ISSO Digital

Iniciado por DanielC, 14 de Maio de 2010, 23:17

tópico anterior - próximo tópico

DanielC

Olá amigos do fórum Ubuntu Brasil.

Vou resumir minha vida com o Linux: Primeiro, mudei o SO do meu PC de casa. Depois, meu notebook de trabalho. E pronto! Há três meses, sou usuário 100% do Ubuntu.  ;D

Trabalho com aplicativos que felizmente consegui, dentro do mundo Linux, semelhantes aos programas do windows. Os programas que não tinham correspondente consegui instalá-los via Wine com sucesso.

Entretanto, surgiu minha primeira frustração: A prefeitura da minha cidade (Teresina - PI) fornece um programa, chamado ISSO (Imposto Sobre Serviços Online) que serve, basicamente, para realizar a contabilidade mensal de uma empresa.

Em resumo: Consegui instalar o software sem problema, mas quando coloco ele pra rodar, aparece o seguinte erro:

The program ISSO.exe has encountered a serious problem and needs to close. We are sorry for the inconvenience

Depois que clico em close nessa primeira janela de erro, aparece um segundo aviso que diz:

Exception EExternalException ntdll.dll at 0002E3F8. External exception C0000025

Uma solução que me deram foi a de usar o Virtual Box, mas quero ver se consigo rodá-lo pelo Linux mesmo (aí o "desapego" ao Windows seria 110%!).

Suspeito que o erro seja ocasionado pelo motivo que esse programa necessita atualizar-se e funcionar pela net e, de certa forma (eu só estou achando) o wine não está dando suporte para tal.

Alguém sabe como contornar esse erro?

Pessoal, obrigado de antemão pela imensa ajuda!

irtigor

Você tem que ver quais bibliotecas compartilhadas (do sistema) esse programa usa para garantir que tudo que é necessário está instalado e funcionando no wine. Geralmente isso não é necessário porque no windows não é habito compartilhar as bibliotecas, mas é um caso a se pensar, dependências cruzadas como a necessidade de ter o internet explorer entre outras coisas. Com tudo se não funcionar ainda resta a opção de instalar em uma maquina que tem windows e copiar os registros e o programa para o seu wine. De qualquer forma, se o programa é vital para ter acesso a algum serviço, a prefeitura é obrigada a fornecer alguma alternativa que não envolva instalar um outro sistema.

DanielC

Amigo, obrigado pelo auxílio.

Devido à demanda de trabalho, me vi obrigado a instalar via virtualbox (win XP). Não foi a alternativa que mais me agradou, contudo foi a mais eficaz.

Realmente entrarei em contato com o suporte da prefeitura para ela dar alguma resposta plausível, ao passo que tentarei copiar os arquivos desse programa para a pasta do wine.

De antemão obrigado e qualquer novidade posto novamente!