Comparttilhamento de rede problema

Iniciado por fabio.patricio, 01 de Junho de 2006, 00:17

tópico anterior - próximo tópico

fabio.patricio

Pessoal,

To montando uma redezinha residencial pra isso peguei uma maquina antiga que tenho pra servir de firewall e servidor dhcp. To usando duas placas de rede, uma delas ta conectada direto no modem configurada como dhcp. No modem (D-Link 500t) configurei a placa pra direcionar sempre o mesmo ip para esta placa. A segunda placa ta conectada num hubzinho, esta placa ta configurada com ip statico, so nao configurei nesta placa o gateway padrao.
 A configuracao do dhcp ficou funcionando tranquilo, conectei outras maquinas no hub e funcionou.
 A configuracao do iptables eu fiz com o seguinte comando.

modprobe iptable_nat
 iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
 echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Meu problema é o seguinte. O compartilhamento funciona as vezes, tem horas que funciona tem horas que nao. Ja aconteceu de eu conseguir acessar um site e logo depois trava e nao consigo mais acessar nada.

Nao sei se isso pode ta ocorrendo por algum problema nas configuracoes de rede. Ou se pode ser um bug, ja que ora funciona ora nao funciona.

Alguem ja passou por isso?

Att,

Fabio

warlinux

Pode ser várias coisas, como cabos, Hubs, máquina, config, etc

O que acontece na máquina que está compartilhando a net, nela vc consegue acessar normalmente
a internet, após perceber que não consegue acessar pela outra máquina ?

Tenta dar uma olhadas no logs também, pode ter alguma coisa dropando,
alguma coisa assim.

Falow,

Posta aí !!!
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com

fabio.patricio

Citação de: "warlinux"O que acontece na máquina que está compartilhando a net, nela vc consegue acessar normalmente
a internet, após perceber que não consegue acessar pela outra máquina ?

Para de funcionar tambem.

Vou detalhar mais o meu ambiente para se alguem puder ajudar.

Eu tenho um modem D-Link 500T, deixei ele configuracao como roteador, na opcao de DHCP server eu limitei o range de ip a um unico 10.51.1.2. Como eu queria liberar todas as portas do modem pra fazer os testes do iptables eu coloquei o modem como DMZ e apontei o IP do DMZ para esse 10.51.1.2 que é a placa de rede onde o modem ta confugirado.
 Nesta maquina as configuracoes de rede ficaram assim.

Placa que ta conectada ao modem.

eth0 dhcp
 network 10.51.1.0
 broadcast 10.51.1.255

eth1 static
 address 10.51.1.3
 netmask 255.255.255.0
 network 10.51.1.0
 broadcast 10.51.1.255

A principio dessa maneira funcionou mas com o problema de "travar" depois dos primeiros acessos. Tentei colocar o gateway na placa eth1 (gateway 10.51.1.2) mas tambem nao adiantou.

Fiquei na duvida se o modo que eu configurei as duas placas de rede estao certo, pois os tutoriais que eu achei na net so mostram a parte de como fazer o compartilhamento em si.

Citação de: "warlinux"Tenta dar uma olhadas no logs também, pode ter alguma coisa dropando,
alguma coisa assim.

Onde ficam esses logs??

Att,

Fabio

fabio.patricio

Esqueci de dizer. Eu to usando o Ubuntu 5.04 ja pensei em atualizar para ver se melhora mas nao fiz isso ainda.

Att,

Fabio