Existe RPG tipo FF para Linux?

Iniciado por robertobech, 05 de Junho de 2006, 23:51

tópico anterior - próximo tópico

robertobech

Eu preciso de um RPG GPL para um projeto meu de ensino de línguas estrangeiras com games. O ideal seria usar um RPG no estilo Final Fantasy, Suikoden e afins. Não precisa ser fantástico, mas tem que ser daqueles com cidades e habitantes para se conversar, não pode ser nada tipo Wesnoth.

Achei ess aqui: Adonthell

Acabei de instalar para testar, tem nos repositórios. Alguém conhece mais algum?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Willian

Não conheço nenhum RPG para Linux também, nunca tinha ouvido falar deste que você citou, chegou a jogar já? é bom?

robertobech

Vixe, o Adont é um lixo... :-)
256MB RAM, HD 40GB

robertobech

O Daimonin parece ótimo, Led, valeu a dica. Acontece que estou procurando mesmo é por um RPG bem linear. Até poderia ser algo no estilo Diablo, mas é preciso que haja vários NPCs (personagens não-controlados pelo jogador), o que já "desqualifica" os MMORPG - essa sigla é um horror, é assim mesmo que se escreve? Pode ter ação e tudo, não precisa ser paradão, entupido de diálogos, mas é importante ter...

...acho que vou explicar melhor a minha idéia, quem sabe se vocês não me ajudam e daí sai um projeto GPL bem interessante, envolvendo Linux, jogos e ensino de línguas? Bom, quem tiver saco, por favor, acompanhe o meu raciocínio.

Sou professor de inglês e tradutor Inglês-Português - na verdade, um novato na segunda área. Antes que perguntem, sim, estou louco para me unir ao time de tradução do Ubuntu, e pretendo fazê-lo muito em breve - espero contribuir bastante para o Edgy. No fim do mês vou enfim estar formado em Letras pela UFRJ, depois de quatro longos anos... bom, chega da emocionante história da minha vida, vamos aos fatos.

GAMENGLISH - O Conceito
Estou há algum tempo com um projeto na cabeça: desenvolver um trabalho de ensino de línguas baseado em jogos de RPG para videogames. Estou preparando um teste de lição baseado nas sequências iniciais de Suikoden I, para Playstation, e posso adiantar um pouco para vocês de como funciona. But beware! É só um esboço no momento.

Antes de começar a jogar, o aprendiz recebe uma ficha que corresponderia à primeira lição. Nela, um resumo da ambientação  do jogo: Suikoden está inserido num contexto medieval, que deve ser bastante familiar para o aprendiz, geralmente acostumado a histórias de castelos e cavaleiros. Antes de acionar o jogo, já se começa um trabalho com as expectativas do aprendiz: que palavras ele conhece, em português mesmo, relacionadas a temas medievais? Pede-se que ele liste algumas, e certamente surgirão cavaleiro, castelo, espada, rei, entre outras. Pode até ser incluído um breve texto retratando uma cena medieval, em português mesmo, para o aluno ter uma idéia do tipo de vocabulário que vai encontrar. De modo geral, o aprendiz já espera um rei ao qual se fala com grande reverência e coisas do gênero.

Com isso, o aprendiz já entra no jogo sabendo que deve encontrar essas palavras, ainda que numa língua que desconhece. Isso já vai facilitar bastante na hora de deduzir o significado delas. Em contexto, tudo fica mais fácil. A idéia principal é lidar com a inteligência dedutiva do aprendiz, e não fazê-lo recorrer ao dicionário a cada palavra que encontra. Quantos de nós já não aprenderam inglês assim?

Na primeira lição, um resumo de operações, tipo: o herói Joãozinho recebe uma importante missão do rei. Essa lição termina quando ele deixa a cidade. Aí teríamos um série de perguntas para o aprendiz responder: quem é Teo? (R: pai do herói). Como ele se refere ao rei? (R: Your highness). O quê você achou de Gremio (amigo do herói. Ele é simpático? Parece amistoso?). Com isso, enfocamos não só o vocabulário, mas a compreensão da idéia geral do que está sendo dito. O mais importante é o aprendiz entender o que está acontecendo, e não memorizar palavra por palavra, sacaram?

A EMBALAGEM
Logo esbarrei em um problema: não posso sair distribuindo Suikoden de graça. Nem qualquer outro RPG nesses moldes que eu conheça. Nem todos os aprendizes tem Playstation, ou um PC que rode um emulador decentemente. Além disso, distribuir isos e roms é ilegal também. Aí pensei em fazer uma embalagem GPL completa para o aprendiz, que qualquer um poderia usar, independente do sistema operacional que usa. A idéia é essa:

* Live-CD Linux customizado: Ainda não pesquisei isso a fundo, mas acho que pode ser até o Ubuntu mesmo. É de graça, posso distribuir como quiser.

* Dicionário StarDict: Programa GPL com dicionários Português/Inglês instalados. Talvez eu mesmo crie um dicionário inglês/português para o StarDict, obviamente direcionado especificamente ao jogo em questão, já que fazer um dicionário com milhares de verbetes sozinho não parece nem muito prático nem muito divertido... :-) Visitem o site do StarDict.

* Um RPG que possa ser distribuído sem neuras de copyright: Não precisa ser necessariamente um RPG, mas tem que ter castelos, reis e afins; bastante diálogo; pessoas falando sobre suas cidades; bom, acho que isso é um RPG :roll:  Não precisa ser necessariamente medieval, mas é preciso ter ambientação para que se possam trabalhar as expectativas do aluno com relação aquele tipo de texto. Espero não estar sendo muito técnico, ponham a culpa nos meus professores de Linguística Aplicada...

O CD acompanharia ainda o material de estudo.

Bom, no momento o problema é: onde acho o maldito RPG GPL? Confesso que não testei nenhum dos MMORPGs disponíveis para Linux, talvez esteja enganado e eles tenham bastante diálogo. Gostaria mutíssimo da ajuda de vocês, não só para escolher o jogo, como para desenvolver o projeto. Será que teríamos algum interessado por aqui? Quem tiver interesse no projeto também pode entrar em contato pelo meu email, robertobech em gmail.com.

Abraços, e saudações ubuntistas a todos!
256MB RAM, HD 40GB

pedroviski

Cara ótima idéia a sua.
Me interesso pela lingua inglesa desde pequeno graças aos RPGs. É maravilhoso agente entender a missão que o NPC está propondo para agente.
Sempre achei que usar jogos, principalmente RPGs, era um bom caminho para dispertar o interesse da molecada pelo inglês.

Ah cara, e desculpe desvirtuar do linux, mas não daria certo se você usasse o RPG maker do Windows. Claro que com isso vc não mostraria a eles a importancia do software livre, nem memso do Linux. Mas ia dar menos trabalho.

Desejo sorte com o seu projeto.

robertobech

Eu até ando cogitando a hipótese do RPG Maker, mas ainda não descobri como fica a questão da licença nesse caso. Será que posso distribuir os jogos feitos no RPG Maker num projeto desses sem ter licença da fabricante do RPG Maker? E em caso positivo, alguém saberia indicar um bom jogo?

Claro, prefiro jogos de Linux não só pela questão de já ir "contaminando" o aprendiz com o software livre mas também por saber que teria como benefício o apoio da comunidade. Aliás... não tem como rodar os jogos do RPG Maker no Linux não? Mesmo que seja via Wine? De repente dá para arranjarmos isso.
256MB RAM, HD 40GB

pedroviski

Hum, já consehui rodar perfeitamente um jogo feito por uma engine "irmã" do RPG Maker via Wine. Talvez dê certo com o RPGM também. Eu posso tentar.

Quando a licensa, pra distribuir ele legalmente, vc precisaria comprar uma versão do RPG Maker Original. Se bem que acho que essa licensa não vale de nada no ocidente. E nem as penalidades também.