Ubuntu e Xp na mesma máquina. Windows não inicializa

Iniciado por milakalazans, 22 de Abril de 2010, 00:04

tópico anterior - próximo tópico

milakalazans

Oi gente, desculpa.. sou iniciante no Linux, e estou desesperada...
Ano passado tentei por conta própria e instalei o Linux numa partição na minha máquina. Logo em seguida, instalei o XP ( e claro, não pude mais acessar o Linux, tudo bem...)
Enfim, agora reinstalei o Linux, e não consigo acessar o windows. No menu do grub aparece a opção, mas quando seleciono o Xp, aparece algo do tipo:
"arquivo ausente ou corrompido  <windows root>\system32\hall.dll"
As minhas perguntas são as seguintes:
- Se eu reparar a instalação do Windows, eu novamente não conseguirei acessar o Linux?
- Como da primeira vez eu instalei o Windows após o Ubuntu, ficou como F:Windows ao invés de C:Windows. Se eu reparar, vai haver algum problema?   
-Corro o risco de perder meus dados?

Me desculpem, eu estou com muita pressa, e confesso que não pesquisei no fórum problemas semelhantes. O PC não é só meu, e é utilizado para estudo e trabalho.

Muito obrigada

milakalazans

Já que ninguém veio, eu mesma respondo...
No meu caso, tive que acessar, pelo Linux, o arquivo boot.ini:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

E onde tinha "1", eu fui trocando via chutômetro até a coisa funcionar...
Agora estou com os dois SO's e irei migrando pouco a pouco para o ubuntu (falta convencer o pessoal aqui de casa também).
Então é isso gente, espero que ajude alguém.  ;D

toso51

Citação de: milakalazans online 22 de Abril de 2010, 00:04
Ano passado tentei por conta própria e instalei o Linux numa partição na minha máquina. Logo em seguida, instalei o XP ( e claro, não pude mais acessar o Linux, tudo bem...)
Pelo menos até a versão Vista do Windows, para instalar de modo fácil este sistema o HD não pode ter nenhum outro sistema, deve se formatar todo o HD e fazer a instalação deste. Se quiser pode deixar uma partição para o backup.

Enfim, agora reinstalei o Linux, e não consigo acessar o windows. No menu do grub aparece a opção, mas quando seleciono o Xp, aparece algo do tipo:
"arquivo ausente ou corrompido  <windows root>\system32\hall.dll"
As minhas perguntas são as seguintes:
- Se eu reparar a instalação do Windows, eu novamente não conseguirei acessar o Linux?
Se esta reparação que você fala for no sentido de re-instalação acho que tu não conseguirá mais acessar o Linux, pois é provável que tenha que deixar o HD sem nenhum outro sistema operacional, o sistema Windows até o Vista eram assim, só aceitam eles praticamente no HD.

- Como da primeira vez eu instalei o Windows após o Ubuntu, ficou como F:Windows ao invés de C:Windows. Se eu reparar, vai haver algum problema?   
-Corro o risco de perder meus dados?
Por via das dúvidas e se possível o ideal é fazer o backups de seus dados importantes pelo menos em um HD externo ou DVDs. Eu nunca consegui fazer uma instação do Windows após ter já uma instalação de Linux funcionando, ele simplesmente não aparecia a opção de instalar, só depois que eu apagava o(s) linux do HD e deixava sem outro sistema operacional é que aparecia esta opção, isto já faz uns meses atrás quando tentei fazer isto. Por isso, isto que você disse que fez muito surpreendeu-me, isto se fez isto no mesmo HD, se tiver dois HDs acho que isto pode ser possível, mas não posso falar nada a este respeito pois não tenho 2 HDs no meu computador.

Em todo o caso fico feliz que conseguiu por si próprio resolver seu problema. Abraço.
Ubuntu 13.04 - Chromium !

VB5

Citação de: toso51 online 24 de Abril de 2010, 14:22
Pelo menos até a versão Vista do Windows, para instalar de modo fácil este sistema o HD não pode ter nenhum outro sistema, deve se formatar todo o HD e fazer a instalação deste. Se quiser pode deixar uma partição para o backup.

É possível, sim, instalar o Windows após o Ubuntu. Basta que após instalar o Ubuntu você use um particionador ( o GParted, p. ex.) para criar uma nova partição NTFS no espaço livre restante. Ao instalar o Windows ele encontrará essa partição e se instalará nela.

Se esta reparação que você fala for no sentido de re-instalação acho que tu não conseguirá mais acessar o Linux, pois é provável que tenha que deixar o HD sem nenhum outro sistema operacional, o sistema Windows até o Vista eram assim, só aceitam eles praticamente no HD.

Reparar o Windows nun sistema dual-boot não deve trazer qualquer problema. Se for uma reinstalação, o MBR será reescrito, mas você precisará apenas recuperar o Grub ; o Ubuntu não será afetado.

Por via das dúvidas e se possível o ideal é fazer o backups de seus dados importantes pelo menos em um HD externo ou DVDs. Eu nunca consegui fazer uma instação do Windows após ter já uma instalação de Linux funcionando, ele simplesmente não aparecia a opção de instalar, só depois que eu apagava o(s) linux do HD e deixava sem outro sistema operacional é que aparecia esta opção, isto já faz uns meses atrás quando tentei fazer isto. Por isso, isto que você disse que fez muito surpreendeu-me, isto se fez isto no mesmo HD, se tiver dois HDs acho que isto pode ser possível, mas não posso falar nada a este respeito pois não tenho 2 HDs no meu computador.
se

Realmente sempre é recomendável um backup antes de qualquer modificação em partições. Mas como dito acima, é possível fazer isso. No meu trabalho, tenho dezenas de máquinas rodando XP e Linux ( tanto Ubuntu como SuSe) instalados no mesmo HD, sem qualquer problema. O mais fácil e rápido é sempre instalar o Windows primeiro e o Linux depois.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB