quero saber como excluo um usuario do ubuntu 9.10 para sempre

Iniciado por Lucas-Kernel, 16 de Maio de 2010, 03:03

tópico anterior - próximo tópico

Lucas-Kernel

Bom gente eu agradeço muito por me ajudarem a dizer como instalar o aMSN só que agora tenho um problema maior e dos piores como todos até o mais viciado e iniciante do Linux principalmente o Ubuntu sabe que o linux é um sistema que pode ser modificado manualmente então eu estava testando comandos de modificação  sem querer estraguei um usuario e criei outro ai fui no gerenciador de grupos e users e exclui o usuario mas cada vez que volto ara iniciar uma nova sessão o usuario ta la bem tranquilão então como o Terminal é uma forma bruta e divertida de mexer e evoluir a tecnica no Linux Ubuntu eu queria que mandasem um comando de Terminal que me ajude a acabar com esse usuario de uma vez por todas desde já agradeço ;D

jeflui

Comando:
Esse comando exclui o diretório home junto com o usuário
sudo userdel -rf <usuario>
Senão quiser excluir a home:
sudo userdel <usuario>

Lucas-Kernel

Bom cara eu tentei esse comando mas não deu aparece opões que eu tento usar e não exemplo doque acontece:

eu digito: sudo userdel -rf <usuario>

ta quando clico enter aparece essas opções e volta para o começo vou mostrar:

Opções:
-f, --force                   força remoção dos arquivos,
                                mesmo senão forem do usuário
-h, --help                    exibi a mensagem de ajudar e sai
-r, --remove                remove o diretorio home e spool

my-home@user-ubuntu:~$

isso que aparece eu só queria excluir o usuario por que eu altwerei algumas coisas nele que como vou dizer irreverciveis por que o linux pode ser mexido manualmente então cara se puder manda uma resposta mais como vou dizer complexa ta mas mesmo assim eu agradeço só postar aqui denovo se logar ta agradeço desde já.

alarcon

Citação de: Lucas-Kernel online 16 de Maio de 2010, 15:29
Bom cara eu tentei esse comando mas não deu aparece opões que eu tento usar e não exemplo doque acontece:

eu digito: sudo userdel -rf <usuario>

ta quando clico enter aparece essas opções e volta para o começo vou mostrar:

Opções:
-f, --force                   força remoção dos arquivos,
                                mesmo senão forem do usuário
-h, --help                    exibi a mensagem de ajudar e sai
-r, --remove                remove o diretorio home e spool

my-home@user-ubuntu:~$

isso que aparece eu só queria excluir o usuario por que eu altwerei algumas coisas nele que como vou dizer irreverciveis por que o linux pode ser mexido manualmente então cara se puder manda uma resposta mais como vou dizer complexa ta mas mesmo assim eu agradeço só postar aqui denovo se logar ta agradeço desde já.

Entre no sistema pelo outro usuário que tem privilégios administrativos e digite apenas:

sudo userdel -r usuario_a_remover

obviamente que usuario_a_remover altere para o nome exato do usuário que vc quer remover que não sei qual seria.

Se não der certo tente entrar no modo de segurança (recovery mode) pelo grub no terminal puro de lá execute o mesmo comando. Se o terminal já tiver como root (o símbolo # e não $) não precisa da palavra sudo na frente do comando.

Acho que daria para fazer isso graficamente pelo menu Sistema > Administração > Usuários e grupos só que vc deveria atentar para alguma opção de remover completamente o usuário.

Lucas-Kernel

Bom cara nenhuma opção adianta eu já disse não da pelo jeito do Sistema>administração>grupos e usuarios, não funciona porque quando eu excluo ta o usuario some dali mas quando encerro a sessão ele continua la esperando para ser usado e pelo terminal a mesma coisa não resolve nada ele lista os comandos novamente e nada acontece será que alguém experiente o bastante pode me explicar como excluo o usuario danificado >:(

jeflui

Você não disse se executou o comando com sucesso?
A primeira vez pelo jeito, você não subustituiu "<usuario>" por apenas o nome do usuário.
grep <usuario> /etc/passwd
Se esse comando retornar uma linha com o usuário, quer dizer que ele ainda está no sistema, senão retornar nada não está mais.

alarcon

Só por desencargo de consciência adicionei um usuário aqui e tentei os procedimentos de remoção tanto graficamente pelo menu Sistema >Administração >Grupos e usuarios quanto pelo comando de terminal sudo userdel -r usuario_a_remover ambos com grande sucesso no Ubuntu 10.04 32bits da forma com que já havia lhe falado, portanto não se trata de suporte por um usuário mais experiente que vai resolver o seu caso quanto ao uso dos prodimentos passados e sim você saber se seu sistema (distribuição linux) está com algum tipo bug ou é falta de experiência da sua parte em entender o que lhe foi proposto aqui ok.

Também fiz o mesmo teste adicionando um usuário com privilégio administrativo, pensando eu que talvez fosse por que esse usuário criado por vc fosse assim (administrativo) para ver se os comandos de remoção via comando de terminal e/ou graficamente falhavam, mas mesmo assim tudo foi removido com sucesso não aparecendo mais no sistema.

Lucas-Kernel

Valeu gente por me ajudarem mas como vocês disseram não foi inesperiência da minha parte eu troquei sim o "<usuario>" por somente o nome do usuario e nada aconteceu minha distribuição é 9.10 só que meu pc é muito antigo tem 512MB e 8GB de HD então é tecnicamente uma porcaria mas eu amo o linux e nada vai mudar mas eu acho que seria mais aconselhavel não sei se eu usa-se o 9.04 por que estou mais acostumado e eu sei por que deu bug no pc por que eu tentei usar o comando Ssh halt e fui comprovar e é cada vez que uso esse comando ou desliga o pc ou acontece uma anomalia no sistema não sei se vocês conhecem o filme que inspirou minha carreira como Geek e viciado em Linux foi o War Games então como muita gente também foi contagiada por esse filme existe um jogo do qual você aprende varias técnicas com computadores do qual é contra as regras postar aqui no forum e é através do comando ssh halt que se joga a gente inicia o comando ssh halt e começa a aprender os truques que eu ja disse que não pode-se postar no site então cada vez que executo esse programa da um bug no pc então formatei ele a poucos minutos atras mas mesmo assim muito obrgado pela ajuda tá mas é claro que estou aberto há sugestões se vocês acham mais aconselhavel para um pc da minha qualidade o 9.04 ou o 9.10(o atual) espero respostas obrigado.