Encripação WPA-PSK no ubuntu 9.10

Iniciado por Eterno aprendiz, 06 de Maio de 2010, 22:09

tópico anterior - próximo tópico

Eterno aprendiz

Ôlá a todos.
  Esta é minha primera vez aqui, sou iniciante no ubuntu e estou com uma dificuldade.
Tenho em minha máquina o ubuntu 9.10 em dual boot com o xp, minha internet é wireless com uma placa pci ralink RT61, a encriptação é wpa-psk, no windows funciona perfeitamente, porém o ubuntu não oferece suporte a encriptação wpa-psk, a placa é reconhecida, tenho a lista de redes disponiveis no entanto quando vou me conectar não há a opção wpa-psk e não consigo conexão.
   O que eu gostaria de saber é se existe algum meio de mudar ou até mesmo editar algum arquivo de configuração para o ubuntu reconhecer a encriptação.

Agradeço qualquer dica.

Tota

Apenas verifique que o wpa-supplicant esteja marcado como  instalado no seu gerenciador de pacotes synaptic.

Deixe como wep e coloque a senha correta, deve funcionar.

[],s

zekkerj

Citarporém o ubuntu não oferece suporte a encriptação wpa-psk
Você está enganado, o Ubuntu oferece suporte total a WPA e WPA2, em PSK e em AES.

Você deve estar fazendo alguma coisa errada por aí.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Eterno aprendiz

Citação de: zekkerj online 07 de Maio de 2010, 10:32
Citarporém o ubuntu não oferece suporte a encriptação wpa-psk
Você está enganado, o Ubuntu oferece suporte total a WPA e WPA2, em PSK e em AES.

Você deve estar fazendo alguma coisa errada por aí.
Estou usando o driver do windows no ndiswrapper, quando inicio o ubuntu pede a minha senha, na opção de encriptação só tem a opção "WPA & WPA2 PESSOAL", coloco minha senha ele fica carregando e depois pede a senha novamente e assim sucessivamente até que eu desisto.
Alguém sabe o que esrá acontecendo?

zekkerj

CitarEstou usando o driver do windows no ndiswrapper, quando inicio o ubuntu pede a minha senha, na opção de encriptação só tem a opção "WPA & WPA2 PESSOAL", coloco minha senha ele fica carregando e depois pede a senha novamente e assim sucessivamente até que eu desisto.
WPA&WPA2 PESSOAL é uma forma de WPA/PSK. Mas vc não precisa do driver windows pra uma placa rt61. Basta usar o driver nativo.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Eterno aprendiz

WPA&WPA2 PESSOAL é uma forma de WPA/PSK. Mas vc não precisa do driver windows pra uma placa rt61. Basta usar o driver nativo.
[/quote]

E como eu faço isso? Como eu disse antes sou analfabeto em linux.
Obrigado pela paciência

zekkerj

O driver nativo se ativa sozinho, o próprio sistema o detecta. Se você tiver instalado agora o Ubuntu 9.10, instalar o 10.04 pode ser uma boa alternativa. Senão, a gente pode tentar remover o driver windows que você instalou (instalou, não?) e deixar o sistema se resolver sozinho.

RamonB

Citação de: zekkerj online 08 de Maio de 2010, 23:30
O driver nativo se ativa sozinho, o próprio sistema o detecta. Se você tiver instalado agora o Ubuntu 9.10, instalar o 10.04 pode ser uma boa alternativa. Senão, a gente pode tentar remover o driver windows que você instalou (instalou, não?) e deixar o sistema se resolver sozinho.

Estou num local em que o mesmo está acontecendo comigo: ao tentar conectar na rede, ele não abre a opção WEP, permitindo apenas "WPA & WPA2 PESSOAL". Coloco minha senha ele fica carregando e depois pede a senha novamente.

No Windows XP no mesmo notebook conecta corretamente. Lá eu vi que a autenticação é WPA2-PSK e a cripografia é AES.

O pacote wpa-supplicant está instalado e estou com o Ubuntu 10.04. E, por ser de uma empresa, não tenho condições de alterar a configuração do access point (como alguém sugeriu em outro post).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

zekkerj

Citarnão abre a opção WEP, permitindo apenas "WPA & WPA2 PESSOAL". (...) Lá eu vi que a autenticação é WPA2-PSK e a cripografia é AES.

Não tem um campo pra você forçar o uso de "AES" aí, também?

RamonB

Citação de: zekkerj online 18 de Maio de 2010, 20:27
Citarnão abre a opção WEP, permitindo apenas "WPA & WPA2 PESSOAL". (...) Lá eu vi que a autenticação é WPA2-PSK e a cripografia é AES.

Não tem um campo pra você forçar o uso de "AES" aí, também?

No Ubuntu, a única opção que abre na rede em que quero entrar é "WPA & WPA2 Pessoal" e não tem opção para escolher a criptografia. Fui ao network manager, cliquei com o botão direito e fui editar a conexão. Se fico no "WPA & WPA2 Pessoal", não abre nenhuma opção para escolher criptografia. Se clico em outra opção (p.ex., "WPA & WPA2 Empresas", abre opções para criptografia mas nenhuma delas é AES e, se clico em alguma das opções (imaginei que alguma daquelas -- TLP, LEAP, etc. -- poderia ser equivalente ao AES), pede outras informações de que não disponho, tipo identidade, nome do usuário, etc.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

zekkerj

Acho então que não tem como fazer isso com o networkmanager. Vc pode tentar com o wicd, algumas pessoas dizem que tiveram mais sucesso com ele. No entanto, há um preço a pagar: o wicd não lida nem com modems 3g, nem com vpns.