Problemas para configurar a rede. No Kubuntu é mais fácil.

Iniciado por aelbert, 20 de Maio de 2008, 12:26

tópico anterior - próximo tópico

aelbert

Pô estou com problemas para configurar rede.
Eu tinha o Kubuntu na maquina, e lá é só entrar em configurãções de rede e colocar IP / Gateway e DNS e clickar em apply e já estava funcionando.
Agora que resolvi migrar para Ubuntu, estou tendo este problema e não sei como resolver, pois eu clicko no ícone de configuração de rede, clicko IP estático, coloco IP / Gateway / netmask, vou na outra aba para colocar adicionar DNS e ele se apaga quando dou apply.  Já troquei a opção para DHCP e preecho tudo de novo e nada....Pô que complicação....poderia ser simples como no Kubuntu, pois não precisei nem usar o console.
Se alguém puder me dar um auxílio para colocar a rede para funcionar.

raidicar

Faça esse teste:
insira a dns manualmente no resolv.conf
no terminal de um locate resolv.conf
depois, va na pasta etc e digite: sudo gedit resolv.conf

para configurar seu ip na unha, imaginamos que sua placa de rede seja a eth0
(para saber, digite ifconfig e veja o nome atribuido ao adaptador de rede)

digite: sudo ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0 up
pronto, digite ifconfig e veja se o ip 192.168.0.2 e a mascara 255.255.255.0 foram atribuidos a placa de rede eth0.

Para atribuir o gateway a eth0, faça isso:
route add default gw 10.0.0.1 eth0

e para especificar a dns (EX: DNS da telefonica), caso não queira editar o arquivo resolv.conf:
nameserver 200.204.0.10
nameserver 200.204.0.138

se o modo grafico esta causando dificuldades, faça em modo texto, afinal, esse é o mundo linux.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

LangoLango

Amigo boa noite sou novo por aqui, bom para estar perdido em um ip vc pode perceber. Faço tudo isso na hora de colocar o IP ele fixa tudo certinho navego até ai ok ok, uso ip fixo, bom mais quando reinicio a maquina perde tudo nao salva oque pode ser.. Obrigado...