas, aparentemente, você não se interessa. Então, no lugar, recomendo que veja o que é e como funciona: o modelo cliente-servidor, servidor web, programação server-side e banco de dados. É isso o que te falta, antes de colocar a "mão na massa" são necessários conhecimentos das tecnologias empregadas para tirar o melhor proveito.

agente100gelo

CitarSó não sei se é necessário o Samba instalado nos dois micros para executar essa proeza

Não.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson