Hd "antigo" para ubuntu

Iniciado por Donald Francis, 18 de Maio de 2010, 12:33

tópico anterior - próximo tópico

Donald Francis

Eu postei algumas dúvidas sobre dual boot, mas percebi que como não tenho tanto conhecimento em linux, posso ter problemas na inicialização dos 2 O.S um dia, Windows e Ubuntu. Então a solução melhor foi instalar ele em outro Hd, só que o Hd é de 10GB, não é o espaço que resta desse HD, isso é a capacidade dele. Um amigo me deu e pensei em colocar o ubuntu nele. Será que serve caso o sistema venha acrescer? Vou usar para me aprimorar mais nesse sistema. Mas fico pensando se como esse Hd é "antigo" será que vai deixar meu pc lento? Como o famoso "gargalo"? Quem usa Hd antigo assim? Digam a opinião de vocês! Obrigado!
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

slkslk

Tudo depende do uso que vai dar ao ubuntu, mas 10 GB se não pretender fazer um arquivo pessoal de mp3, filmes ou ficheiros desse tipo, não é assim tão pouco. Quanto ao ser lento, já trabalhei um pouco no live cd e até com outra distro o Slax via usb e não senti grande diferença. Mais lento do que via cd ou usb duvido que seja. Agora se vai ter uma utilização com muita leitura/escrita no disco poderá vir a sentir lentidão.

Tenha também em consideração que um disco tão antigo não é muito fiável, e esteja preparado com backups regulares para quando se avariar. De resto, não vejo grandes problemas no seu uso.

Um abraço
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

slkslk

A actualização pode ter 1 GB no máximo, penso eu. 10 GB parece-me muito confortável para ter o sistema operativo. Cuidado com o sistema de ficheiros que vai pôr no linux, para poder ter o acesso que deseja ao ntfs do disco windows. Nem todos os sistemas de ficheiros de linux são compatíveis com o ntfs.

Um abraço
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

velox256

10GB dá pra brincar mas não muito, visto que uma instalação limpa do Ubuntu gira em torno dos 2-3GB já com as atualizações instaladas e arquivos inúteis (e programas) eliminados. Se vc tiver banda larga, os 6GB teóricos livres vão pro espaço em pouco tempo; além do mais, o hd de 10GB deve ser do tipo udma66 ou mesmo udma33, o que pode ser considerado, como vc mesmo disse, um gargalo de dados. Vc pode instalar o Ubuntu e os eventuais arquivos que vc baixe na sua máquina, vc pode muito bem colocar na partição (ou disco) do Windows...

Citação de: Donald Francis online 18 de Maio de 2010, 12:33
Eu postei algumas dúvidas sobre dual boot, mas percebi que como não tenho tanto conhecimento em linux, posso ter problemas na inicialização dos 2 O.S um dia, Windows e Ubuntu. Então a solução melhor foi instalar ele em outro Hd, só que o Hd é de 10GB, não é o espaço que resta desse HD, isso é a capacidade dele. Um amigo me deu e pensei em colocar o ubuntu nele. Será que serve caso o sistema venha acrescer? Vou usar para me aprimorar mais nesse sistema. Mas fico pensando se como esse Hd é "antigo" será que vai deixar meu pc lento? Como o famoso "gargalo"? Quem usa Hd antigo assim? Digam a opinião de vocês! Obrigado!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.