Problema conexao ad-hoc + WEP + ndiswrapper driver belkin e realtek e atheros.

Iniciado por r00tch1c0, 08 de Maio de 2010, 23:18

tópico anterior - próximo tópico

r00tch1c0

Problema conexao ad-hoc + WEP + ndiswrapper driver belkin e realtek e atheros.  ESSID bug.
---------------
  Ola pessoal do fórum, este é um problema que venho enfrentando no lucid lynx e tambem tive no fedora constantine e fedora 13 beta. quando estava com o slackware 12, 12.2, 13, e backtrack, não tive problemas com o procedimento.
Antes de mais nada, as informações de configuração.

Informações do sistema:
Distro Ubuntu 10.04 LTS - Lucid Lynx

# lspci -k
04:00.0 Ethernet controller: Belkin Device 700f (rev 20)
   Kernel driver in use: ndiswrapper
   Kernel modules: rtl8180

# lspci
04:00.0 Ethernet controller: Belkin Device 700f (rev 20)

$ uname -r
2.6.32-22-generic
----------
$ ndiswrapper -v
utils version: '1.9', utils version needed by module: '1.9'
module details:
filename:       /lib/modules/2.6.32-22-generic/kernel/ubuntu/ndiswrapper/ndiswrapper.ko
version:        1.55
vermagic:       2.6.32-22-generic SMP mod_unload modversions 586
----------
$ ndiswrapper -l
blkwgdv7 : driver installed
   device (1799:700F) present (alternate driver: rtl8180)
----------
$ ifconfig wlan0
wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:17:3f:2f:14:fc 
          inet end.: 192.168.100.1  Bcast:192.168.100.15  Masc:255.255.255.240
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:20 Memória:f5000000-f5000025
-----------
  Estou configurando a wlan0 com o seguinte comando, a chave esta apenas para testes.
$ sudo iwconfig wlan0 mode Ad-Hoc essid wireless1 key 2457841254

$ sudo iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11g  ESSID:"wireless1" 
          Mode:Ad-Hoc  Frequency:2.412 GHz  Cell: 02:E0:1A:D9:41:BC   
          Bit Rate=11 Mb/s   Tx-Power:46 dBm   Sensitivity=0/3 
          RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality:0  Signal level:0  Noise level:0
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0
----------

Até ai tudo bem, mas o problema vem agora... ao tentar conectar algum terminal na rede ad-hoc, o essid fica louco e nao consigo estabelecer conexao...

$ iwgetid wlan0
wlan0     ESSID:"kgexxhpjrypoiutkjitrpbdesversblj"

olha a saida apos tentar me conectar de um terminal com Windows 7 Ultimate.

$ iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11g  ESSID:"kgexxhpjrypoiutkjitrpbdesversblj" 
          Mode:Ad-Hoc  Frequency:2.412 GHz  Cell: 02:E0:0B:77:7B:84   

O ESSID pirou, apos isso tentei outra configuração:

# rmmod ndiswrapper
# modprobe ndiswrapper
# ifconfig wlan0 down
# iwconfig wlan0 mode Ad-Hoc essid wireless1 key restricted [1] 1234567812
# ifconfig wlan0 up 192.168.100.1 netmask 255.255.255.240

Antes de conectar do terminal windows:

# iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11g  ESSID:"wireless1" 
          Mode:Ad-Hoc  Frequency:2.412 GHz  Cell: 02:E0:44:92:81:08   

# iwgetid wlan0
wlan0     ESSID:"wireless1"

# iwlist wlan0 key
wlan0     2 key sizes : 40, 104bits
          4 keys available :
      [1]: 1234-5678-12 (40 bits)
      [2]: off
      [3]: off
      [4]: off
          Current Transmit Key: [1]
          Security mode:restricted

Ao tentar me conectar de um terminal, mesmo a senha estando correta, eu não consigo estabelecer conexao. (o essid tbm ficou doido)
Já troquei de kernel para o 2.6.34rc e para o 2.6.27, recompilei, fiz downgrade, reinstalei versão mais antiga do ndiswrapper, a versao 1.56 disponivel no sourceforge, utilizei a versao 64bits do ubuntu, com driver para 64bits, troquei a versao do driver no ndiswrapper de Windows XP para Windows 2000 e Windows Vista (sem sucesso), fiz esses procedimentos tanto no fedora 12 e 13 quando no ubuntu 10.04. troquei a interface de rede, da belkin (rtl8180) para uma realtek USB (rtl8187) e para um Siemens wireless USB Adapter 108 (chipset Atheros) obs: os drivers nativos do linux não suportam ad-hoc, reinstalei o ubuntu do zero, td sem sucesso.
  Outro teste que efetuei (um pouco animador) foi criar a conexao ad-hoc no terminal windows, Ao utilizar "Gerenciador de Redes 0.8" para se conectar nessa rede ad-hoc, mesmo inserindo a senha correta, o Gerenciador de Redes persiste solicitando a senha, e mesmo ele "não conseguindo" autenticar, eu consigo pingar na interface do terminal windows do ubuntu, e vice-versa. eu até mesmo compartilhei a conexao do ubuntu pelo iptables, e o terminal windows conseguiu navegar normalmente, mas a senha continua sem funcionar... (no fim, qualquer um q digitar qualquer coisa vai ter acesso a rede ¬¬)
  A principio pensei ser alguma incompatibilidade entre o iwconfig e o Gerenciador de Redes, e do NetworkManager do fedora, no fedora desativei o serviço do NetworkManager, e mesmo assim continuei com o problema (tentar configurar a rede ad-hoc pelo NetworkManager do fedora ou pelo Gerenciador de Redes do Ubuntu tambem não funcionou), no ubuntu não efetuei esse procedimento de desativar o Gerenciador de Redes, e testar apenas com o iwconfig.

Se alguem já passou por isso e conseguiu resolver, ou, estiver interessado em perder alguns fios de cabelo como eu ^^, favor me ajudem... se eu conseguir encontrar a solução, postarei aqui para quem tiver a mesma dificuldade...

Att, r00tch1c0
Malando é o Mario que tira moeda de tijolo...

zekkerj

Duas perguntas:

1. Já pensou que isso pode ser consequência da ativação do WEP?

2. Já pensou em comprar um roteador wireless?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

r00tch1c0

Ola zekkerj, sim já pensei nessa posibilidade do WEP, tanto que troquei o tamanho das chaves, de 40 p/ 128 bits e vice-versa, referente ao roteador wireless, jah possuo um, um DI-524, mas o ponto principal é o problema, um distribuição linux, como ubuntu e fedora, não podem ficar presas com bugs como esses, gostaria de encontrar a solução do problema tbm pelo fato de utilizar o ubuntu em um laptop, se eu for a algum lugar q nao tenha um AP, mas há outra pessoa com laptop, ficarei sem poder me conectar a ela, senão por cabo...

desde já agradeço sua resposta... ^^

att, francisco

r00tch1c0

Ola pessoal do fórum, seguinte, resolvi o problema com o único procedimento que achei q não adiantaria ^^

$ sudo service network-manager stop

Apos isso,
$ sudo iwconfig wlan0 mode Ad-Hoc essid wireless1 key s:pfrbr12345678

Pra quem estiver com o mesmo problema, espero q minha soluçaõ o ajude... agora, estarei procurando no suporte do Network-manager o causador deste bug...

sem mais...

Att, r00tch1c0.

zekkerj

Citação de: r00tch1c0 online 09 de Maio de 2010, 00:01
Ola zekkerj, sim já pensei nessa posibilidade do WEP, tanto que troquei o tamanho das chaves, de 40 p/ 128 bits e vice-versa, referente ao roteador wireless, jah possuo um, um DI-524, mas o ponto principal é o problema, um distribuição linux, como ubuntu e fedora, não podem ficar presas com bugs como esses, gostaria de encontrar a solução do problema tbm pelo fato de utilizar o ubuntu em um laptop, se eu for a algum lugar q nao tenha um AP, mas há outra pessoa com laptop, ficarei sem poder me conectar a ela, senão por cabo...

desde já agradeço sua resposta... ^^

att, francisco
Ah, tá. Agora entendi pq vc não quer usar um roteador. Não o culpo.  :-[
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D