Parceria para Epidemic GNU/Linux em desktops nacionais

Iniciado por Versuri, 03 de Março de 2010, 13:48

tópico anterior - próximo tópico

Versuri

Parceria para Epidemic GNU/Linux em desktops nacionais

"A Intralab, empresa nacional que fabrica os computadores compactos IntraDesktop – que se destacam por economizar 85% de energia elétrica e ser 90% menores que os desktops convencionais – acaba de firmar uma parceria inédita com a comunidade Epidemic GNU/Linux. A partir de agora, os computadores IntraDesktop poderão ser entregues aos compradores com uma versão otimizada do sistema operacional livre Epidemic GNU/Linux já instalado. O Epidemic GNU/Linux é baseado na plataforma Debian, o que garante atualização constante, estabilidade e toda a segurança para o usuário final.

"O resultado é a entrega ao consumidor de um computador 100% afinado com o sistema operacional instalado no equipamento", afirma Fernando Segalla, diretor de Tecnologia da Intralab. "Isso significa uma máquina que funciona com eficiência total e é praticamente imune a vírus, ou seja, que não apresenta os mesmos problemas com vírus bastante comuns em outros sistemas operacionais. A própria equipe da Epidemic GNU/Linux certificou o IntraDesktop e otimizou o Epidemic para nossa plataforma de hardware".

A parceria representa ainda uma ótima oportunidade para os usuários entrarem em contato com a plataforma Linux e, com isso, cortarem gastos. "Além da grande economia de energia elétrica proporcionada pelo IntraDesktop, as empresas e os consumidores finais serão beneficiados por terem acesso a um sistema operacional de alta qualidade distribuído a custo zero", destaca James Benedito, criador e desenvolvedor líder do projeto Epidemic. Mais detalhes na Linux Magazine Online"

Fonte: BR-Linux

rjbgbo

ótima notícia versuri, pois a a epidemic é muita bem lapidada, já dei uma experimentada, e foi uma das que mais gostei.
dei uma olhada no link do teu post e depois se der vou pesquisar, mas queria saber, tem cgc na parada, quer dizer registro comercial nisso.
acho que é um caminho que distros nacionais deveriam começar a pensar, sair do amadorismo romântico de fóruns e partir p/ coisas concretas, projetos ambiciosos sobre o âmbito financeiro.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Versuri

#2
Veja a nota do Diretor da Intralab sobre o Linux e a parceria com o Epidemic

Fonte: Fórum do Epidemic
-----------------------------------------------

Bom dia pessoal,

Sou o diretor de tecnologia da Intralab e usuário de Linux em desktop há muito tempo, em servidores há mais tempo ainda.

Em 2009, desenvolvemos o IntraDesktop pensando em um equipamento "verde" para ser utilizado no mercado corporativo, chegamos em uma solução completa de hardware 100% compatível com Linux, Windows XP e Windows 7. O hardware utilizado (com poucas alterações da nossa área de engenharia) se mostrou extremamente estável em várias aplicações e hoje temos o IntraDesktop rodando com XP e 7 em nossos clientes, inclusive em condições adversas, como em chão de fábrica com temperaturas acima de 40ºC.

Como disse no meu email encaminhado ao Tiago, 100% das nossas vendas foram sem sistema ou com licenças Windows, utilizando Linux ele só está rodando aqui na Intralab, algumas máquinas com Epidemic e outras com Debian puro. Na área de desenvolvimento de software estamos rodando uma versão turbinada que ainda não foi lançada no mercado (notícia fresquinha e em primeira mão) com saídas de vídeo em VGA, DVI e HDMI 1080p com chipset NVidia ION, além de som 7.1, usamos uma solução dual monitor para as estações de desenvolvimento. Rodo, como midia center, em casa, uma solução dessa e estamos lapidando soluções de software para lançar uma versão midia center no mercado baseada em Linux, sem previsão de lançamento ainda.

Outra aplicação que temos do IntraDesktop aqui na Intralab é como servidor de arquivos (afinal, ele conta com rede gigabit e dá conta muito bem para servir arquivos), rodando além do samba, apache2, ColdFusion (railo) e banco mySQL, onde, além de ser servidor de arquivos, é o servidor de páginas da nossa intranet. Para gerenciar os usuários do samba usamos a interface web do WiseFile, aplicação que também foi desenvolvida aqui dentro.

Depois mandarei uma foto da nossa prateleira com 4 modens virtua e o IntraDesktop como servidor, ele é quase do tamanho dos modens.

Bom, voltando a falar do mercado, nós NÃO vendemos IntraDesktop com Linux como uma "muleta", vendemos para quem realmente quiser usar Linux em uma plataforma 100% homologada para usar todos os recursos do hardware com o KDE4, e escolhemos o Epidemic por ter uma instalação limpa no nosso hardware (as outras distros também funcionam normalmente mas aí pesou uma preferência pessoal minha), a placa de video Intel permite que todos os recursos mais novos rodem de maneira suave e sem "engasgar", a versão com ION da NVidia faz isso melhor ainda. Damos 4 opções aos compradores: sem sistema, com Linux, com Windows XP e com Windows 7. O preço de venda do hardware é o mesmo para as 4 opções, e, se optarem por Windows, fazemos a venda da licença OEM (não instalamos nada pirata ou genérico), ou seja, quem quiser comprar para usar licença OPEN ou FPP de Windows compra a versão sem sistema, não precisa pedir uma com Linux e depois tirar, só compra com Linux quem realmente vai usar o Linux, não cobramos para instalar o Epidemic, a versão com Epidemic ou com o disco formatado sai pelo mesmo valor.

Estamos estudando como colocar no mercado o IntraServer, ou seja, a mesma solução de hardware "verde" (verde pois reduz o consumo de energia em até 87% comparado a um equipamento com fonte de 450W) com configuração via interface web do servidor de arquivos.

A Intralab, no momento, não tem interesse comercial em vender suporte diretamente para o cliente final que for utilizar o IntraServer e estamos pensando em fechar parcerias com empresas e/ou pessoas que vendam esse tipo de suporte para seus clientes e tenham conhecimento de Linux. Daremos suporte e garantia ao hardware mas não dá configuração do samba, do backup.... Quem tiver interesse ou sugestões podem entrar em contato diretamente comigo.

Para o crescimento da utilização do Linux no desktop eu realmente não sei o que poderemos fazer para estimular o crescimento, como entusiasta do Linux, eu gostaria muito de ver esse crescimento, apresento as estações de trabalho rodando Linux para os clientes que nos visitam, mas sempre tem alguma lacuna na área dos softwares corporativos e de gestão, enquanto esses sistemas não forem migrados para interface web (e acredito que serão) a adoção em massa do Linux em desktop é praticamente impossível.

Acho que já me estendi demais, gostaria de parabenizar toda a equipe do Epidemic pelo excelente trabalho, sou usuário/fã desde a versão 2, e vamos ver se juntos conseguimos fazer crescer a comunidade não só do Epidemic como de Linux em modo geral.

Deixo dois links para vocês darem uma olhada, um de uma matéria da Você SA de outubro de 2009 com o Gerente de TI da Lazam MDS que substitui todas as máquinas da empresa pelo IntraDesktop (foram 270) e foi a empresa que nos "cutucou" para chegarmos no IntraDesktop e outro do teste da Info Labs que saiu na Info agora de janeiro, nem preciso dizer que optaram por testar a versão com Windows 7 e Office.

http://site.intralab.com.br/press/vocesa.pdf
http://site.intralab.com.br/press/infojan2010.pdf

Quem quiser nos visitar é só agendar uma visita, estamos próximos ao metrô Saúde em SP.

O hot-site do Intradesktop é http://www.intradesktop.com.br, lá temos alguns cases, fotos e uma calculadora online de redução de custo de energia.

Abs,
_________________
Fernando Segalla
http://www.intralab.com.br
Participe você também: http://www.costelaaoriginal.com.br
-------------------------------------------------------------