Como alterar o proprietario de uma pasta em Ext4? [Resolvido]

Iniciado por tazalexandria, 09 de Novembro de 2011, 15:49

tópico anterior - próximo tópico

tazalexandria

Olá @lll

Estou com uma partição Ext4 que antes tinha instalado o Ubuntu 11.10. Por diversos problemas apresentados decidi fazer backup e reinstalar tudo revendo o esquema de particionamento. Como meu hd externo pra backup é menor do que minha pasta /home, entrei por livecd, apaguei praticamente tudo que tinha no hd do pc pra compactar a pasta home pra depois mover pro hd externo.

O problema é que os meus arquivos estão com o proprietario 1000 (acredito que seja referencia ao meu antigo usuário) e não consigo fazer o backup nem como root:
     - cp: copia um pouco e falha
     - tar: mesma coisa que o cp
     - mv: cannot remove `....': Read-only file system

root@ubuntu:/media/ext4/home# ls -l
total 12
drwxr-xr-x  2  root root 4096 2011-11-08 03:03 bkp    --> lugar onde estava tentando compactar o backups
drwxr-xr-x 22 root root 4096 2011-11-09 20:26 c         --> lugar para onde movi o que queria fazer backup
drwxr-xr-x  2 1000 1000 4096 2011-11-08 05:26 fabiano  --> pasta home original do usuário

Dentro da pasta /home/c a maioria dos arquivos e pastas estão com proprietario 1000, alguns poucos são do root ou nobody.

Tentei também:
     - sudo chown -R root:root /home e o resultado é chown: changing ownership of `...': Read-only file system
     - sudo chmod 777 -R /home e o resultado é chmod: changing permissions of `...': Read-only file system

Alguma sugestão?

tazalexandria

Tentei recriar o usuário:

sudo adduser --force-badname 1000

Não fez diferença para o problema.  :(

tazalexandria

Após longa saga (to desde segunda-feira desta semana com o estojo inutilizável e sem dormir também) finalmente conclamo: RESOLVIDO!!!

A princípio estava montando a partição ext4 com o comando sudo mount /dev/sda5 /media/ext4 montava normalmente a partição com todo os meus dados, porém como fiz tive a grande idéia de apagar os arquivos do sistema previamente instalado pra liberar espaço pra compactar minha pasta home (eu sei,eu sei, troféu joinha do ano pra mim), efetivamente eu não estava tendo acesso pleno de leitura e escrita aos dados, mesmo como root.

Numa outra tentativa, editei o /etc/fstab do liveusb aberto e configurei a montagem automática da partição e com o comando mount -a forcei pra que fosse recarregadas as partições especificadas no fstab, afinal se eu reiniciasse o liveusb pra carregar o fstab, como seria o comum, se perderiam minhas alterações de configuração. Continuei na mesma situação anteriormente descrita.

Abri hoje o software-center no liveusb para instalar o Flash para navegar um pouco e pesquisar novamente; com a palavra chave 'flash' uma das sugestões foi MountManager, instalei e resolvi testá-lo. Alterei apenas duas configurações padrões do MountManager antes da montar a partição:
     - Who can mount the partition: everbody
     - What users do at this partition: read and write

Após isto, voltei ao terminal e finalmente consegui executar o chown e o chmod 777 na pasta home e estou feliz e pimpão compactando e backupiando meus dados.

sadhaka

Valeu pela dica... essa vai ficar registrada. parec muito simples