Problemas de velocidade de conexão -gvt e firefox

Iniciado por fael43, 12 de Maio de 2010, 00:11

tópico anterior - próximo tópico

fael43

Pessoal, não sei bem se alguém vai poder me ajudar. O problema que eu tô tendo é BEM estranho. Já falei com dois técnicos de computação e nem eles souberam me ajudar.

É o seguinte: Acabei de por GVT de 10 mb aqui em casa. Antes eu usava Velox e tava tudo bem. Conseguia usar a internet numa boa, inclusive instalei a versão 10.04 do Ubuntu. Tudo tava ok, até mudar de internet. O problema bizarro de início foi que o meu drive não identificava a minha conexão (no caso utilizo conexão wireless – modem da Broadcom drive proprietário). Desinstalei o drive e utilizei o outro que era livre disponível pela equipe da ubuntu, aí deu tudo certo pude conectar.

Agora o grande mistério. O firefox tava LENTOOOO, quase um minuto para abrir uma página. Não só ele mas como o Emphaty e o Evolution também. O que fiz? Mudei de Browser coloquei o Chromium e pude navegar com boa velosidade.

Resolvi tentar usar o liveCD do Ubuntu em outro computador aqui em casa. Tanto o Ubuntu 9.10 quanto o 10.04 apresentaram o mesmo problema com o navegador. Tentei usar sem ser pelo wireless e deu no mesmo. O engraçado é que tenho parentes com o ubuntu e GVT e tá tudo normal, o firefox não teve nenhum problema. Testei no Windows 7 e tá tudo certo também.

Alguém pode me ajudar?

zekkerj

Desative o IPv6 do navegador, e diga se há alteração.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fael43

zekkerj

Abra uma nova aba, com o endereço "about:config". Confirme que você será cuidadoso.

Procure pelo controle "network.dns.disableIPv6", aperte "ENTER" e mude o valor de "false" para "true". Isso vai fazer o navegador parar de procurar sites usando DNS em IPv6.

Outra alternativa é vc desabilitar o IPv6 em toda a máquina; para isso, abra uma sessão de root e execute o comando abaixo.

echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6

Esta configuração não fica permanente (a de cima fica); confirme que resolve o problema, e eu explico como fixar.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fael43

Cara funcionou!! Tá rapidinho agora. Valeu mesmo. Nunca pensei que dava pra fazer isso no navegador :)
Vou já falar com os técnicos sobre. Teria só como explicar exatamente o porque desse problema com ipv6 ? nunca tive problema algum com o firefox, só agora que mudei de internet é que tive. Não vai ter problema ter modificado essa opção?

zekkerj

O problema com o IPv6 é um caso típico de "colocar a carroça na frente dos bois".

O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, que carrega a Internet. A versão atual, o IPv4, tem vários problemas, sendo o principal deles o espaço de endereços de 32 bits, que só oferece cerca de 3,7 bilhões de endereços válidos. Só que em 2007, 2,4 bilhões desses endereços já estavam em uso.

O problema é maior na área da Ásia/Oceania: essa região concentra 60% da população da terra, e já está muito próxima do esgotamento total dos endereços livres. Existe ainda pressão por parte de algumas entidades para a adoção do IPv6 (p.ex., o governo dos EUA, que precisa justificar o investimento em pesquisa feito no desenvolvimento do IPv6).

O problema é que migrar para o IPv6 não implica só em reconfigurar os computadores (a maioria dos sistemas operacionais já suporta nativamente o IPv6 --- a única exceção é o Windows XP, que precisa de instalação de drivers). Implica também em alterar ou substituir o firmware de equipamentos como roteadores, switches, access points, etc. Muitos desses equipamentos são críticos para o funcionamento das redes, e pior, têm hardware especializado pra lidar com endereços IPv4 de 32 bits (o endereço do IPv6 tem 128 bits). Então ainda há muito chão pela frente antes que o IPv6 seja totalmente implementado.

Aqui no Brasil, nenhum provedor ou operadora comercial, que eu saiba, dá suporte a IPv6. Com isso, sistemas que estejam configurados para tentar primeiro a conexão por IPv6 podem sofrer de lentidão, uma vez que precisam primeiro esperar o IPv6 falhar (por timeout) pra só depois tentar a conexão pelo IPv4 tradicional.

fael43

Puxa não sabia que isso era tão importante e sério. Isso deve explicar o porque do Windows não ter tido problema com a conexão. Agora somente o Evolution e o Empathy estão um pouco lentos ao se conectar, mas quanto ao uso (ler e-mail e conversar) está tudo normal. Neste caso eu deveria utilizar aquela opção que você havia me dito: "echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6" , para desabilitar no sistema ?

zekkerj

Quem te disse que não tem problema??? Não por acaso, muita gente reclama que Vista e Win7 são mais lentos que o XP.

fael43