Instalação do Ubuntu Netbook Remix - 9.10 (Iniciante)

Iniciado por Magali, 17 de Março de 2010, 13:01

tópico anterior - próximo tópico

Magali

Boa tarde, Pessoas!

Finalmente vai acontecer, o que faltava já não falta mais: Meu netbook, comprado nessas lojas on line, acabou de chegar (com o Windows XP pré-instalado) e já estou super ansiosa para instalar o Ubuntu Netbook Remix 9.10 nele.

Os poucos daqui que conhecem a minha história sabem que venho tentando migrar pro Linux há algum tempo. O meu primeiro candidato foi a versão 9 da RedHat (ainda nem existia Fedora), mas por problemas de drivers (quem tem mais de 10 anos de Linux sabe que os drivers eram um problema sério no começo) a primeira tentativa foi frustrada. Anos depois, tentei instalar o Mandrake e nova frustração. O motivo por não ter dado certo até hoje não ficou muito claro pra mim.

Hoje é o dia da Guinada! Uma nova frustração seria muito desistimulante, até poderia me fazer desistir de uma vez do Linux, mas hoje em dia tudo conspira a favor de quem pretender trocar o Window$ pelo mundo dos softwares livres: Vasta documentação, suporte de drivers significativo e uma comunidade ativa e participante, assim como vocês. Por isso pediria essa gentileza a vocês, de não me deixarem sozinha, peço a disponibilidade de vocês para me acompanharem na instalação do UNR. Gostaria de postar aqui, neste tópico, qualquer dúvida que eventualmente surgir durante o processo.

Inicialmente, não poderia começar sem antes esclarecer algumas dúvidas, que seguem:

1 - O Ubuntu (especialmente a versão Netbook Remix) oferece alguma ferramenta de formatação e partição de discos? Já fiz algo parecido no Window$, a ferramenta se chamava Fdisk.

2 - Caso a anterior seja afirmativa, gostaria de saber qual o melhor esquema de partição do disco pro meu caso. Possuo uma configuração modesta: 160GBs de HD e 1GB de RAM. Pretendo usar só o UNR (Quero apagar o XP que veio nele). Como ficaria o meu disco? Qual esquema, quantas partições, quantos MBs cada partição vocês sugerem? Swap, Home, /?

Por enquanto, é só... agradeço bastante a atenção de todos. Apesar da documentação disponível, sabemos que o esquema de particionamento é algo bem pessoal, a depender de caso para caso. Sem falar que imprevistos sempre acontecem, ainda assim, ficam também minhas desculpas caso tenha abusado de vocês.

Bjs, até mais!  :-*

Tota

Magali

Olá, Tota!

Desculpa não ter dito antes. Achei que não fazia diferença!

O modelo é um HP Mini 1020br. Procurando saber mais sobre a compatibilidade do UNR com o modelo, descobri que todos os drivers são suportados.

A proposito, já criei um USB Boot com a .ISO do sistema.

Bjs, agradeço a presteza.

RamonB

Magali,

Eu tenho um netbook eeePC 1000H da Asus, com 80 GBytes de HD e já faz um pouco mais de um ano que trabalho com o Ubuntu nele (em dual boot com o XP que veio instalado).

Como ele não é meu principal equipamento (tenho também um desktop mais parrudo), disco não é problema para mim pois o principal fica sempre no desktop.

Quando comprei meu netbook, o HD já veio particionado em 2 partições de 40 GB cada uma. Deixei a que está com o Windows como estava e passei a usar a outra para o Ubuntu.

Depois de fazer 3 instalações do Ubuntu nele (nas mudanças de versão desde que comecei, lá pelos idos de jan/09) e ir aprimorando meu particionando a cada instalação, hoje o meu HD está dividido assim:

(1) uma partição NTFS para o Windows com 40 GB;
(2) uma partição EXT4 com 10 GB montada em /
(3) uma partição EXT4 com 24 GB montada em /home
(4) uma partição SWAP com 1,5 GB (a memória do meu netbook é de 1 GB).

(A conta não fecha nos 80 GB porque há uma partição Windows de recuperação -- acho que é de 4 GB -- e que já veio na instalação original e preferi não mexer nela.)

A partição montada em / é a que contém o sistema propriamente dito. Hoje, com tudo que já instalei (programas, utilitários, etc.), há 5,4 GB ocupados. Então, no meu caso, 10 GB dá bem para esta partição. (Apenas como ilustração de que é provável que dê para você também, no meu desktop, em que uso bem mais coisas, a partição montada em / é de 20 GB e só uso 6,2  desses 20 GB.)

Quanto à ferramenta de particionamento: na instalação do Ubuntu, é só ir seguindo passo a passo as instruções que vai chegar a um ponto em que você escolherá como particionar o disco e ele fará isto para você, inclusive reparticionando o(s) HD existente(s). Se você não for manter o XP que veio no netbook, é até mais simples.

Neste momento em que ele mostra a janela de particionamento, eu sempre escolho a opção manual e defino os tamanhos que quero antes de seguir adiante. Nunca usei a automática mas já vi posts por aqui de gente que optou pelo particionamento automático e não gostou.

Eu te aconselharia, também, a fazer um teste do Ubuntu antes de "queimar" o XP, até para checar se ele reconhece teus componentes (principalmente o WiFi). Você pode fazer dando o boot pelo USB Boot e optando pelo Live CD na tela em que abre (acho que a opção é algo do tipo "testar sem fazer a instalação" ou algo assim). Aí, você vai carregar o Ubuntu diretamente do teu pendrive ou cartão SD, sem instalá-lo, e vai poder verificar se ele reconhece tudo.

Coloque aqui as dúvidas que tiver. Acho que você vai gostar do Ubuntu assim como eu gostei. Sou um usuário "quase leigo", como você também já tentei o Mandrake há uns 6 ou 7 anos atrás e desisti. Instalei (só de brincadeira) o Ubuntu em dezembro/08 no desktop, gostei e, em janeiro/09, o instalei no netbook. Era só de brincadeira mas ficou sério: hoje sou fã do Ubuntu e passo às vezes um mês inteiro sem abrir o Windows (ainda tem 2 programas que não consegui achar equivalentes no Ubuntu e preciso deles de vez em quando).

Um abraço e bem-vinda.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Magali

Ramon, que super as suas dicas! Principalmente a do Live CD, que ainda não havia me ocorrido. Agradeço bastante a atenção, e pedindo desculpas pela ignorância, pergunto se o diretório "/" estaria para os diretórios "C:\Arquivos do Programa" ou "C:\Windows", assim o direitório "/home" estaria para o diretório "C:\Documents and Settings\User"??

Pergunto isso porque se eu entender como funcionam os diretórios no Linux, posso definir melhor o tamanho das partições a partir do uso que pretendo dar ao meu equipamento.

A proposito, Ramon... o espaço Swap vem atendendo bem às suas necessidades?

agente100gelo

Sim Magali, a comparação serve.
/ - São os binários dos programas
/home - arquivos de configurações dos aplicativos + dados pessoais
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Magali

Pessoal, acho que já tenho as informações de que preciso pra começar a instalação. Resolvi adotar o esquema de partição acima, e alocar 1GB para a partição Swap.

A proposito, só por curiosidade, por que a partição Swap não possui um sistema de alocação de arquivos semelhante às outras partições?

E mais uma coisa: Se vou criar uma partição para "/", quem contém "/home", mas também vou criar outra partição diferente para "/home", contido em "/", isso não daria "caflito"? Quero dizer, como "/home" poderia estar numa partição diferente de "/"?  

Brigada pela atenção de todos, já volto pra postar mais dúvidas... ou então contar que tudo saiu bem!

Bjs!

agente100gelo

Não terá um /home dentro do "/"... assim o sistema vai entender que o /home são os dados de outra partição.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

RamonB

Magali, o tamanho do meu swap está me atendendo. Em algum lugar (não me lembro onde), li que, no caso de memória RAM abaixo de 2 MB, o swap deve ter de 1 a 2 vezes o tamanho da memória RAM.

Quanto às outras dúvidas, vou tentar responder algumas coisas de acordo com o que eu sei (lembre-se: sou um usuário quase leigo!).

Como o agente100gelo já disse, não existe um "/home" dentro do "/". Pense mais ou menos assim (se eu estiver errado, os técnicos por favor me corrijam): a partição "/" e a partição "/home" funcionam como se fossem 2 discos diferentes.

A partição "/home" é como, você intuiu, mais ou menos com se fosse realmente a C:/DOCUMENTS AND SETTINGS, incluindo configurações dos programas específicas de cada usuário e as pastas que você criar para seu uso (Documentos, Vídeos, Música, etc -- mais ou menos como a "Meus Documentos" do Windows).

Estas configurações específicas ficam em pastas e arquivos ocultos. Para vê-los, quando você abrir o Nautilus (o equivalente ao Windows Explorer) na pasta com o nome de usuário que você criou, vá à opção "Ver" e marque "Mostrar Arquivos Ocultos". As pastas e arquivos ocultos aparecem e você vai notar que o nome deles começa com um "." (ponto). É claro que você tem que tomar cuidado ao alterar o conteúdo dessas pastas e/ou arquivos porque poderá estar afetando o comportamento de um programa.

Se quiser entender melhor a estrutura de pastas do Linux, há alguns artigos na web. Veja dois exemplos desses artigos:
(1) Linux: Entendendo a árvore de diretórios (do Guia do Hardware)
(2) Estrutura de pastas do Linux (tradução de artigo da revista eletrônica Full Circle, especializada em Ubuntu (http://fullcirclemagazine.org/).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Magali

Olá, Pessoal...

Quase consegui instalar o Ubuntu na minha máquina. Consegui rodar a versão Live, e fiquei encantada com o sistema, mas ao perceber que o grosso da documentação do Netbook - com manuais e guias do usuário - estava no XP que vinha pré-instalado, resolvi divir o HD entre os dois sistemas, até conseguir me libertar por completo do Windows.

Então me dei conta que a instalação seria um pouquinha mais complicada porque teria que redimensionar a partição Windows, então procurei alguns tutoriais mostrando como fazer e tentei, mais uma vez, pela manhã. Para a segurança dos dados na partição Windows, um dos toturiais sugeriu desfragmentar a partição antes de redimensioná-la. No fim do processo, tudo parecia bem, foi quando tentei redimensionar a partição a partir da versão LIVE do Ubuntu Remix, mas, para minha suspresa, o PENDrive deixou de "Bootar" o sistema, quando reiniciei. :'(

Acho que a desfragmentação pode ter afetado de alguma forma o PENDrive (que estava conectado na hora). Não vejo como afetaria, mas, de todo modo, vou recriar um USBboot com a ISO do Ubuntu Remix e tentar instalar novamente, mais tarde.

Gente... confesso que não estou muito segura com os tutoriais que consegui encontrar. Alguém conhece algum BÃO sobre instalação do Ubuntu em uma partição WINDOWS?!

A proposito, Ramon, obrigada pelos LINKS. Foram bastante úteis!