Problemas ao particionar HD

Iniciado por juçalivre, 15 de Março de 2010, 21:12

tópico anterior - próximo tópico

juçalivre

Ola, sou iniciante e estou querendo colocar o Ubuntu 9.10 num laptop Vostro da DELL que ja esta com o Windows 7 instalado.

Ja li algumas apostilas e tutorias sobre instalaçao particionamento e tambem busquei ajuda no IRC mas nao to conseguindo resolver.
Vou tentar explicar.

Eu quero manter uma particção com Windows; uma com os arquivos; e outra com o Ubuntu de forma a acessar os arquivos pelos 2 sistemas.

Ai tentei particionar dessa forma tanto pela instalaço do Ubuntu como pelo Gparted. Mas a questão é, da para identificar as seguintes partições ja existentes:

/dev/sda1   dellutility             86mb
/dev/sda2   recovery (boot)    8gb
/dev/sda3   OS (windows)       224gb

primeiro eu reduzi o espaço do win para 30gb

ai eu tentei criar uma partição nova swap (ele pergunta se é primaria ou extendida) - beleza

dps fui criar uma partição nova para o / - deu erro dizendo que so pode criar no max 4 partições primairas

ai tentei outra opção: criar uma partição extendida com swap; ext4 (para / ); e outra pro home

minha pergunta: essa é a unica opção sem mexer nas outras partições ja existentes? (pq dessa forma o home fica desprotegido e nao da pra acessar do windows.)

ou alguem sabe se existe algum problema em excluir as partições dellutility e recory(boot)  ja que tenho todos os CDs de gravação...

ou ainda tem como criar mais partições do que 4?

aguardo uma resposta...e muito obrigado. abraço

jomafras

Deixe como estão as partições do Windows (sda1,sda2, sda3).
Crie uma partição extendida e dentro dela  3 unidades lógicas : uma Ext4 de 20 GB para o Ubuntu, uma swap de 1 GB e uma NTFS com o que sobrou.
A NTFS será para vc salvar arquivos dos dois sistemas.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog