MySQL para iniciantes

Iniciado por Frank K Hosaka, 09 de Maio de 2010, 15:25

tópico anterior - próximo tópico

Frank K Hosaka

Eu sou usuário Windows, e também sou usuário Ubuntu desde outubro de 2009. A minha experiência com o Windows e o Ubuntu foi um completo desastre, e as minhas primeiras mensagens nesse fórum foram para reclamar de como é complicado o Ubuntu, eu dei um trabalhado danado para os administradores desse fórum. Muitas das minhas mensagens foram para a área de quarentena, onde ninguém tem como acrescentar mais nada ao que escrevi. A primeira coisa que eu aprendi foi ter um ódio doentio contra os administradores desse fórum, mas hoje dou o meu braço a torcer e defender que esse é o melhor fórum em língua portuguesa: os administradores fazem o que fazem para fazer desse fórum o mais produtivo a quem busca ajuda e quer explorar o Ubuntu da forma mais proveitosa possível. Enfim, os administradores mostram serviço, basta você dar uma olhada na quarentena.

O tópico que estou abrindo deveria ir para a área de aplicativos, mas eu gostaria que ficasse aqui. Isso, os administradores vão decidir mais tarde.

MySQL é um banco de dados que eu sempre quis conhecer, desde o tempo do Windows XP, mas eu não consegui executar por lá. Quando o Ubuntu 9.10 apareceu por aqui, outra vez eu tive a oportunidade de conhecer o famoso MySQL que o pessoal tanto comenta na Internet. Mas, para instalar o aplicativo você precisa conhecer o Terminal do Ubuntu, e é aí que começam os problemas, principalmente para quem vem do mundo do Windows. O Windows também tem um terminal, mas só pessoas devidamente credenciadas é que podem mexer nela. O mesmo problema acontece no Ubuntu, ou seja, para você usar toda a força do Ubuntu você precisa antes conhecer o Ubuntu. Como resolver esse impasse? Os administradores daqui são evangélicos, eles lembram a velha frase de Jesus, que reza assim "Pesquise mais, o estudo vos libertará da ignorância!" Nessa hora, tudo o que eu queria era mandar o Ubuntu e os administradores desse fórum lá para a ponte que caiu.

O problema é que o Ubuntu também vicia. Depois que você conhece o Firefox, fica extremamente difícil voltar para o Internet Explorer. Aqui em casa, o Internet Explorer leva meia hora para abrir a home page do www.apple.com - já o Firefox leva apenas 15 minutos para abrir a home page, localizar a página de download e baixar o manual do iPad. O Firefox é, no mínimo, 50% mais rápido e 500% mais eficiente que o Internet Explorer. É claro que o Firefox também trava quando encontra Web ruins como é o fórum do Terra Religião, nenhum navegador e nem mesmo os participantes são compatíveis com aquela página. E foi sem querer que encontrei um complemento chamado iMacros do Firefox, onde você pode automatizar uma série de tarefas e até criar spams na Internet. Há uma versão para o Internet Explorer, só que ele não funciona, pelo menos na versão 8.0. Enfim, é possível viver sem o fórum do Ubuntu e seus administradores, mas quanto mais você usa o Ubuntu mais fica difícil viver sem ele.

Como não sei nada sobre MySQL, perguntei para o Firefox "como usar mysql no ubuntu?", e ele me deu um monte de respostas, e eu cliquei logo na primeira: http://winxlinux.com/instalando-mysql-no-ubuntu/

Lá tem um rápido tutorial de como instalar e como verificar se o MySQL funciona no seu micro, mas tudo no painel do Terminal. Como as respostas que eu obtive foram muito diferentes do que foi publicado naquele tutorial, eu logo desisti de estudar o MySQL. Depois de um longo e tenebroso verão, o Ubuntu 9.10 perguntou para mim se eu queria uma atualização para o Ubuntu 10.04 LTS, eu respondi que sim. O processo levou quatro horas, ele arrancou um monte de pacotes obsoletos e colocou 1.600 pacotes novos, mais ou menos, mas eu não senti muita diferença. Perguntei novamente ao Firefox "como usar mysql no ubuntu?", e, olha só, aquele tutorial ainda continua no mesmo lugar. E testando novamente os mesmos comandos, tive respostas diferentes. Assim conclui que o Ubuntu 10.04 LTS é a mesma tranqueira do 9.10.

Mas, eu vi um parágrafo que não prestei atenção: 3) Caso já tenha sido atribuída um senha para o usuário root, utilize o parâmetro extra -p, assim << $ mysql -u root -p >>. Será exibido um prompt para inserir a senha:
<< Enter password: >>. O interpretador de comandos do mysql exibirá seu prompt: mysql>

Ou seja, ao invés de digitar $ mysql-u root-p, eu decidi colocar espaço antes dos hifens, e assim finalmente consegui fazer aparecer o prompt do MySQL. E como já vi esse tutorial mais de vinte vezes, esse tutorial tem uma falha imperdoável. Ele promete ensinar como instalar o MySQL, como criar o banco de dados alunodb, como criar a conta jose, como criar a senha ninguem para jose, como atribuir todas as regalias para jose, e como abrir o banco de dados alunodb com a conta jose a partir do Terminal do Ubuntu. Ele simplesmente não funciona porque o samaritano esqueceu de incluir uma linha que defina a senha para a conta jose. Como eu já estava dentro do MySQL, eu digitei Help SET PASSWORD, e o MySQL me ensinou como definir uma senha para um banco de dados. O único problema é que tudo é em inglês, mas eu sei um pouco de inglês, porque você é obrigado a usar inglês no Visual Basic for Applications que vem embutido no MS Access da Microsoft. Enfim, a intenção da minha crônica não é de lhe ensinar o uso do MySQL, mas sim de ter mais paciência com o módulo Terminal do Ubuntu, qualquer espaço, qualquer ponto vírgula que falta ou sobra é fatal e lhe traz resultados totalmente diferente do que você espera. No MySQL eu sempre esqueço de que é necessário o ponto e vírgula para terminar o comando, no prompt do Ubuntu eu sempre esqueço de dar espaço nos parâmetros opcionais, mas é o reconhecer que fui eu que pequei é que me abriu a chance de arrancar água de pedra, quero dizer, fazer o Ubuntu mais proveitoso para mim. Agora que consegui manusear a tela de ajuda do MySQL, espero um dia escrever uma mensagem lá no tópico de Aplicativos. Até lá, um forte abraço e uma boa semana para você.