Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento

Iniciado por danielrsj, 13 de Abril de 2010, 19:21

tópico anterior - próximo tópico

danielrsj

Oi pessoal,
Sou um usuário Windows há anos.
Me considero um usuário "avançado", até pelo fato de trabalhar com suporte técnico em ambientes windows(e recentemente linux também)

Aprendi com o linux que devo usar o windows com um usuário que não tenha privilégio de admim na máquina. Dessa forma meu windows fica mais protegido e até mesmo demora a dar pau.

Bom, como prática de formatação em ambientes windows, costumo sempre deixar 2 partições, a C:\ e a D:\, nesta última costumo deixar a pasta "meus documentos" e todos os downloads, fotos, etc...

Assim quando necessito formatar o windows por qq motivo eu formato apenas o c:\ deixando a salvo todos os meus arquivos no d:\

Estou comprando um notebook e quero instalar como sistema principal o ubuntu, e pretento ter algumas máquinas virtuais, algumas para estudo, mas outras com windows mesmo.

Enfim gostaria de uma sugestão da galera do fórum:

Qual a melhor opção para formatar meu HD, de forma que eu possa colocar meus arquivos pessoais em uma partição separada, de preferência que eu consiga acessá-la tanto na máquina linux quanto das máquinas virtuais (se possível) lembrando que terei algumas máquinas virtuais rodando windows?

O que eu quero é que havendo necessidade de formatação, eu não apague os dados dessa partição separada. (como faço hoje no windows).

Eu já fiz algumas instalações aqui na empresa onde eu separei a partição da pasta /home, porém como a partição é ext4 imagino que a máquina virtual rodando windows não conseguiria acessar a partição.

Abraços!

mintuser

Qual o tamanho do seu HD? Vamos supor que seja um de 500 GB. Não creio que seja o melhor particionamento, mas eu faria assim, no caso:

1 GB para Swap
~199 GB para o Ubuntu (formatado em ext4, o padrão)
300 GB para backup e dados pessoais (formatado em NTFS, ou seja, tanto o Windows como o Linux conseguirão ler)

Resumindo:

Sda1: swap - 1 GB (Eu deixo sempre o Swap como uma partição extendida, então essa vai ser a Sda5)
Sda2: Ubuntu - 199 GB (era pra ser 200, mas tem o swap né...)
Sda3: Backup e dados - 300 GB (lembre-se: em NTFS)

Recomendo entrar num live CD do Ubuntu e fazer todas essas partições primeiro, no Gparted, deixa tudo prontinho pra na hora de instalar não dá m****.  ;)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

danielrsj

vc recomenda que a parcição /home seja já essa partição de dados ntfs, ou que eu faça a instalação do ubuntu toda numa partição ext4, inclusive a pasta /home , e além disso crie uma partição ntfs para meus dados.
Lembrando que na segunda opção caso eu precisasse instalar novamente o ubuntu do zero formatando a partição dele eu teria que antes backupear tudo que estaria na minha pasta home, como o desktop, e-mails do evolution, Documentos etc para a partição ntfs primeiro..

att,

mintuser

Citação de: danielrsj online 14 de Abril de 2010, 10:47
vc recomenda que a parcição /home seja já essa partição de dados ntfs, ou que eu faça a instalação do ubuntu toda numa partição ext4, inclusive a pasta /home , e além disso crie uma partição ntfs para meus dados.
Lembrando que na segunda opção caso eu precisasse instalar novamente o ubuntu do zero formatando a partição dele eu teria que antes backupear tudo que estaria na minha pasta home, como o desktop, e-mails do evolution, Documentos etc para a partição ntfs primeiro..

att,

Muitos, a maioria devo dizer, dos usuários Linux recomenda colocar uma partição Home separada. Eu (repito: eu) não compartilho dessa opinião. Prefiro ter uma partição NTFS toda para dados e backup, ou seja, essa partição NTFS seria como um HD só para backup, entende? Mas como não sou a maioria, é recomendado você criar uma partição Home, se, é claro, você tiver muito espaço sobrando. De todo jeito se por um acaso você tiver que formatar o Ubuntu, irá ter que backupear tudo mesmo. Tipo, eu evito entupir meu HD de partições (o HD todo fatiado, como costumo dizer, eheheh...), quanto menos tiver melhor, para mim é mais eficiente ter apenas uma partição de backup, no caso a partição NTFS. Mas se você quiser ter duas (a Home e a partição NTFS) para backup e para ficar mais "seguro", ai já é decisão pessoal.  ;)

Resumindo: Segunda opção, na minha opinião.  :)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

clodoaldops

meu pc de 80gb tá assim

hda1...ntfs...20gb...windows
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...18gb.../...ubuntu 9.10
hda4...ntfs...40gb...backup ( fotos/videos/musicas/documentos)

deixei 2gb de swap e minimo de 10 a 15gb p/ partição raiz/sistema ( / ) conforme o tutorial do ubuntu do GDH
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/

tá funcionado muito bem desde o ubuntu 8.04

sempre faço uma instalação limpa do SO...nunca atualizo a versão

se fosse usar apenas ubuntu eu faria assim
hda1...ext4...15gb... / (raiz)
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...23gb... /home
hda4...ntfs...40gb... backup

acho mais seguro deixar os arquivos numa partição separada!

mintuser

Citação de: clodoaldops online 14 de Abril de 2010, 16:43
meu pc de 80gb tá assim

hda1...ntfs...20gb...windows
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...18gb.../...ubuntu 9.10
hda4...ntfs...40gb...backup ( fotos/videos/musicas/documentos)

sempre faço uma instalação limpa do SO...nunca atualizo a versão [...]

O mesmo aqui, sempre formato de 6 em 6 meses para instalar do zero.

Quanto as partições, passou de três já é muito pra mim. Aqui é só o Swap, partição do Linux Mint/Ubuntu e os dados/backup, já é o bastante.