Driver para Placa de Vídeo ViA S3 unichrome?? alguem sabe?

Iniciado por willianmlopes, 05 de Setembro de 2009, 22:00

tópico anterior - próximo tópico

willianmlopes

Já fiz de tudo, não ainda não, mas tenho medo de fazer, ou melhor mexer aonde eu não sei!!

To tendo um problema com essa placa de video, pois eu estou querendo utilizar os efeitos especiais, mas aparece que não pode ser utilzado e só fica em "nenhum"!!
Simplesmente é isso: Nao encontro drivers para a placa funcionar direito, conseguintemente não consigo utilizar os efeitos especiais além disso aki no pc eu fiz um teste e disse que a placa suporta 3d, mas o ubuntu ou não tem drivers para ela ou não está encontrando... e na verdade era para encontrar já na hora que colocasse os efeitos especiais, mas nunca dá, já tentei algumas coisas no comando mas não encontrei em nenhum tuto em nenhum site e em nenhum blog uma maneira descrita de forma simples, ou seja, os iniciantes não conseguem. néh
eu não sei muita coisa do ubuntu mas quero aprender, mas as informações que eu estou recebendo não estão me adiantando, simplesmente ninguém consegue resolver esse problema!!

Me ajudem!
Por Favor!

Obs: Placa de video ViA S3 unichrome, versão do ubuntu 9.04..
Vocês não acham que eles já deveriam ter arrumado esse bug se é que é um bug ou minha burrice mesmo!!

Obrigado !!

Luciano Gardim

Essas placas são amaldiçoadas. Sou uma vítima delas, e depois de muito, consegui colocá-las a funcionar.

http://sites.google.com/site/sti1462/xorg-conf
Um dia eu faço um blog... um dia.

Menezesalm

INfelizmente esse drive ainda é uma interrogação. SErá que ele realmente existe?? Procurei em tudo que foi lugar nessa net e nada!!
EStou testando outras distros para ver qual delas reconhece minha placa de video.

Luciano Gardim

No site que passei tem um driver, mas sinceramente não vi muita diferença entre ele e o vesa. Ou eu não consegui instalar direito.

willianmlopes

Pois eh, também pesquisei muito na net e não encontrei nada referênte!!

Poxa se é linux, tinha que pegar bem em todos os equipamentos...
O ruim é que todo mundo desiste dessa placa e acaba comprando outra!

:S
Se eu souber de alguma coisa eu deixo aki \o>

ednso

Citação de: willianmlopes online 10 de Setembro de 2009, 00:15
Pois eh, também pesquisei muito na net e não encontrei nada referênte!!

Poxa se é linux, tinha que pegar bem em todos os equipamentos...
O ruim é que todo mundo desiste dessa placa e acaba comprando outra!

:S
Se eu souber de alguma coisa eu deixo aki \o>

Olá,

A culpa não é do Linux. Simplesmente a VIA disponibiliza drivers de poucos dos seus periféricos (geralmente os mais antigos)
para poucas distribuição (também as mais velhas). Veja http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action

Parece que a VIA está entrando no mundo do Linux agora (http://linux-foundation.org/weblogs/press/2009/09/08/via-technologies-inc-joins-linux-foundation/),
o que significa que pode levar algum tempo para os usuários Linux que tem hardware deste fabricante tenham seus periféricos
suportados pela sua distribuição favorita.

Portanto, ainda é recomendado aos usuários do Linux que não comprem PC's baseados em chipsets VIA ou SiS, sob pena de
talvez não ter o seu equipamento suportado pela sua distribuição favorita. Os recomendados são os baseados no chipset Intel,
Nvidia e ATI, embora isso não seja garantia do total funcionamento de alguns periféricos, principalmente de webcams e wireless.
O ideal é que ao comprar um produto, você tenha conhecimento do todo o hardware e saiba se é suportado pelo Linux ou não.

Note ainda que comprar micro computadores com o Linux pré-instalado também não é garantia, principalmente dos fabricantes
brasileiros. Eles têm vendido esquipamentos com Linux, mas baseados em chipsets da VIA e SiS. Quando isso não é verdade,
que é o meu caso que tenho um laptop baseado no chipset Intel, alguns periféricos podem ainda não funcionar. No meu caso,
meu laptop da Semp Toshiba Info veio de fábrica com o Linux, mas tem um wireless da Realtek que tem uma fama negativa com
os usuários do Linux. Por isso, até hoje tenho problemas de conexão com a rede sem fio com essa porcaria de wireless (rtl8187b).

Abraços.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Menezesalm

Põxa vida!!! Quando comprei meu Notebook Semp Toshiba STI 1462 estava super empolgado com o Windows 7! INstalei-o... Gostei.. TUdo tranquilo, reconheçeu TUDO, sem problemas... Mas por questões ideológicas, parti pra UBUNTU (pra mim, a mais simpática e funcional de todas). Aí, o caboclo instala uma distro e vem essa avalanche de problemas de reconhecimento..!!! TUdo bem que estou sem ao menos conhecer no meu note os efeitos 3D (mesmo sabendo que o hardware esta instalado aqui, bem pertinho de mim..), Tudo bem que meu note fica SUBESTIMADO... Nao volto pro Windows, mas convenhamos: é muito chato ter que ficar procurando driver disso e daquilo.. Não quero gastar meu tempo configurando perifericos!!!
Ainda estou na busca dos drivers da (maldita) Via Chrome9..
Outra coisa: Como fazer para mudar a resolução de tela (passar para 1024x800)??
Abraços!!

Luciano Gardim

Citação de: Menezesalm online 10 de Setembro de 2009, 21:43
Outra coisa: Como fazer para mudar a resolução de tela (passar para 1024x800)??

Essa é fácil:

Edite seu xorg.conf para essa configuração:

xorg.conf - resolução 1024x800

PS: link para o Rapidshare. Só baixar o arquivo e salvar. Não esqueça de fazer um backup do seu xorg.conf antes!

Diegojmello

Pessoal,

Também tenho um notebook com essa placa s3 unichrome.

Fui no terminal e mandei o comando: "lspci | grep VGA"

E deu isso:

01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)

Acredito que essa placa é compatível com esses modelos.
Estou agora em tentativas... assim que tiver algum resultado, posto aqui.

Luciano, estou lendo o site que você passou, mas o primeiro passo é instalar o Ubuntu 8.10.
Acontece que estou usando o 9.04 e já está instalado, é preciso reinstalar pra fazer aquela configuração?

Luciano Gardim

MaikoID

Mesmo problema com essa plaquinha sem vergonha no ubuntu e kubuntu 9.1 =/
Linux - Beginner Ç.Ç

Luciano Gardim

Utilize esse xorg.conf:

Section "Device"
   Identifier "Configured Video Device"
   Driver "vesa"
EndSection

Section "Monitor"