Permissões de partição

Iniciado por Arthur Cruz, 28 de Fevereiro de 2010, 18:36

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Cruz

Olá, amigos!
Alguém, por favor, poderia me ajudar?

Tenho 2 HDs. Gostaria de liberar um deles para todos os usuários. Permissões sem restrições.

Pra quem quiser entender a história:

Bom, sempre tive uma partição pro sistema, outra pra home, e outra para arquivos comuns entre as pessoas aqui em casa (músicas, fotos, etc).
Preciso de ajuda em relação a essa última!

Antigamente, a partição de arquivos comuns era NTFS. Todos os usuários (Linux e Windows) nunca tiveram problemas em acessar ou modificar o conteúdo da partição e minha vida era mais feliz!

Recentemente, meu irmão parou de jogar no computador e todos aqui passamos a usar somente Linux. Assim, manter uma partição NTFS perdeu o sentido. Compramos um HD de 750 GB e resolvemos formatar em EXT4 e usar ele inteirinho para guardar os arquivos comuns.

Agora acontece a pepinada, os arquivos que eu crio não podem ser modificados por meu irmão, entre outros problemas de permissões. A partição de arquivos comuns virou uma bagunça horrível e irritante. Procurei no Google e me deparei com os comandos chown e chmod. Tentei usar diferentes esquemas de permissões, chmod 777, mudar pelo Nautilus mesmo, etc. Mas não consegui resolver o problema! Esses arquivos são muito importantes, e estou muito cauteloso.

Tenho que especificar o esquema de permissões no Fstab?
Dá para 'consertar' as permissões dos arquivos que mudei? (O dono de alguns deles é o usuário 1001 (!?!?) )

Agradeço desde já!! :D

overlock@

Citação de: Arthur Cruz online 28 de Fevereiro de 2010, 18:36

CitarTenho 2 HDs. Gostaria de liberar um deles para todos os usuários. Permissões sem restrições.[/quote/
Poste a saida do comando
sudo fdisk -l

CitarAgora acontece a pepinada, os arquivos que eu crio não podem ser modificados por meu irmão, entre outros problemas de permissões. A partição de arquivos comuns virou uma bagunça horrível e irritante. Procurei no Google e me deparei com os comandos chown e chmod. Tentei usar diferentes esquemas de permissões, chmod 777, mudar pelo Nautilus mesmo, etc. Mas não consegui resolver o problema! Esses arquivos são muito importantes, e estou muito cauteloso.

Você tentou mudar pelo nautilus,mas como root? no terminal:
sudo nautilus /partição
Depois que abrir clique com obotão direito em cima da partição e em propriedades permições;

CitarTenho que especificar o esquema de permissões no Fstab?
sim,mas aqui tem um tutorial muito bom qualquer dúvida é só perguntar >>> http://www.zago.eti.br/mount.html <<<

CitarDá para 'consertar' as permissões dos arquivos que mudei? (O dono de alguns deles é o usuário 1001 (!?!?) )
sudo chown -R seuuser /localização/da/pasta

"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Arthur Cruz

Olá de novo!

Obrigado pela resposta.
Li o site que você recomendou, experimentei diversas configurações no fstab, procurei no google, na wikipedia, li manpage e só consegui modificar o problema, nada de resolver!

Pelo menos agora acho que entendi o que preciso:

- Preciso de uma partição que já esteja montada no boot (deixar cada usuário montar deu zona haha), parece que "auto" ou mesmo o "defaults" no fstab cuida disso, não é?

- Preciso que os arquivos não tenham dono! e isso eu não consegui achar como fazer... isso é possível?
estava inclusive pensando em voltar a instalar o ntfs... apesar do desempenho horrível no Linux ele não usa esquema de permissões complexo, it just works =\

- Preciso que os novos arquivos criados na partição não carreguem as permissões dos respectivos usuários

Bom, essa é a saída do meu "sudo fdisk -l"
Disco /dev/sda: 750.2 GB, 750156374016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 91201 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Identificador do disco: 0x00071e6e

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       91201   732572001   83  Linux

Disco /dev/sdb: 120.1 GB, 120060444672 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14596 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Identificador do disco: 0x29ea29e9

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1   *           1        7677    61665471    7  HPFS ou NTFS
/dev/sdb2            7678       14596    55576867+   5  Estendida
/dev/sdb5            7678        9905    17896378+  83  Linux
/dev/sdb6            9906       14371    35873113+  83  Linux
/dev/sdb7           14372       14499     1028128+  83  Linux
/dev/sdb8           14500       14596      779121   82  Linux swap / Solaris

Espero que entendam meu esquema de particionamento, são dois HDs, o sdb está ótimo! Preciso liberar o sda para todos.

E respondendo suas perguntas, overlock@.
Sim, usei o nautilus como root, pois só assim conseguia mexer nos arquivos de outros usuários.
E não sei para qual usuário dar chown hehe tentei dar pro usuário nobody:nogroup mas não foi uma boa idéia, agora ninguém pode acessar a pasta que usei pra testar! haha

Mas obrigado pelas sugestões!
Continuarei tentando...

Outras idéias?  ;D

overlock@

Humm,eu entendi o que você pretende,mas não estou entendendo o que você fez.coloque assim no seu /etc/fstab;

/dev/sda1 /mnt/sda1 ext4 users,exec 0 0

#o /dev/sda1 é onde se localiza sua partição,o /mnt/sda1, é a pasta onde será montado a partição,e você terá que cria-la com o comando sudo mkdir -p /mnt/sda1 ,e o nome pode alterar se desejar,ext4 é formatação que você fez,se você fez a formatação em outro formato altere,user é para ser assessado pelo usuário normal.

Mas por favor Poste a saida do comando;

cat /etc/fstab

Para eu entender como está as partições,para assim poder te ajudar.
"Linux User" # 480186 

Tota

Citação de: overlock@ online 04 de Março de 2010, 09:02
/dev/sda1 /mnt/sda1 ext4 users,exec 0 0

Só para lembrar que no Ubuntu o ponto de montagem de midia não é em /mnt e sim em /media

Eu tentaria assim:

sudo chmod -R 777 /dev/sda1

gedit /etc/fstab

Deixando a entrada para sda1 no fstab como:

UUID=[color=red]78bf4136-bc83-46fc-b20c-2f6d91a5317d[/color] /               ext4    users,auto 0      0

Onde está em vermelho é o UUID do seu HD, este do exemplo é do meu

Experimente quais as opções servem para voce. Anote sempre num papel os passos que faz para poder reverter em caso de erros.

[],s

overlock@

Citação de: Tota
Só para lembrar que no Ubuntu o ponto de montagem de midia não é em /mnt e sim em /media
Humm,bem lembrado!!!

Citação de: Tota
Onde está em vermelho é o UUID do seu HD, este do exemplo é do meu
Como saber o UUID ?

"Linux User" # 480186 

Tota

Citação de: overlock@ online 04 de Março de 2010, 12:27
Como saber o UUID ?

gpqarted=> botão direito na partição=> propriedades = UUID

Linha de comando
# ls -l /dev/disk/by-uuid

[],s

Arthur Cruz

Olá! Obrigado pela atenção!
Desculpem a demora para responder o tópico, mas só tenho tempo para fuçar aqui no fim de semana!

Mas então, modifiquei o fstab como sugerido e ficou assim:

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# / was on /dev/sdb5 during installation
UUID=e6c2d6eb-df8b-44f7-b104-10e152578126 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sdb6 during installation
UUID=d3e9a0e3-4c65-4c6b-ab6f-3ec1c72a5fe1 /home           ext4    defaults        0       2
# /media/Disk1 was on /dev/sda1 during installation
UUID=b436c757-e830-4140-b2f4-b5825149ed58 /media/Disk1    ext4    users, auto     0       0

# /opt was on /dev/sdb7 during installation
UUID=8f6a7bf9-5197-465b-ba73-8a672931b166 /opt            ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sdb8 during installation
UUID=31227f97-fd20-4a58-b6f1-bbf2385e708d none            swap    sw              0       0

Rodei o comando sudo chmod -R 777 /dev/sda1

Tentei também sudo chmod -R 777 /media/Disk1

Reiniciei e não vi nenhuma diferença da maneira que estava antes...  :(
Os arquivos continuaram com os mesmos bloqueios de edição...

Talvez mais essa informação ajude: preciso que uma partição montada por mim possa ser acessada e modificada pelo meu irmão. Para logar no usuário dele, ele não encerra o meu, ele clica em "alternar usuário". Assim, minha sessão roda em background e eu não perco nada que estava fazendo.

Mas agora infelizmente não sei mais o que fazer!
Estava até pensando em acabar com o modo de múltiplos usuários e compartilhar uma única conta =\
Me causa menos problemas, poxa vida!

Arthur Cruz

Não vamos desistir, gente! hahah
Estávamos indo bem! Acabaram-se as sugestões?

Sei que converter para NTFS iria resolver! Mas é um HD de 750 GB e como tenho muitos dados só o EXT4 oferece desempenho satisfatório. Ex: Povoar a lista de músicas (são 8.000) é muito mais rápido no EXT4.

Alyscom

Olá, eu não li todo o tópico, nem sei exatamente sobre oque é, mais de uma olhada nessa dica, talvez possa ajudar!  :)

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real