nomes de arquivos da rede Windows com acentos - Resolvido

Iniciado por duff2004, 28 de Maio de 2006, 12:59

tópico anterior - próximo tópico

duff2004

Estou usando o Xubuntu Dapper atualizado e venho encontrando o seguinte problema.
Uso meu computador em redes que tem arquivos compartilhados em PCs que usam o Windows XP, mas, quando tento montar as pastas da rede, os nomes de arquivos que contém caracteres como cedilha e acentos não aparecem corretamente no thunar, console ou qualquer outro lugar pelo qual eu tente acessá-los.
Já fiz inúmeras buscas no google, mas não consegui resolver o problema.
Tentei montar os arquivos editando o fstab e pelo smbmount usando os parametros iocharset=ut8 ou iso=8859-1 e codepage=cp850 ou cp1252.
Também já experimentei, seguindo dicas aqui do fórum, reconfigurar os locales para iso8859-1, mas nada alterou os nomes de arquivos que aparecem com símbolos nos lugares dos caracteres especias.
Este problema também está afetando o openoffice, pois quando vou abrir arquivos que contém os malsinados caracteres recebo uma mensagem dizendo que os arquivos não existem.

Agradeço desde já por qualquer ajuda.

jarbelix

Notei que no Ubuntu Dapper o padrão de codificação é o UTF8. Alguns servidores mais antigos que possuo são Mandriva 2006 que utiliza o iso-8859-1. Quando acesso o servidor através do gnome-terminal não consigo "ver" os arquivos/diretórios com os nomes corretamente.

Para resolver isso fiz uma alteração de configuração dentro do gnome-terminal: Terminal -> Definir Codigicação de Caracter e inclui o "Ocidental (Iso-8859-1). Dessa forma funciona legal. Pena que no gnome-terminal não tenha como salvar essa configuração como default, isto é, todas as conexões que tenho com o servidor tenho que alterar novamente.

Uma outra solução foi instalar o "konsole" que permite "salvar" essa configuração como default. Assim todas as vezes que preciso acessar servidores com codificação "iso-8859-1" utilizo o konsole.

Já li alguma coisa a respeito sobre como "converter" os arquivos de iso para utf. Se for esse seu caso esclareça melhor para podermos lhe auxiliar.

duff2004

Obrigado pela dica, mas ainda não resolveu o problema. Instalei o konsole mas mesmo alterando a codificação de caracteres não mudaram os nomes dos arquivos de rede que continuam aparecendo errados quando possuem caracteres como acentos ou cedilha.
Ainda, o problema que venho enfrentando não ocorre só no terminal, mas também acontece quando uso o gerenciador de arquivos (thunar no xubuntu) e o openoffice (esse não abre os arquivos acentuados).

jarbelix

Citação de: "duff2004"Ainda, o problema que venho enfrentando não ocorre só no terminal, mas também acontece quando uso o gerenciador de arquivos (thunar no xubuntu) e o openoffice (esse não abre os arquivos acentuados).

Só uma pergunta: esses arquivos/diretórios foram criados no Ubuntu Dapper ou em outra versão anterior.

Pergunto isso pois tive um problema desse quando aproveitei o meu "home" (que estava em outra partição). Antes tudo funcionava com o Mandriva. Depois que migrei para o Ubuntu Dapper tive que converter esses arquivos/diretórios.

duff2004

Os arquivos que tento acessar estão em um servidor com Windows XP.  Foram todos criados em windows antes que eu conhecesse o ubuntu. O meu diretório home, que contém o diretório onde tento montar a pasta da rede, foi criado com a instalação do xubuntu dapper e está em uma partição separada do computador.

jarbelix

Cara, fiz um teste com o Ubuntu Dapper atualizado hoje  da seguinte forma:

1) Acessei o Menu: Locais -> Conectar ao Servidor
2) Selecionei Tipo de Serviço: Compartilhamento do Windows
3) Coloquei o IP do Servidor (no meu caso usei um Samba)
4) Coloquei no Compartilhamento o mesmo nome utilizado pelo Samba para compartilhar arquivos para as máquinas Windows
5) Coloquei no Nome do Usuário o mesmo usuário que utilizo no Windows para acessar o compartilhamento
6) Coloquei no Nome do Domínio o mesmo domínio utilizado pelas máquinas Windows

Notei na mesma hora a criação de um link no Desktop para o compartilhamento. Cliquei nele e pediu a senha. Coloquei e funcionou normalmente.

Criei diretórios/arquivos com acentos e também consegui abrir os arquivos/diretórios que já estavam no samba.

Não deu problema algum com a codificação. A única coisa é que para ver os arquivos acentuados no terminal (pelo gnome-terminal) tenho que mudar a codificação para iso-8859-1.

Talvez seja algum problema com o thunar, pois no nautilus funcionou legal.

duff2004

Muito obrigado pela ajuda.
Consegui resolver o problema hoje por duas maneiras.

A primeira delas foi usar o comando  sudo mount -t cifs -o iocharset=utf8 //(ip do servidor)/pasta compartilhada /ponto de montagem.
Esse comando montou a pasta com tudo correto.

Para automatizar a montagem no login, inseri a seguinte linha no arquivo /etc/fstab

//(ip do servidor)/pasta compartilhada /ponto de montagem cifs rw,user,auto,iocharset=utf8,umask=000,username=(usuário),password=(senha) 0 0

Assim o sistema está funcionando perfeitamente.