Ubuntu Studio X Atheros [Resolvido]

Iniciado por Hero1, 07 de Maio de 2010, 11:26

tópico anterior - próximo tópico

Hero1

Desculpem, nao sei se posso pedir ajuda sobre o Ubuntu Studio.
Entretanto caso possa aqui vai meu problema.

Sou usuario Ubuntu Desktop ha algum tempo mas so sei o basico do sistema ainda, agora com a nova versao descobri varios outros sistemas e me interessei pelo Ubuntu Studio, o problema e que ha um conflito de IRQ entre minha placa de rede Wifi (Atheros - GN_WS50G-RH) e minhas portas USB.

Quando instalo o S.O. tudo funciona exceto a Wireless.
Se instalo o driver do Windows (*.inf) pelo ndisgtk ele reconhece o hardware mas quando reinicio a as USBs nao funcionam. Se retiro o driver e reinicio as USBs voltam a funcionar.

Como nao tem o Miniaplicativo Gerenciador de Redes no Ubuntu Studio, eu instalei ele mas nao consigo visualizar o applet.

Se instalo o Wicd da problema nas USBs tambem msm nao tendo o driver instalado.

Algo que ainda nao fiz? Ou que nao deveria ter feito?
"vamos fazer bem feito pra fazer só uma vez" - adágio militar

zekkerj

O problema não deve ser conflito de IRQ --- isso não existe mais, há um bom tempo ---, mas sim de driver.

Comece descarregando o driver ndis:

sudo modprobe -r ndiswrapper

Depois vamos tentar carregar o driver nativo:

sudo modprobe ath_5k

Os comandos abaixo vão dizer se o driver foi reconhecido:

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0
(talvez ath0)

Sobre o Gerenciador de Redes (NetworkManager), vc pode instalar o applet dele com o comando abaixo, se não me engano.

sudo apt-get install network-manager-gnome

Mas pra isso vc precisa de uma conexão ativa (dica: tente se conectar por cabo).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Hero1

Obrigado pela atenção, eu digo que é conflito de IRQ pq na inicialização, após o grub aparece um linha de comando assim:

[  00...]Disabling IRQ #14 e depois dessa aparece a de #16
Dentro do colchetes tem alguns números que não anotei todos eles, é rápida a mensagem.

Fiz o que vc me falou, olha o retorno:

WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/ndiswrapper, it will be ignored in a future release.

WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/ndiswrapper, it will be ignored in a future release.

*-network UNCLAIMED     
       description: Ethernet controller
       product: AR5001 Wireless Network Adapter
       vendor: Atheros Communications Inc.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       version: 01
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress msix cap_list
       configuration: latency=0
       resources: memory:d0000000-d000ffff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       bus info: pci@0000:04:00.0
       logical name: eth0
       serial: 00:1b:38:51:22:5b
       size: 100MB/s
       capacity: 1GB/s
       capabilities: pm vpd msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=full ip=192.168.254.4 latency=0 link=yes multicast=yes port=MII speed=100MB/s
       resources: irq:27 ioport:2000(size=256) memory:d0200000-d0200fff memory:a4200000-a421ffff(prefetchable)

wlan0     No such device

ath0      No such device

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
network-manager-gnome já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

vou tentar desinstalar então o ndiswrapper e o Wicd, mas teria algo mais a me orientar a fazer por favor?

zekkerj

Citação de: Hero1 online 07 de Maio de 2010, 18:08
Obrigado pela atenção, eu digo que é conflito de IRQ pq na inicialização, após o grub aparece um linha de comando assim:

[  00...]Disabling IRQ #14 e depois dessa aparece a de #16
Dentro do colchetes tem alguns números que não anotei todos eles, é rápida a mensagem.
Esses números são o tempo decorrido desde o boot. Não são relevantes pra gente.

Fiz o que vc me falou, olha o retorno:

Renomeie o arquivo "/etc/modprobe.d/ndiswrapper" para "/etc/modprobe.d/ndiswrapper.conf" que essa mensagem acaba. Cosmético. ;)

*-network UNCLAIMED    
      description: Ethernet controller
      product: AR5001 Wireless Network Adapter
      vendor: Atheros Communications Inc.
      bus info: pci@0000:02:00.0
      capabilities: pm msi pciexpress msix cap_list
      configuration: latency=0
      resources: memory:d0000000-d000ffff
 *-network
      description: Ethernet interface
      product: RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller
      vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
      bus info: pci@0000:04:00.0
      logical name: eth0
      serial: 00:1b:38:51:22:5b
      size: 100MB/s
      capacity: 1GB/s
      capabilities: pm vpd msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
      configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=full ip=192.168.254.4 latency=0 link=yes multicast=yes port=MII speed=100MB/s
      resources: irq:27 ioport:2000(size=256) memory:d0200000-d0200fff memory:a4200000-a421ffff(prefetchable)

wlan0     No such device

ath0      No such device

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
network-manager-gnome já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

vou tentar desinstalar então o ndiswrapper e o Wicd, mas teria algo mais a me orientar a fazer por favor?

Ainda não desinstale. Vc fez o comando "modprobe ath5k"? Esse comando não dá nenhuma saída visível quando funciona.

PS: O nome do módulo é "ath5k", e não "ath_5k", como eu disse antes. Preciso lembrar disso, não é a primeira vez que erro asism.  :-[
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Hero1

Bem, eu estava com urgência e desisti desta vez do Ubuntu Studio, vou continuar com o Ubuntu 10.04 mesmo, já tá rodando direitinho, vou tentar instalar nele os programas do Studio que me seriam úteis, obrigado pela atenção.