Sistema Muito Lento...

Iniciado por jricardo350, 17 de Maio de 2006, 15:12

tópico anterior - próximo tópico

jricardo350

Estou usando a última versão 6.06 "Dapper Drake", porém tudo está muito lento. A abertura do open office 2.0 Write, por exemplo, está levando exatos 56 segundos para abrir. Qualquer outro aplicativo leva de também muito tempo, em comparação ao windows XP que está rodando na mesma máquina, em dual boot. Estou atualizando o sistema diariamente.
Se eu abrir 2 aplicativos, por exemplo, a coisa complica e o write acaba tendo dificuldades para funcionar (lentidão) e de fechar, tendo que ser fechado "na marra".
Estou com um AMD Athlon XP 1.15GHz, 128MB SDRAM (8MB PARA VÍDEO), placa mãe ASROC, compatível, HD 40GB Maxtor 5660rpm. O Windows XP, na mesma máquina, está funcionando normal, com todos os aplicativos podendo ser abertos simultaneamente , sem problemas muito notáveis de lentidão.
Podem ajudar ?
Jorge Ricardo
jricardo350@yahoo.com.br

galactus

Sinto dizer, mas essa sua máquina está carecendo de mais recursos para rodar o Ubuntu Dapper numa instalação padrão. Outro agravante é que com o passar das várias atualizações ele passa a consumir ainda mais RAM!

Seus 128MB de RAM mal dão para o boot  inicial! Ou seja, você deve dar o boot e assim que chama alguma outra aplicação ele já vai começar a usar a memória de troca (swap), o HD para ser mais exato. Quanto de memória Swap você reservou pra ele? Quanto mais ele usa o Swap (HD), mais lento ele fica.

O XP possui um uso da memória diferente do Linux, ele quase sempre usa o arquivo de troca (o HD), mas isso é gerenciado pelo próprio XP.  Ele aumenta ou diminui a memória de troca conforme o que você usa.

No Linux ele procura usar ao máximo a sua memória RAM para só depois usar o Swap. Mas quando faz uso do Swap fica lento!

Como disse antes o caso fica ainda pior no Dapper beta pelas constantes atualizações do sistema. Também sofria com o alto consumo de RAM e lentidão do sistema depois dele ocupar meus 1GB de RAM e os 512MB de Swap que havia reservado pra ele! Fiz uma nova instalação limpa e tudo voltou ao normal!

Faz parte da vida dos testadores! Você está usando uma versão de testes! Problemas são esperados!

Já ia esquecendo, para a sua máquina seria melhor que você tentasse o Xubuntu (Ubuntu com XFCE) ou Nubuntu (Ubuntu com Fluxbox). Eles não terão as mesmas facilidades do Gnome ou do KDE, mas pelo menos serão bem mais leves, sendo os mais indicados para esta sua máquina.

Links:

Xubuntu  :arrow: http://www.xubuntu.org/

Nubuntu  :arrow: http://www.nubuntu.org/
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

jricardo350

Fiz um monitoramento do uso de minha memória pelo ubuntu e o programa mostrou que, mesmo abrindo o open office write, o consumo de minha RAM era de menos de 61%...por isso não entendo esta lentidão. Será que o monitor da RAM não está mostrando o consumo real de memória ? Tentei pelo comando no terminal e este também mostrava consumo abaixo de 70%.
Mesmo assim, cada vez que abro e opero um aplicativo, como o write, ou o amsn, por exemplo, vejo que o LED do meu HD acende e apaga muitas vezes. Praticamente ele faz isso cada vez que abro ou fecho uma janela.

galactus

Citação de: "jricardo350"Fiz um monitoramento do uso de minha memória pelo ubuntu e o programa mostrou que, mesmo abrindo o open office write, o consumo de minha RAM era de menos de 61%...por isso não entendo esta lentidão. Será que o monitor da RAM não está mostrando o consumo real de memória ? Tentei pelo comando no terminal e este também mostrava consumo abaixo de 70%.
Mesmo assim, cada vez que abro e opero um aplicativo, como o write, ou o amsn, por exemplo, vejo que o LED do meu HD acende e apaga muitas vezes. Praticamente ele faz isso cada vez que abro ou fecho uma janela.

Tenho certeza que têm coisa errada aí. Só o Dapper depois do Boot já consome entre 112-124MB de RAM! É impossível você abrir mais um openoffice da vida e ele te mostrar apenas 61% dos 128MB de RAM, que você diz que têm, utilizados!
A prova é o seu HD estar trabalhando direto!

Melhor ainda, você não têm os 128MB de RAM, pois você disse que 8MB já vão para o Vídeo onboard da sua placa Mãe! Então você está com 120MB disponíveis! :cry:

Tá vendo! Essa conta não bate!

De que maneira você está monitorando o consumo de RAM? Posta um Screenshot pra mim ver. Ou ser for pelo terminal, copie e cole o que aparece nele aqui pra mim. Você não respondeu antes, quanto de memória Swap você reservou para o Ubuntu?

jricardo350

Sim, a conta não bate, realmente fico meio confuso com os monitoramentos. Estou no trabalho e não lembro quanto de swap eu tenho. Assim que chegar em caso eu te informo.

Como faço para te enviar as screenshots por aqui ?

Um abraço. E grato pela ajuda.

galactus

Citação de: "jricardo350"Sim, a conta não bate, realmente fico meio confuso com os monitoramentos. Estou no trabalho e não lembro quanto de swap eu tenho. Assim que chegar em caso eu te informo.

Como faço para te enviar as screenshots por aqui ?

Um abraço. E grato pela ajuda.

Para postar Screenshots aqui é fácil, na hora de postar uma nova mesagem você clica em "Anexar imagem" logo abaixo da caixa onde você digita o texto.
Ela vai abri uma caixa de diálogo onde você vai clicar em "Browse" para pegar a foto do seu HD. E depois em  "Upload it" para transferir-la para o seu post no Fórum.

Para tirar um Scrennshot no Ubuntu basta apertar o botão "Print Screen" do seu teclado. Se não quiser usar este botão use o Gimp! Mas aí você se vira pra achar isso no Gimp! :)

Mostra o monitor de recursos aberto no consumo da memória. E vá até o terminal e execute o comando "free", daí posta o resultado aqui também.