atualizar ubuntu sem internet/cdrom

Iniciado por diego_fernandes05, 23 de Março de 2010, 10:21

tópico anterior - próximo tópico

diego_fernandes05

Bom Dia pessoal...

Eu pesquisei pelo fórum, mas não achei algo em específico que eu consegui compreender legal...seguinte

Uso ubuntu 9.10 em casa e no trabalho... só que em casa eu não tenho mais internet e pra piorar de vez, sem cd/dvd (leitor estragou depois de anos de bons serviços prestados)

minha dúvida é o seguinte... quando eu tinha internet, deixei meu ubuntu redondo... mas agora preciso instalar alguns pacotes e tudo mais...e estou querendo deixar tudo em um só hd (uso 2 atualmente), e mudar alguns tamanhos de partições e talz... ou seja, terei que instalar tudo do zero (xp, ubuntu)... e tenho cerca de 500mb de pacotes do ubuntu...eu fiz um teste em outro hd, onde salvei os .deb num pen drive e depois executei eles no outro ubuntu (mesma versão, 9.10)... só que ferrou tudo, a tela travava, o driver de vídeo não funcionava..enfim.. não deu certo...

Tem alguma forma de fazer isso de um jeito certo? tipo.. tem que ter uma ordem pra instalação de cada pacote pra que dê certo né?

Obs: não seria possível um aptoncd pois só posso utilizar o pen drive e conexão com internet é impossível.

Obrigado

diego_fernandes05

Lembrando que o download dos pacotes e gerar scripts não é o meu problema (tenho eles no ubuntu do trabalho) ...o meu problema é instalar de forma correta os pacotes que farei backup e os que tenho no trabalho (saber a ordem, pois tentando fazer "dkpg -i *.deb" ele não fica instalado direito)

galactus

Passei por situação bastante semelhante a sua. Fica complicado usar o dpkg -i *.deb pois alguns pacotes obrigatoriamente precisam da internet para serem instalados. São os casos do Flash e do pacote de fontes da MS, por exemplo. No mais, a grande maioria dos outros pacotes são corretamente instalados se você usar o Synaptic mesmo.

Aí vem o caso do uso do APT-OnCD. Todas as vezes que você manda usar o Synaptic primeiro ele "olha" a pasta /var/cache/apt/archives (se não errei o caminho) do sistema. Se ele encontra os pacotes lá, ele mesmo instala tudo na ordem correta. O problema fica com os pacotes que exigem internet.
Neste caso a solução pra mim foi usar o Remastersys depois de deixar um sistema redondo da maneira que eu queria.

Fiz isso na máquina do meu consultório que não possui conexão com a internet. Usei outra máquina com acesso, instalei e atualizei o Ubuntu. Depois instalei todos os programas e codecs que faço uso, incluindo o Wine e depois mandei fazer uma cópia personalizada do meu sistema sem o diretório /home! Com o DVD personalizado em mãos, instalei o mesmo no PC do consultório e pronto! Tava lá tudo o que eu precisava sem necessidade de usar a internet!

Dá uma boa pesquisada sobre ele, tem um monte de tutoriais pela internet e no fórum mesmo tem pelo menos um. É uma mão na roda! Agora tenho um Live-DVD com tudo que eu preciso que posso levar pra onde quiser e completo!  

Para ajudar ainda mais no seu caso, você não tem nem mesmo o leitor de CD/DVD. Neste caso, quando a imagem ISO do Remastersys for gerada, você vai ter que criar um PenDrive de boot da imagem personalizada para poder instalar tudo! Também existem muitos tutorias sobre o assunto! É só pesquisar no São Google com: PenDrive boot Ubuntu! Ou então dar uma olhada neste ótimo tuto do tio Morimoto:

http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-em-pendrives/

Boa diversão!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

diego_fernandes05

CitarPassei por situação bastante semelhante a sua. Fica complicado usar o dpkg -i *.deb pois alguns pacotes obrigatoriamente precisam da internet para serem instalados. São os casos do Flash e do pacote de fontes da MS, por exemplo. No mais, a grande maioria dos outros pacotes são corretamente instalados se você usar o Synaptic mesmo.

Aí vem o caso do uso do APT-OnCD. Todas as vezes que você manda usar o Synaptic primeiro ele "olha" a pasta /var/cache/apt/archives (se não errei o caminho) do sistema. Se ele encontra os pacotes lá, ele mesmo instala tudo na ordem correta. O problema fica com os pacotes que exigem internet.
Neste caso a solução pra mim foi usar o Remastersys depois de deixar um sistema redondo da maneira que eu queria.

Fiz isso na máquina do meu consultório que não possui conexão com a internet. Usei outra máquina com acesso, instalei e atualizei o Ubuntu. Depois instalei todos os programas e codecs que faço uso, incluindo o Wine e depois mandei fazer uma cópia personalizada do meu sistema sem o diretório /home! Com o DVD personalizado em mãos, instalei o mesmo no PC do consultório e pronto! Tava lá tudo o que eu precisava sem necessidade de usar a internet!

Dá uma boa pesquisada sobre ele, tem um monte de tutoriais pela internet e no fórum mesmo tem pelo menos um. É uma mão na roda! Agora tenho um Live-DVD com tudo que eu preciso que posso levar pra onde quiser e completo!   

Para ajudar ainda mais no seu caso, você não tem nem mesmo o leitor de CD/DVD. Neste caso, quando a imagem ISO do Remastersys for gerada, você vai ter que criar um PenDrive de boot da imagem personalizada para poder instalar tudo! Também existem muitos tutorias sobre o assunto! É só pesquisar no São Google com: PenDrive boot Ubuntu! Ou então dar uma olhada neste ótimo tuto do tio Morimoto:

http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-em-pendrives/

Boa diversão!

galactus... eu estava realmente olhando sobre esse remastersys... bom, é uma tentativa... li algumas coisas e vou ver mais algumas coisas até o final de semana (quando pretendo fazer isso)... a boa notícia é que consegui um drive de dvd de um amigo emprestado... ai beleza, mas eu tenho mais algumas dúvidas...

-eu gero a .iso ... mas ela seria de backup (e não live-cd) certo??

-dvd gravado, eu instalo o ubuntu com este dvd ou eu instalo com o cd normal e depois com a .iso gravado eu substituo??

Abraços

galactus

Citação de: diego_fernandes05 online 24 de Março de 2010, 08:24
galactus... eu estava realmente olhando sobre esse remastersys... bom, é uma tentativa... li algumas coisas e vou ver mais algumas coisas até o final de semana (quando pretendo fazer isso)... a boa notícia é que consegui um drive de dvd de um amigo emprestado... ai beleza, mas eu tenho mais algumas dúvidas...

-eu gero a .iso ... mas ela seria de backup (e não live-cd) certo??

-dvd gravado, eu instalo o ubuntu com este dvd ou eu instalo com o cd normal e depois com a .iso gravado eu substituo??

Abraços

1) A imagem ISO gerada pela remastersys é um Live-CD/DVD instalável! A vantagem é que você pode escolher se quer ou não os seus dados da partição /home. Mesmo sem os seus dados, cria uma imagem completa do seu sistema, com todos os programas e codecs que você instalou no PC que tem conexão.

2) Com o DVD gravado você vai fazer uma instalação normal do Ubuntu com essa imagem criada pelo remastersys, a diferença está que o sistema a ser instalado já vem pronto ( quero dizer em relação aos programas e codecs)!

Espero ter esclarecido!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

diego_fernandes05

Citar1) A imagem ISO gerada pela remastersys é um Live-CD/DVD instalável! A vantagem é que você pode escolher se quer ou não os seus dados da partição /home. Mesmo sem os seus dados, cria uma imagem completa do seu sistema, com todos os programas e codecs que você instalou no PC que tem conexão.

2) Com o DVD gravado você vai fazer uma instalação normal do Ubuntu com essa imagem criada pelo remastersys, a diferença está que o sistema a ser instalado já vem pronto ( quero dizer em relação aos programas e codecs)!

Espero ter esclarecido!

Agora sim... pensei que a opção "backup" apenas copiava os arquivos, mas lendo mais sobre, eu vi que ela gera a .iso + a pasta /home (seria o ideal pra mim, pois me poupará tempo na outra instalação)

Obrigado pela explicação galactus... é muito bom contar com a ajuda aqui do fórum, não fosse os posts que sempre vejo por aqui eu ainda estaria quebrando a cabeça pra conseguir logar no ubuntu =P hehehe

Abraços ;D