Associação tipos de arquivos - programas

Iniciado por DouglasCaixeta, 26 de Julho de 2007, 16:09

tópico anterior - próximo tópico

DouglasCaixeta

Olá pessoal,

Como eu faço para desassociar um tipo de arquivo a algum programa no Linux?

Eu fui abrir uma página HTML e abri com o NVU. Agora toda vez que eu clico duas vezes em um arquivo HTML ele tenta abrir com o NVU, mas este já foi desinstalado. Como faço para mudar o padrão?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

clcampos

Experimente fazer a mesma associação que fez para o NVU com outro programa, assim quando clicar em um link ele abrirá este novo aplicativo associado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

DouglasCaixeta

Olá,

Tentei isso mas não funciona. Porque o programa que eu quero como padrão já está naquela lista do Abrir com.

Eu quero que a extensão .PHP abra com o gedit.

The Ubuntu Counter Project - user number #14600

vampire_thunder

Como faço para criar uma associação para uma extensão dupla?
Tenho uns arquivos feitos no JClic, que possuem a extensão .jclic.zip. Se eu vou pelo tradicional "abrir com", ele associa apenas a extensão .zip, o que eu não quero. Na verdade, gostaria que essa extensão dupla abrisse diretamente no jclic.
Sei que tem um arquivo do sistema que você define, mas não sei qual é.

vampire_thunder

Tentei o Ubuntu Tweak, mas não vi a opção de criar uma nova associação. Mas na comu do Ubuntu consegui uma solução:

1. Criar com o "assogiate" (como usuário normal mesmo) o mimetype "application/jclic", assim:
+ aba "general":
- category: multipurpose files
- name: application/jclic
+ aba "related types"
- coluna "parent types": application/zip
+ aba "filenames"
*.jclic.zip
*.clic
2. rodar o comando "update-mime-database ~/.local/share/mime"
3. alterar o arquivo "/usr/share/applications/jclic.desktop" (como root):
inserir a linha "MimeType: application/jclic" após a linha "Type=Application"
4. rodar o comando "update-desktop-database" (como root").
Se mesmo assim não funcionar, tente fechar a sessão e abrir novamente
Aqui está funcionando agora, mas pelo que vi, é bem fácil da gente quebrar essa associação. Uma pequena alteração que a gente faça e de repente o negócio não funciona mais...
Referência:
http://library.gnome.org/admin/system-admin-guide/stable/mimetypes-database.html.en
Não é a solução ideal, porque os arquivos "*.clic" estão marcados como um tipo de zip, o que não é verdade, mas parece que funciona...

Um agradecimento a José Vitor!