Tentando restaurar grub de diversas formas, nada dando certo.

Iniciado por Aurgelmir, 05 de Abril de 2010, 23:23

tópico anterior - próximo tópico

Aurgelmir

Ae galera, tive que reinstalar o Windows 7 aqui no PC e ele acabou engolindo o grub (pro meu desespero), mas olhei e a minha partição do Linux ainda estava lá. Fui então atrás de diversas formas de restaurar o bendito do grubs. Peguei o live cd do 9.10, quando eu ia pro terminal e colocava o comando grub, ele dizia que grub não existia e que eu podia consegui-lo através de sudo apt-get install grub, não tentei, pois não havia conseguido configurar a net no cd. Tentei várias vezes a mesma coisa, sem sucesso. Ae fui tentar o cd do 9.04 (32-bit, o do 9.10 é 64-bit), o bendito grub estava lá.

Tentei seguir o seguinte tutorial
http://roshan18.wordpress.com/2008/02/03/reinstalling-grub-boot-loader/

Após analisar no gparted, lá dizia que havia uma partição extendida no /dev/sda3, o linux no /dev/sda5 e o linux-swap no /dev/sda6

Seguindo as intruções do link que passei, quando cheguei na parte gru> root (hd0,4) (no meu caso), ele dava "Error 21: Selected disk does not exist", tentei, tentei e o erro continuava aparecendo. Ae fui pra outro tutorial, esse http://www.viamais.net/blog/?p=215#comment-2073

Coloquei os seguintes comandos
sudo su
mkdir root
mount -t ext3 -o rw /dev/sda5 /
mount -t ext3 -o rw /dev/sda5 /home/ubuntu/root
cp -R /home/ubuntu/root/boot/grub /boot/home/ubuntu/root/sbin/grub-install /dev/sda

Quando tento o último comando, aparece o seguinte erro: "cp: objetivo `/dev/sda' existe, mas não é um diretório"

Então decidi continuar com o primeiro tutorial, e por milagre, eu coloquei o comando grub> root (hd0,4), não deu erro, não apareceu nada, então acho que deu certo, ae coloquei o comando grub> setup (hd0) e o seguinte erro apareceu:

"Checking if "/boot/grub/stage1" exists... no
Checking if "/grub/stage1" exists... no

Error 15: File not found"

Alguém tem idéia de como faço pra solucionar isso, todas as formas de restaurar grub que encontrei eu tentei e nada deu certo, tentei inclusive um programa chamado UNetbootin, mas ele ficava dando o maldito Error 15: File not found, e eu também não conseguia acessar o ubuntu por ele (aparecia uma tela, cheio de informação, esperei em torno e 1 minuto, nada de iniciar o ubuntu, ae reiniciei)

Só não reinstalo o Ubuntu pois não quero perder meus favoritos do mozilla de lá (só tenho 3 ou 4 programas instalados fora os que vem, o resto eu faço backup), se alguém conseguir me dar uma idéia de como eu consigo ter acesso aos favoritos do Mozilla do meu Ubuntu eu esqueço dessas maneiras que não dão certo pra mim e vou reinstalar. Outra maneira seria instalar o grub via windows, tem alguma forma além desse tal UNetbootin?

Não sei se é importante, mas aqui vai a imagem do meu gparted após essas várias tentativas de restaurar o bendito grub

Desculpem a imensa quantidade de texto, mas foi o jeito, obrigado.

Editado: galera, para completar, após eu reiniciar o PC (depois de postar isso inicialmente) e tirar o CD do Ubuntu, está aparecendo a seguinte mensagem "Reboot and Select proper boot device or insert Boot Media in selected boot device and press a key."

Hoje não é meu dia de sorte.

RxDx

Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Aurgelmir

Citação de: RxDx online 06 de Abril de 2010, 00:50
Google -> Super Grub Disk -> Im Feeling Lucky
Que eu saiba o Super Grub Disk é instalado com o UNetbootin. Tentarei denovo, postarei os resultados, mas acho que não vai dar certo, pois não consigo mais entrar no Windows devido ao último erro citado (em negrito) "Reboot and Select proper boot device or insert Boot Media in selected boot device and press a key."

Alguma idéia?

Editado: galera, uma das dicas do link que o caiovicente passou acabou dando certo, só que agora o problema é outro, antes, quando eu reiniciava o PC (e tirava o Ubuntu Live CD) estava aparecendo o erro "Reboot and Select proper boot device or insert Boot Media in selected boot device and press a key.", agora, logo após a primeira tela que aparece depois da reiniciciação, apareceu o seguinte

[ Minimal BASH-like line editing is supported.   For
        the   first   word,  TAB  lists  possible  command
        completions.  Anywhere else TAB lists the possible
        completions of a device/filename. ]

grub>

A dica que usei pra instalar o grub foi a seguinte
sudo fdisk -l
sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Disse que deu certo, mas agora to com o problema que citei acima, alguma dica?

Vlw.

caiovicente

tenta reinstalar o grup desse jeito, que esta no link que eu passei

II- Solução Alternate CD :

1- Inicie com o Alternate CD do 9.10
2- Escolha "Recuperar um sistema defeituoso" (Rescue a broken system)
3- Prossiga escolhendo linguagem, configurando o teclado e vá dando enter até a tela "Entrar em modo de recuperação".
4- Escolha agora onde está o seu Ubuntu (sda1,ou. sda2,ou,...sda7, etc.) e continue.
5- Agora é só marcar "Reinstalar o carregador de inicialização Grub"e continuar.
6- Digite : (hd0) 
7- O Grub 2 será reinstalado e voltará a tela anterior.
8- Escolha Reinicializar o sistema

Aurgelmir

O último método de restauração do grub que usei foi um dos métodos citados no link que você mandou, mas creio que eu usei um método para restaurar grub legacy e não o grub 2.0. Ele não reportou erros, mas ficou do jeito que já falei, na segunda tela, após o PC ser ligado, aparece

[ Minimal BASH-like line editing is supported.   For
         the   first   word,  TAB  lists  possible  command
         completions.  Anywhere else TAB lists the possible
         completions of a device/filename. ]

grub>

Vou tentar as formas para restaurar grub 2.0, se der certo, posto aqui.

E o que seria esse alternate CD?

Vlw.

Aurgelmir

Ae, tentei a primeira forma de restaurar o grub 2.0

sudo fdisk -l
sudo mount /dev/sda5 /mnt
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

E deu certo! Só tem um pequeno inconveniente, na lista de seleção, quando seleciono o windows 7 ele vai para outra tela com escolha de 2 windows 7 (que nem como estava antes, no primeiro post do tópico, 1 dos windows 7 funciona, o outro não), tem como fazer de assim que clicar no windows 7, na lista que contém windows e linux, ele carregar direto o windows 7 e não ir para a tela de seleção dos 2 windows 7 (um bom o outro nem existe, já que tenho só 1 partição com windows, deve ter sido algum bug, sei lá).

É isso, aos que me ajudaram, muitíssimo obrigado.

vitolla