Modem Huawei E1756 (Vivo 3G) no Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Iniciado por christianoribeiro, 02 de Abril de 2010, 09:59

tópico anterior - próximo tópico

christianoribeiro

Como configurar esse modem no Ubuntu 9.10. (É uma pergunta, pessoal; estou sem ponto de interrogação.)

O vendedor da Vivo me garantiu que ele instalaria automaticamente no Linux, mas com o Ubuntu o modem sequer é lido no seu conteúdo interno.

PS. Estou dando uma última chance para meu EEEPC 701 ( PC4G ) no Linux (Ubuntu 9.10), até estou satisfeito, mas não consigo configurar o teclado, daí a ausência de ponto de interrogação.

Tota

Ola,

Você leu meu tutorial sobre o 701 aqui no fórum? => leia

O teclado é a coisa mais fácil de configurar.

Para a interrogação você precisa teclar <Alt Gr> + <w>

Todos os caracteres à direita  das teclas exigem o grego alternate ( Alt Gr )

Vá em sistemas => preferências => teclado e verifique:

Disposições => brasil => aplicar a todo o sistema.

procure o applet keyboard-lock-keys no gerenciador de pacotes synaptic, instale

Clique com o direito em uma parte de sua barra de tarefas ( em Linuxês => Painel ) e escolha => adicionar ao painel, selecione o klkeys e reinicie a parte gráfica.

quando abrir o Gnome você terá no painel como visualizar os indicadores de letras maiusculas, num lock e scroll lock que nos eeepc não vêm com as luzes indicadoras.

Para seu modem basta plugar ele na USB ( ele será reconhecido como um dispositivo de dados, ou mass storage ) clique com o direito e selecione => ejetar

Não remova o modem, pois ao ejetar ele será reconhecido como o seu modem corretamente.

procure no forum pelo texto => modemswitch para automatizar o processo.

Remova via gerenciador synaptic tudo o que voce não usa, gravador de cd e qualquer pacote referente a cd/dvd, Gimp, vinagre, temas desnecessários, gnome orca, etc.

com isto seu ssd de 4 gigas vai ficar até grande para a máquina.

No meu eeepc 701 o Ubuntu roda com 1 giga em tamanho, sobrando 3 gigas para meus arquivos e mais um sdhc de 8 gigas que comprei também para isto.

Para o vídeo ficar bala, instale via synaptic ( no 9.10 ) os pacotes mesa, mesa-dri,  intel, xorg-intel e você terá 3D para instalar também o compiz-settings-manager para habilitar o cubo das áreas de trabalho,  o expo e o alternador shift.

procure no gnomelook os ponteiros de mouse => silver e instale a versão bronze. ( são maiores e mais apropriados para a tela de 7" )

finalmente => sistema => preferencia => aparência => fontes e selecione tudo para tamanho 9

Depois é só humilhar os colegas...

( desculpe se errei em algo, estou postando de um eeepc 901-h com tela de 10 e Ubuntu 10.04, fiz este post "de  cabeça", pois o meu 701 está com minha filha que usa nas aulas de chinês )

christianoribeiro

Obrigado Tota pela sugestão do teclado. E quanto ao modem?

Andreson Goveia

Tenho este mesmo modem, que comprei segunda feira, e funciona perfeitamente, ele intala automaticamente (se não me engano) no 9.04 para baixo, mas é facil resolver, abra o terminal e entre no dispositivo (modem).
para isto utilize o comando

$cd /  --> para entrar na pasta padrão
$cd media
$cd VIVO_INTERNET -->(está escrito em maiúscula mesmo no modem(é o nome do modem))(acho que é este o nome)
qualquer coisa digite a letra V e tecle tab para ele auto completar.

dentro do modem continue

$cd Linux  -->(acho que é esse o nome da pasta, se não for me corrija)
$ls -->para ver os arquivos que estão na pasta
$sudo bash install

Vai aparecer uma mensagem no terminal (vai apagar tudo do terminal e só vai ficar esta mensagem

tecle enter, pronto seu modem esta instalado, toda vez que você ligar seu note e espetar o modem ele vai iniciar automaticamente e tambem reconhecer o modem.

PS: não aparece o modem na configuração de redes (icone no canto superior direito, no padrão), porque ele instala em uma pasta que só ele usa, não o sistema.

Se a dica der certo posta ai, se não der certo quando eu chegar em casa (é estou no trabalho, trabalho a noite), coloco o caminho e os comando corretos, mas acho que vai dar certo sim.

[]s.

Andreson