Funcionar Live USB no Pen drive Kingston em PC velho

Iniciado por RonaldoRG, 03 de Abril de 2010, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

RonaldoRG

Olá pessoal. Espero que estejam bem.

Eu tenho um PC velho (de 2000) com windows instalado e to tentando rodar um live USB do Ubuntu 9.10 nele.
O problema é que quando eu utilizo o live USB gravado no pen drive da Kingston de 4G, o PC acusa erro de boot.

Já testei esse mesmo pen drive em outros PC mais novos e deu certo. Portanto o problema não tá nele.
Peguei outro pen drive de 2G, criei o live USB e funcionou beleza no PC velho.

Então este PC não tá aceitando o pendrive da Kingston, e queria a ajuda de vocês pra solucionar esse problema.

A placa do PC é da pcchips. Já pesquisei na internet e nada ajudou a resolver.

Grato pela ajuda. Boa páscoa.
Ubuntu 12.04

mstr

pesquisei um monte para fazer a instalação em um notebook

da pra dizer o seguinte o pendrive deve ser formatado em vfat16 que no máximo reconhece 2g e se formatar em vfat32 reconhece um monte, mas não funciona, da erros e etc...

tenho 1 de 1G e vários de 8G e somente no de 1G a coisa funcionou para o linux e para o windows

mesmo particionando 1G no fdisk nos de 8G, não vai, testei

espero ter ajudado

velox256

Pergunta besta: já confirmou se a sua máquina tem a capacidade de dar boot por dispositivos USB?

Citação de: RonaldoRG online 03 de Abril de 2010, 22:04
Olá pessoal. Espero que estejam bem.

Eu tenho um PC velho (de 2000) com windows instalado e to tentando rodar um live USB do Ubuntu 9.10 nele.
O problema é que quando eu utilizo o live USB gravado no pen drive da Kingston de 4G, o PC acusa erro de boot.

Já testei esse mesmo pen drive em outros PC mais novos e deu certo. Portanto o problema não tá nele.
Peguei outro pen drive de 2G, criei o live USB e funcionou beleza no PC velho.

Então este PC não tá aceitando o pendrive da Kingston, e queria a ajuda de vocês pra solucionar esse problema.

A placa do PC é da pcchips. Já pesquisei na internet e nada ajudou a resolver.

Grato pela ajuda. Boa páscoa.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

RonaldoRG

CitarPergunta besta: já confirmou se a sua máquina tem a capacidade de dar boot por dispositivos USB?
Sim, ele dá boot pelo USB. Como eu postei:
CitarPeguei outro pen drive de 2G, criei o live USB e funcionou beleza no PC velho.
O problema é que não dá boot pelo pen drive de 4Gb, só funciona no de 2Gb.

Acho que é como o mstr falou, mesmo particionando o de 4Gb para menos de 2Gb não funciona.
Então o meu PC mais velho não dão boot em pen drive com mais de 2Gb.

Eu queria usar o de 4Gb porque posso colocar alguns dados nele. Então tenho que decidir se eu fico com o de 2Gb pra ser mais aceito pelos PCs, ou com o de 4Gb para caber mais dados.

Será que não tem um jeito pra fazer o PC velho funcionar com o pen drive de 4Gb?

Obrigado pelas respostas. Abraços.
Ubuntu 12.04

velox256

Êita, tô ficando ceguinho, não vi o lance de ter funcionado com pendrive de 2GB, hehehehe... Posso estar falando algo radical, mas vc pode tentar atualizar a sua bios caso vc queira mesmo usar o pendrive de 4GB, mas isso é meio perigoso de ser feito, se baixar a bios errada e a placa-mãe não tiver a opção de bios recovery, já era...

Citação de: RonaldoRG online 05 de Abril de 2010, 09:09
CitarPergunta besta: já confirmou se a sua máquina tem a capacidade de dar boot por dispositivos USB?
Sim, ele dá boot pelo USB. Como eu postei:

CitarPeguei outro pen drive de 2G, criei o live USB e funcionou beleza no PC velho.
O problema é que não dá boot pelo pen drive de 4Gb, só funciona no de 2Gb.

Acho que é como o mstr falou, mesmo particionando o de 4Gb para menos de 2Gb não funciona.
Então o meu PC mais velho não dão boot em pen drive com mais de 2Gb.

Eu queria usar o de 4Gb porque posso colocar alguns dados nele. Então tenho que decidir se eu fico com o de 2Gb pra ser mais aceito pelos PCs, ou com o de 4Gb para caber mais dados.

Será que não tem um jeito pra fazer o PC velho funcionar com o pen drive de 4Gb?

Obrigado pelas respostas. Abraços.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Tota

Ola,

Partindo-se do principio que se ele boota uma partição Fat de 2 gigas e o limite de alocação da Fat é 4 gigas, não tem porque não funcionar um pen de 4 gigas, mesmo em Fat32

se fez o pen pelo criador de pen inicializavel  do Ubuntu e alterou para mais o persistent mode não boota mesmo ( é bug do pacote)

Instale o unetbootin original e depois acerte o persistent mode pelos topicos aqui do forum.

Eu tenho um de 8 gigas que roda tranquilamente, logo um de 4 vai sem problemas.

Resta saber se este pen é original ou "oliginal" pois tem muito pen falso na praça

RonaldoRG

Citar... mas vc pode tentar atualizar a sua bios caso vc queira mesmo usar o pendrive de 4GB ...
Ai não vale a pena correr o risco não. rsrsrsrs.

Citar...se fez o pen pelo criador de pen inicializavel  do Ubuntu e alterou para mais o persistent mode não boota mesmo...
Eu fiz pelo Criador de disco USB inicializavel, mas não fiz esse persistent mode. Você poderia me passar alguma coisa sobre isso?

CitarResta saber se este pen é original ou "oliginal" pois tem muito pen falso na praça
Eu testei Kingston no site do fabricante e é original.

Agradeço pelas resposta pessoal, então continuo na pesquisa dessa solução, qualquer ajuda é bem vinda.
Abraço.
Ubuntu 12.04

RonaldoRG

Intalei o unetbootin e criei o USB inicializável por ele no pendrive de 4GB e continua a mesma coisa, aparece a mensagem ERROR BOOT.
Vou procurar sobre esse "persistent mode" pra vê se funciona.
Ubuntu 12.04

Fabio-Arthur

Boa Noite! Senhores não tenho o mesmo problema mas como os assuntos são parecidos resolvi buscar ajuda aqui. Depois de criar um Live USB e instalar o ubuntu 9.10 , percebi que o programa que criou o live usb dividiu o meu pen drive em duas partições de 1 GB. acontece que somente uma é reconhecida. a outra simplesmente não aparece em nenhum programa do linux ou windows. eu só consigo ver essa partição através do HP USB Disk Storage Format Tool mas este também não consegue formatá-la para que possa ser reconhecida pelo ubuntu ou windows. alguém sabe o que poso fazer para recuperar essa partição? a minha intenção é voltar a ter um pen drive de 2Gb mas primeiro estou tentando salvar o outro 1GB. Obrigado!

Adalberto Taylor

Fabio;
$sudo apt-get install gparted
$sudo gparted

Exclua todas as partições, e crie uma nova partição, no windows apenas uma é reconhecida mesmo.

Ronaldo, veja no setup como sua pendrive é reconhecida, tenho 2 pendrives de 4gb um cruzer u3, e um cruzer blade, um reconhece como USB-FDD e o outro como USB-ZIP, e eu removi o launchpad do u3.

Fabio-Arthur

Fabio-Arthur

Adalberto, fui no gparted e primeiramente ele não libera a opção de excluir a partição. e também não acha a segunda partição do meu pendrive que está "oculta". até agora só o programa HP USB Disk Storage Format Tool reconheceu a 2 partição mas não consegue formatá-la. vou continuar procurando uma solução e obrigado pela ajuda.

Tota

Olá
Para o gparted poder formatar seu pen é obrigatório desmontá-lo antes.

Em linha de comandos pode-se utilizar o fdisk para isto.

[]'s

RonaldoRG

CitarRonaldo, veja no setup como sua pendrive é reconhecida, tenho 2 pendrives de 4gb um cruzer u3, e um cruzer blade, um reconhece como USB-FDD e o outro como USB-ZIP, e eu removi o launchpad do u3.

Ok Adalberto vou verificar e posto aqui o resultado. Ele reconhece o pendriver quando vou no gerenciador de boot, mas na hora que ele vai arrancar aparece a mesnsagem de erro de boot.
Ubuntu 12.04

Fabio-Arthur

TOTA, mesmo desmontabdo ele o gparted só reconhece 1Gb até agora não consegui fazer o outro 1GB ser "visto" pelo pc. o único programa que o viu foi o HP USB Disk Storage Format Tool mas não consegue formatá-lo. ele acha o drive f: e um HD1 ambos com 1Gb mas só o f: é acessado.