Transição do Win e dúvidas sobre segurança e virtualização

Iniciado por nachos, 19 de Abril de 2010, 09:54

tópico anterior - próximo tópico

nachos

Olá, pessoal! Não sei se aqui é a área correta pra postar essa dúvida, mas espero que vocês possam me ajudar.

Eu jogo poker online e preciso manter a segurança de minhas contas intactas para que possa jogar com segurança sem ter medo de algum ataque nas e-wallets e poker clients que acesso diariamente. No entato o problema é que eu não posso abrir mão do Windows uma vez que todos os aplicativos que eu utilizo só rodam neste OS.
Além disso utilizo o computador para aplicações triviais como msn, internet, office e também gosto de assistir filmes hd 720/1080p.

Li recentemente que o linux é bem mais seguro que o Windows e também me fascinei ao rodar o ubuntu e o opensuse pelo live cd. O fato de serem software aberto e com interface tão amigável me agradou bastante.

Agora vem o ponto chave: quão mais seguro estarei ao usar o Linux como meu OS para aplicações do dia-a-dia e os programas de poker numa maquina virtual rodando Windows 7? O uso dessa maquina virtual pode deixar meu sistema muito lento? Pois os programas de poker junto a um tracker de database podem gastar bastante memória...

Vocês acham que essa transição pode ser exagero da minha parte? Isso pode me dar muita dor de cabeça? Enfim, é recompensador fazer todo este trabalho?

RESUMO: Preciso de uma plataforma que me de total segurança para utilizar e-wallets e fazer transações via internet, mas também é necessário utilizar programas específicos windows sem perda de rendimento do pc. O que fazer?

Meu hardware hoje é:

Intel E2200
Gigabyte GA-G41M-ES2L
2GB RAM
Placa de som Asus Xonar DX
Impressora HP F4480

mpmoraes

Se você hoje tem alguma confiança no windows, faça instalação dual boot.
Assim você fica com o linux e o windows na mesma máquina, em partições diferentes.
Ou como você diz, através de uma máquina virtual também é possível instalar o windows.
Mas o desempenho vai realmente depender da configuração da sua máquina.
Quanto a segurança, além das especificidades de cada sistema operacional (linux e windows) utilitários de segurança são recomendados como um bom firewall (para linux recomendo o firestarter e para windows o zone alarm) e um bom anti-vírus (para linux recomendo o clamav e para windows o avast).
Quando você instalar o windows na máquina virtual será como se você tivesse um micro dedicado ao esse sistema e deverá contemplar (instalar) todos os recursos de segurança necessários.
Você pode muito bem pegar vírus no windows que está na máquina virtual e ter seu linux sem "infecção".
Outra coisa que vale à pena lembrar é sobre a questão de segurança oferecida pelas empresas de que somos usuários de seus serviços.
De que adianta sua máquina estar 100% segura se seu Banco, por exemplo, não possui recursos de segurança que te protejam.
De que adianta sua máquina estar 100% se o prórpio usuário se mostra imprudente em seu uso.
Opero com 3 Bancos via Linux e nunca tive problemas, nem de invasão e nem de vírus.
Em minha máquina virtual tem o xuxa park (xp) que minha esposa usa e lá o que rola de vírus...
Mas fazendo uso consciente e tendo as preocuapções mínimas como rodar um anti vírus e ter um firewall ajudam e muito.
Apesar de usar o firestarter como firewall no meu linux, uso o zone alarm no windows que está em minha máquina virtual, acho melhor pecar por excesso que por falta.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

nachos

A ideia é utilizar o Win 7 em máquina virtual pois eu não queria ter que ficar reiniciando o sistema, além disso eu quero utilizar o Windows só para utilizar os softs de poker e o browser SÓ para acessar as contas nos bancos. NADA MAIS.

Eu tenho uma licença do Kaspersky aqui rodando no windows.

O ponto da questão é saber se isso realmente é necessário para minha segurança (não sou um usuário desleixado) e também se a queda no desempenho é grande.

Meu sistema eu postei no fim do post original.

mpmoraes

Se você rodar a máquina virtual ao mesmo tempo que estiver executando tarefas básicas (suite de escritótio, internet) o desempenho cairá, mas nada que faça com que você deprimido vá dormir na pia. rs
Caso rode com operações mais pesadas (edição de vídeos ou recursos que usem mais a parte "mecânica" da máquina), poderá demorar um pouco mais.
Meu amigo, se você já está com o linux na máquina, bota pra rodar...
Por aqui assumo as consequência do modelo "Tentativa e Erro"...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

mintuser

Citação de: nachos online 19 de Abril de 2010, 09:54

Agora vem o ponto chave: quão mais seguro estarei ao usar o Linux como meu OS para aplicações do dia-a-dia e os programas de poker numa maquina virtual rodando Windows 7? O uso dessa maquina virtual pode deixar meu sistema muito lento? Pois os programas de poker junto a um tracker de database podem gastar bastante memória...

Se você usar um antivírus no Windows na máquina virtual e praticar o bom senso ao navegar na internet (não abrir links desconhecidos, emails estranhos, etc...) você estará bem seguro sim.

Vocês acham que essa transição pode ser exagero da minha parte? Isso pode me dar muita dor de cabeça? Enfim, é recompensador fazer todo este trabalho?

Não é exagero. Mas se fosse eu, manteria o Windows somente, não precisaria de "todo esse trabalho". Mas se você gostou do Ubuntu e quer usa-lo, vale a pena. Só não o force muito, pois pode dar problemas.

RESUMO: Preciso de uma plataforma que me de total segurança para utilizar e-wallets e fazer transações via internet, mas também é necessário utilizar programas específicos windows sem perda de rendimento do pc. O que fazer?

Meu hardware hoje é:

Intel E2200
Gigabyte GA-G41M-ES2L
2GB RAM
Placa de som Asus Xonar DX
Impressora HP F4480

Creio que vá ficar um pouco lento numa máquina virtual, eu colocaria mais 2 GB de ram ae para ficar tranquilo. Apesar do Windows ser mais leve que o Vista, ainda exige muito, ainda mais para uso em uma máquina virtual.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains