Resolvendo problemas com drivers GeForce nVidia

Iniciado por landersonbruno, 06 de Março de 2010, 21:59

tópico anterior - próximo tópico

landersonbruno

Olá, Amigos do Ubuntu.

Estive há alguns dias numa situação difícil de ser resolvida, mas consegui, graças a Deus e a ajuda dos colegas.
Instalava minha placa de video mas não conseguia fazê-la funcionar ativando o driver do proprietário nem mesmo baixando do site de jeito maneira. Mexi, fucei, etc. mas nada. Procurei ajuda dos colegas, fiz o que disseram, tentei até mesmo configurar manualmente, mas também não deu jeito.
Depois de esgotadas todas as opiniões, tive a brilhante idéia de atualizar a BIOS da minha placa mãe para a versão mais recente que o fabricante tinha. Não é que deu certo!!
Acontecia o seguinte: ao dar boot no CD do Ubuntu para instalação, não conseguia instalá-lo, a menos que marcasse a opção "acpi=off" logo no início do boot do CD. Após atualizar a BIOS, não foi necessário marcar opção alguma; foi só dar enter direto em instalar sistema que foi bonito.
Agora a parte melhor: precisou nem instalar programa ou baixar driver do site do fabricante. Só precisei ir em "Sistema > Administração > Drivers de hardware" e ativar a minha placa de vídeo que funcionou logo de cara, inclusive podendo habilitar os efeitos visuais, 3D e outros que tanto queria.
Então para os colegas que estão tendo problemas assim como eu tive, aconselho fazerem o mesmo. Para o meu modelo de placa mãe foi muito simples atualizar a BIOS. Fiz os passos de acordo com a configuração da minha máquina. No seu caso, é só observar qual fabricante da sua placa mãe.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Observação: Antes de começar, quero lembrar que se você nunca atualizou uma BIOS, não sabe ou tem dúvidas de como fazer, chame um técnico, pois qualquer erro durante o processo pode ocasionar em perda total da sua placa mãe. Aconselho ainda que o seu PC tenha um NoBreak, pois caso não o tenha é melhor torcer para que não haja uma queda de energia elétrica durante o processo de atualização da sua BIOS, pois também pode ocasionar perda total da sua placa mãe se o processo for interrompido.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1º Passo:
Ir no site do fabricante (no meu caso é uma placa mae Asus P5VD2-X) e baixar o driver da BIOS.

Link para driver da BIOS da P5VD2-X (http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5VD2-X/5VD2X501.zip).

Esse arquivo vem zipado (meu caso), portanto você terá que descompactá-lo extraindo-o para um local da sua escolha (lembre onde o colocou). Depois pegue esse arquivo que você extraiu e coloque-o num pendrive.

Feito isso vamos para o próximo passo.

2º Passo: (esse passo foi feito baseado na placa mãe asus p5vd2-x)
Reinicie o PC (deixe o pendrive plugado) e entre no Setup da sua máquina (no meu caso, é só apertar DELETE quando estiver iniciando).
Vá na opção da BIOS (no meu caso é flash alguma coisa, não me lembro no momento) e entre. Caso tenha dúvida, você pode consultar o manual da placa mãe no site do fabricante.
Vai aparecer o arquivo que você colocou no pendrive. Vá até ele e tecle enter.
Ao dar enter, virão algumas perguntas. Responde sim para todas elas e torça para não faltar energia.  :-\
Ao final, ele reiniciará a máquina automaticamente.

Tendo feito isso é só instalar o Ubuntu novamente e usufruir de todos os efeitos gráficos que seu PC possa gerar.
Eu preferi instala o Ubuntu novamente, até porque já tinha feito muitas alterações tentando resolver meu problema.
Caso prefira usá-lo como está, me diga se funcionou sem ter que instalar o sistema novamente.

E isso é tudo pessoal!
Valeu!!!

JFMMão de Ferro

Para complementar esta comunicação do colega landersonbruno vou acrescentar confirmação pessoal do mesmo processo pelo seguinte, que não foi por problema de instalação, mas sim quando adquiri a minha placa principal uma ASUS P5KP veio sem Bios e o processo que usei foi precisamente o mesmo do colega landersonbruno, também deu tudo certíssimo

João Fernando Machado Mão de Ferro