Dúvidas com repositório apt-get

Iniciado por delmarwichnieski, 20 de Abril de 2010, 19:36

tópico anterior - próximo tópico

delmarwichnieski

Olá amigos, boa-noite !!!!

Considerando um ubuntu server 9.10 (sem interface gráfica) e sabendo que ele trabalha com o conceito de repositório para os pacotes, tenho ainda algumas dúvidas, apesar de vários estudos sobre apt-get, dpkg e pacotes .deb

dado também que já foi executado apt-get update

A) Qual comando executar para saber a lista de pacotes disponíveis no repositório?

B) Qual comando executar para saber a lista de pacotes instalados no sistema (entre os disponíveis no repositório)?

C) Qual comando executar para saber a lista de pacotes não instalados no sistema (entre os disponíveis no repositório)?

D) Qual comando executar para saber se um determinado pacote está no repositório?

E) Qual comando executar para saber se um pacote está instalado ou não no sistema?

Se alguém conseguir responder a todas 5 perguntas (se é que há comandos para cada uma delas), creio que vai ajudar mais gente, pois não é difícil trabalhar com os pacotes, mas a dificuldade que encontro é em saber sobre as questões acimas, ou seja, identificar a lista de pacotes do repositório, destes identificar quais os instalados e não instalados e também dificuldade em identificar se um pacote específico está no repositório e se está ou não instalado no sistema.

Grato aos colaboradores

Delmar

Tota

Ola,

Não saberia responder de pronto às suas dúvidas, mas olhando no google encontrei dentre vários links, este aqui => http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Explicacao_do_Dpkg_e_Apt

Acredito que indo ao site dos mantenedores dos pacotes, é possível obter estas informações.

[],s

delmarwichnieski

Para a pergunta A) tentei:

apt-cache search *
mas não lista nada

tentei também
apt-cache search [A-Z,a-z,0-9]
mas aí ficou recursivo, me pareceu ter corrido toda lista 3 vezes de A até Z

e não consegui construir a regex para representar *=todos
falta cair a ficha de como é a regex para todos

talvez tenha que colocar um "ou" aí no meio [A-Z,a-z,0-9]
não entendo regex

0tacon

CitarD) Qual comando executar para saber se um determinado pacote está no repositório?

sudo apt-cache search nomedopacote
Não precsa ser o nome exato. Se você quer achar o Opera por exemplo, basta sudo apt-cache search opera. Não precisa colocar opera10.50_qt3_gcc4.deb ou coisa parecida.

Provavelmente o apt-cache tem a resposta para as suas outras perguntas. Dê uma olhada em man apt-cache

delmarwichnieski

Obrigado aos que responderam

Citarsudo apt-cache search nomedopacote
Não precsa ser o nome exato. Se você quer achar o Opera por exemplo, basta sudo apt-cache search opera. Não precisa colocar opera10.50_qt3_gcc4.deb ou coisa parecida.

Provavelmente o apt-cache tem a resposta para as suas outras perguntas. Dê uma olhada em man apt-cache

Sim, tudo isso aí (manual e --help) já foi muito vasculhado e, inclusive, várias googleadas.

Não consigo usar o search com o * (todos). O desafio consiste em listar todos direcionando, por exemplo. para uma lista txt.

Eu sei que muitos irão dizer, quer ver todos os pacotes, vá para o site oficial.

Mas vejam que o desafio consiste em conseguir fazer uma regex que represente a pesquisa * (todos).

Pois são várias perguntas diferentes que devem produzir resultados diferentes.

Todos os pacotes disponíveis no repositório é uma lista, os instalados é outra, os não instalados é outra. É uma questão de gerencimento.
Imagine que pego um linux que outra pessoa instalou, e quero, facilmente, ver todos pacotes do repositório, quero extrair uma lista com os instalados e outra lista com os pacotes não instalados.

De qualquer forma agradeço as tentativas dos colaboradores neste tópico. Embora as possibilidades aqui apresentadas já foram exploradas, estou querendo algo que não encontramos facilmente, por isso, estou pesquisando e também perguntando em fóruns, pois acredito que neste mundão sempre tem alguém mais letrado e disposto a ajudar.

Ou eu que não estou me permitindo extrair o máximo do man e do help.

irtigor

A) cat  /var/lib/dpkg/available

B) dpkg -l \* ou apt-cache pkgnames (Tem diferença só não verifiquei qual)

C) Deve ter alguma coisa só que você pode comparar os instalados com os disponíveis e pronto.

D) apt-cache search

E) Fiquei cansado de ler o man do apt-cache e dpkg mas o mais simples que me vem a cabeça é o apt-get install pacote -s pra simulação ai é só ler e não precisa de privilégio.