Problema com pacote quebrado !

Iniciado por ubuntu linux, 06 de Maio de 2010, 18:51

tópico anterior - próximo tópico

ubuntu linux

Hoje instalei um progama para fazer video aula chamado istanbul mais ocorreu um erro ai corrompeu os arquvios dai eu não posso fazer mais nada por que fala que eu tenho que corrigir os arquivos quebrados mas quando eu vo desinstala  o istanbul (tanto pelo ubuntu software center como no gerenciador de pacote) aparece isso :

http://img291.imageshack.us/img291/3527/screenshotrx.png

Poderiam me ajudar por que não esta dando para instalar mais atualizações ect...
Obrigado !

jutexol

Provavelmente está aqui a solução para o teu problema.

Na janela do gerenciador de pacotes synaptic, clica em filtros personalizados e depois em pacotes quebrados.

slkslk

O melhor será fazer no terminal

sudo apt-get -f install

Esse comando vai recuperar os pacotes quebrados no sistema.

Um abraço
"Carpe diem, quam minimum credula postero."
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

ubuntu linux

Amigo não deu certo apareceu isso:

meu nome:~$ sudo apt-get -f install
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 9 não atualizados.
2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 0B adicionais de espaço em disco serão usados.
Configurando python-xlib (0.14+20091101-1) ...
dpkg (sub-processo): impossível executar script post-installation instalado: Erro no formato exec
dpkg: erro processando python-xlib (--configure):
sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 2
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de istanbul:
istanbul depende de python-xlib; porém:
  Pacote python-xlib não está configurado ainda.
dpkg: erro processando istanbul (--configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
Nenhum relatório do apport gravado porque a mensagem de erro indica é o seguimento de um erro de uma falha anterior.
                                    Erros foram encontrados durante o processamento de:
python-xlib
istanbul
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

slkslk

Isso está feínho... Parou uma instalação a meio com um reset ou quê?   ;)

Experimente

sudo dpkg --configure -a

Depois

sudo apt-get -f install

ubuntu linux

Sim parei a instalação no meu pq tinha dado pau no pc ai tinha que reinicia a força.
Isso que cabo de me falar não funciono!
Se não tiver nada oque fazer vou ter que reinstalar o ubuntu que é muito ruim

slkslk

Pacotes quebrados é muito aborrecido. Se der um olhinho nesta página perceberá o problema

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=186672

E saliento "Handling broken dependencies can always be risky. There might be cases that are very hard or (nearly?) impossible to fix. This is all on your own risk." (Trad.livre: Lidar com dependências quebradas é sempre arriscado. Pode haver casos em que é muito difícil ou (quase?) impossível de corrigir. Isto é feito por sua conta e risco.).

Penso que traduz o caso. Esse artigo é um manual óptimo para resolver estes problemas. A questão é se o tempo que irá perder compensa formatar e pôr de novo. Se fôr um simples PC eu provavelmente copiaria a home para uma pen ou um disco externo e tornaria a instalar. Se tem muita muita coisa no PC, espere um pouco que pode ser que um guru neste tema o consiga ajudar com um truque simples. Por experiência, se esses comandos não corrigiram, já é complicado voltar a pôr como no inicio...

slkslk

Se tiver alguma dúvida com a tradução desse artigo eu dou uma mão, mas os comandos que são feitos poderão parar a máquina sem aviso. Não se esqueça de fazer backup antes de tudo.

slkslk

Estive a ver novamente o erro e se já fez backup dos docs importantes e está mesmo numa situação de perdido por cem perdido por mil, penso que poderá resolver da seguinte forma (penso que não haverá problema, não posso garantir que o pc funcione depois). Dito isto pode experimentar

sudo aptitude remove -f python-xlib
sudo aptitude remove -f istanbul
sudo aptitude -f remove
sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get -f install

Se vir um aviso a dizer que é um pacote essencial e que pode por em causa a estabilidade do sistema não corra o comando e diga que não quer apagar o pacote

Boa sorte

ubuntu linux

amigo nem fiz esse procedimento por que depois eu não conseguiria instalar...
Obrigado a todos porte me ajudado e agora terei cuidado em instalar algo.

DeivisonXavier

Meu amigo, estava com um problema parecido: não conseguia instalar nem atualizar nada no meu Ubuntu. Depois de varias minutos quebarndo a cabeça percebi o que estava causando o problema.
Alguns dias atras tinha instalado um programa e adicionei na minha sources.list um repositório sem analisá-lo, o mesmo deixou meu sistema lento e ainda fez eu desinstalar alguns componentes essências. Após remover o mesmo executei os seguintes comandos:
#aptitude autoremove
#aptitude -f install
Pronto tudo voltou ao normal.
Só para manter informado o tal repositorio é este:
deb http://www.las.ic.unicamp.br/pub/debian/ testing main