Senha Root

Iniciado por Meca, 29 de Maio de 2006, 00:42

tópico anterior - próximo tópico

Meca

Caros amigos,

Sou iniciante no Ubuntu, instalei o SO e na instatalação ele não me pediu senha para o root. Quero configurar a conexão discada e para fazê-lo, preciso ser root. Como faço para conseguir a senha?

P.S. Estou buscando um caminho para desligar-me totalmente do Windows, escolhi o Unbuntu porque gostei muito da filosofia deste fascinante Sistema Operacional. Conto com a vossa ajuda neste inicio desafiador!!!

Agradeço...
Meca

Linux,
Porquê nós amamos a liberdade!!!

Alysson Neto

Usa o sudo antes do comando sudo comando ai ele pede tua senha de usuario e tu da o comando como se fosse root
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

denisbr

A titulo de mais informações:
Qual é a senha do root após a instalação?

O Ubuntu não traz, por padrão, uma conta de root habilitada. Você deve ter notado que você não configurou essa conta na instalação, como acontece em outras distribuições.

Para operações que necessitam do root, o Ubuntu usa um programinha chamado  sudo . Quando você quiser executar uma ação na linha de comando que necessita de permissões do administrador do sistema, você deve colocar  sudo  na frente, por exemplo:

sudo apt-get install nome_do_pacote_que_você_quer_instalar

Aí o sistema pede a senha pra você. Essa senha é a sua senha de usuário, aquela que você configurou na instalação.

Na parte gráfica, normalmente entra uma tela pra você digitar a senha e você nem fica sabendo que o sistema está usando  sudo . Ele simplesmente avisa que precisa ser root e pede a senha. Use sua própria senha e pronto!
Como eu uso a conta de root?

Se você deseja utilizar a conta do root de forma mais tradicional, para executar login como root por exemplo, você pode definir a senha do root digitando:  sudo passwd root . Isto permitirá a você utilizar o sudo assim como logar na conta de root também.

Se você precisar utilizar a shell com privilégios de root use o comando:  sudo -s .

Todos os comandos que forem carregados utilizando-se o sudo necessitarão da senha do usuário em uso.
Fonte: http://wiki.ubuntubrasil.org/DuvidasFrequentes