ogg mais pesado que mp3???

Iniciado por adriana, 28 de Julho de 2011, 23:44

tópico anterior - próximo tópico

adriana

O comando usado foi

for i in *.mp3; do ffmpeg -i "$i" "${i%.mp3}.ogg";done

Na pasta original havia 135 arquivos, totalizando 482MB. Todos foram convertidos, mas a pasta nova ficou com 953,5MB.  :o :o

Alguém tem uma sugestão de como manter - ou melhor ainda reduzir o tamanho final, sem perder qualidade?? ???

O que fiz de errado? O ogg não deveria ser mais leve???

rjbgbo

acho que o ogg gera arquivos maiores que o mp3, até cheguei a testar p/ comprovar
mas dê uma busca no google, tem muito material que fala, como usar melhor essas compressões desses arquivos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

niquelnausea

depende da qualidade final do arquivo (taxa de amostragem e frequência). tanto o formato mp3 quanto ogg geram percas de qualidade, você pode converter um arquivo em mp3 com 4mb (128kbps e 44.1KHz) para um com 20mb (320kbps 48KHz) que a qualidade será a mesma.pelos testes que ja fiz o ogg tem qualidade superior ao mp3, porem é menos difundido.

adriana

 Alguma dica de como manter o tamanho e a qualidade ????? Como ficaria o comando para isso no terminal???

niquelnausea

Citação de: adriana online 29 de Julho de 2011, 13:20
Alguma dica de como manter o tamanho e a qualidade ????? Como ficaria o comando para isso no terminal???

não é muito vantajoso converter um arquivo em mp3 para ogg, ele pode ficar menor, mas a qualidade também ira diminuir. para arquivos em mp3 o "ideal" seria 320kbps com 44.1KHz, porém se você preferir, arquivos com taxa variável (vbr entre 6 a 320kbps) conseguem ser menores que os 320kbps constantes, mas as percas são maiores.
tenho atualmente 4461 musicas no pc, como escuto elas somente no pc (com auto falantes bem ruins) ou no celular, costumo converter todas para mp3 com 128kbps e 44.1KHz, mesmo as que já estão em mp3 mas com um bitrate superior a 128kbps, perco qualidade, mas ganho em espaço (atualmente hds são baratos, mas mesmo assim prefiro mp3 com tamanho reduzido). existem diversos formatos de áudio, o flac é uma boa opção, já que ao contrario do mp3, ele é um formato sem perdas, ou seja, se você fizer uma cópia de um disco, com esse formato ele terá a mesma qualidade que o original.
mas lembre-se que não é possível "melhorar" a qualidade de um arquivo de áudio, o melhor é ripar novamente o disco com o formato e os parâmetros desejados.
sobre a conversão, um bom programa é o "soundconverter", fiz alguns testes com ele aqui é a qualidade ficou boa, o melhor é que ele possui interface gráfica (facilitando ainda mais a sua vida ;D).