Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.

Iniciado por Darth Vader, 07 de Setembro de 2009, 23:07

tópico anterior - próximo tópico

Darth Vader

Pessoal, pode parecer um problema bobo, mas ao acessar a pasta Examples no diretório home, eu consigo alterar as permissões dela com o chmod 777, por exemplo, mas o conteúdo fica visível mas não posso abrir nem um arquivo sequer.
Cliquei nela e nas propriedades vi que o dono é root e ela é um link pra pasta example-content que fica em /usr/share/.
Mesmo logando no terminal como root eu não consigo alterar as permissões do conteúdo da pasta.
Se eu for nessa pasta através do 'sudo nautilus', eu consigo acessar o conteúdo.
Daí fica minha questão - onde estou errando nas alterações de permissão deste arquivo?

Desculpem-me se a pergunta parece besta, afinal, a pasta examples é uma pasta que creio que quase ninguém acessa, mas eu quero saber pq se esse problema(?) acontecer em outra pasta que seja mais importante?

Obrigado.

platao

Ola Darth, se vc digitar:

sudo chown  seu usuario  caminho

nao resolve?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

psenna

pelo modo grafico da pra mudar usando o nautilus.
digita: sudo nautilus endereço_da_pasta
clica com o botao direito do mouse na pasta q vc quer mudar a permissão e vai em propriedades.
la vai ter uma aba chamada permissões, e só alterar do jeito q vc quiser.   

Darth Vader

A pasta até que muda, mas o conteúdo não... não consigo entender...

darkdreams

Boas,
tive o mesmo  problema. Embora este post seja antigo, creio que posso aqui colocar a solução para o problema.
A resolução passa por alterar o "dono" ou o "proprietário" da directoria/pasta. Usualmente o problema é causado pela utilização do root para copiar/criar directorias/pastas e ficheiros em vez de ter sido utilizado (correctamente) o nosso superutilizador. Por isso nas permissões dessas directorias/pastas e ficheiros unicamente como root se pode ver esses ficheiros. Podem sempre através do Nautilus alterar 1 ficheiro, mas não descobri como alterar todos os ficheiros de uma pasta e alterar ficheiro a ficheiro é impensável.

Eu também procurava sempre por "alterar permissões" pois é dessa forma que é mostrado quando via nas propriedades, e nunca encontrava a solução, pois as dicas eram para alterar o chmod para leitura, ou executável, etc.
Já conhecia este comando de Unix, mas não me estava a recordar de usar nesta situação.

A solução é alterar o "owner", assim para alterar toda uma pasta e os seus ficheiros, basta fazer na shell (consola):

sudo chown -R nome_do_utilizador: nome_da_pasta

explicação:
sudo - o comando sudo permite o utilizador executar um comando como superutilizador ou como o utilizador especificado no ficheiro sudoers

chown - comando "change owner" que permite alterar o dono e/ou grupo de cada FICHEIRO PARA DONO e/ou GRUPO

-R  - Opção --recursive vai permitir operar o chown em ficheiros e pastas recursivamente

nome_do_utilizador - o nome do utilizador que passa a ser "dono" da pasta ou ficheiro

: - importante usar se pretende alterar também o "grupo" de root para o seu utilizador, exclua se não pretender fazer dessa forma

nome_da_pasta - nome que possui a directoria/pasta

Desta forma altera as permissões de Dono e Grupo.

Podem ver as restantes opções de sudo e de chown com o help na shell.

fiquem bem

Darth Vader

Obrigado pelo esclarecimento, Dark.
É uma excelente dica não só com relação a pasta que eu não conseguia alterar , mas tmb com relação a qulquer pasta que apresente o mesmo comportamento esquisito.
Vou dar uma olhada nela novamente.

Abrç do Darth.

Bom fim de semana.