É difícil migrar para o Ubuntu

Iniciado por Frank K Hosaka, 18 de Abril de 2010, 16:25

tópico anterior - próximo tópico

Frank K Hosaka

Hoje eu sou usuário do Windows 7, e como eu não sei mexer no Ubuntu, logo não posso dizer se o Windows é melhor ou pior que o Ubuntu. Na verdade, nem mesmo no Windows eu sei mexer, mas é o Amaral do Fórum Religião Terra é que me incentivou a instalar o Ubuntu no meu netbook da Acer, e faz mais de meio ano que tento entender como o Ubuntu funciona. Já formatei a partição Linux pelo menos umas três vezes para reinstalar o Ubuntu, e toda nova instalação sempre enfrento um problema novo que não sei como resolver, e assim vou resolvendo tudo na base da ignorância e perda de tempo, isto é, formatando e reinstalando.

Na penúltima vez, eu dei uma de idiota, e tentei fazer o desktop do Ubuntu parecer com o do Windows 7. Quase que eu consegui, mas não sei que besteira que fiz que perdi a funcionalidade das funções de ajuda. Bastava clicar no ponto de interrogação que o Ubuntu abria uma tela de ajuda que não me dava a possibilidade de consultar coisa alguma e nem de fechar sua janela. Nessa nova instalação, não sei que besteira que fiz que não consigo tirar a tela do splash que nunca apareceu nas versões anteriores. O Amaral ficou perplexo e perguntou por que isso só acontece comigo, e eu sou da tese de que Deus não gosta de mim.

Bom, já que não sei como usar o Ubuntu, então o mais sensato é usar o Windows. O problema é que eu também não sei mexer no Windows. Consegui instalar nele o navegador Firefox e o pacote BROffice, os programas mais utilizados no Ubuntu. O Firefox tem um complemento chamado iMacros que me ajuda a ser mais produtivo. O problema é quando preciso transportar uma tabela do Access para um formulário na Web. Para tanto, o iMacro exige que você formate os dados em texto CSV, separado por vírgula. Como não sei como fazer o Access transformar uma tabela num texto CSV, usei o comando copiar para o Excel e de lá criar um arquivo CSV. O problema é que o Excel separa a lista com ponto e vírgula e não com vírgula, mesmo que você peça para o Windows 7 usar a vírgula como separador de lista lá no Painel de Controle.

Já o BROffice Calc monta o arquivo CSV do jeito que o iMacros do Firefox pede, com o separador de vírgulas, sem precisar da ajuda do Windows 7. O problema é que é necessário fazer alguns ajustes antes de converter a planilha em CSV. No momento que copio a tabela do Access para o Calc, o valor da calcinha de R$ 7,10 é colado na célula como 7,1, e quando chega no formulário Web, aparece a mensagem de erro de que o formato é incompatível. No Excel é fácil fazer uma macro para fazer esse tipo de ajuste.

Já fazer macro no Calc é um Deus nos acuda. Antes de mais nada, ele pede para você instalar um bicho chamado JRE (Java Runtime Environment). Como eu não sei programar, então eu uso o gravador de macros. As macros que criei no Excel funcionam da maneira como digitei. Já as macros do Calc não funcionam da maneira como esperava. A listagem do VBA do Excel não tem nada a ver com o Basic que o BROffice Calc oferece ao usuário.

Enfim, não é fácil usar o Windows. Ubuntu, idem.

Falco90

#1
Muito interessante seu depoimento.

Tenta deixar o Windows igual o Ubuntu pra ver se ele buga as funcionalidades de ajuda também hehehe  :P

O mal do Ubuntu é esse, ele é tão legal que da vontade de mexer nisso e naquilo, vira sistema de cabeça pra baixo, instalar todos os programas da Central de Programas, fazer nevar no desktop, agente quer instalar e explorar as possibilidades ;D

Mas também é comum iniciantes acabarem fazendo besteira durante essas customizações. Acho que o ideal para você é instalar 2 Ubuntus no HD:
Um padrão - com o essencial instalado para trabalho
E o outro só pra mexer - colocar tema do windows 7, instalar KDE, usar todo tipo de script...

Adriano R.N.

Amigo, usando o Ubuntu 9.10 32bits, depois de uma instalação limpa e da 1ª atualização, faço o seguinte:

1 – Abro o Terminal pelo caminho:
Aplicativos> Acessórios> Terminal (sempre que ele pedir a senha nada aparecerá enquanto digita)

1.2 – Copio e colo o comando abaixo:
wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -

1.3 – Copio e colo o comando abaixo:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

1.4 – No arquivo que abre, colo no final as linhas:
deb http://packages.medibuntu.org/ karmic free non-free
deb-src http://packages.medibuntu.org/ karmic free non-free

1.5 – Depois salvo o arquivo.

1.6 – Digito:
sudo apt-get update

1.7 – Para instalar vários programas colo o comando abaixo:

sudo aptitude install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs swfdec-gnome swfdec-mozilla gnash gnash-common gnash-cygnal gnash-tools mozilla-plugin-gnash totem-plugins-extra mplayer mozilla-mplayer devede vlc mozilla-plugin-vlc vlc-data vlc-nox vlc-plugin-ggi vlc-plugin-jack vlc-plugin-pulse vlc-plugin-sdl vlc-plugin-svgalib k3b k9copy sound-juicer soundconverter pitivi winff cheese recordmydesktop gtk-recordmydesktop amsn broffice.org amule p7zip-full p7zip-rar p7zip googleearth googleearth-package avant-window-navigator fusion-icon emerald cairo-clock cairo-dock compizconfig-settings-manager gparted gnome-art hardinfo gnome-alsamixer


Com isso tenho tudo que necessito e mais um monte. De resto é só aprender a cada dia.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

dtomadon

Quanto ao Jre , vai no gerenciador de pacotes, não vou dar o caminho , pode mexer a vontade, não vai travaaarrrr, tem uma aba procurar digite jre , e mande procurar , se não tiver instalado, clique com o botão direito do mouse e marque a opção instalar e confirme o que for pedido, tudo isso conectado na net é claro.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

jio

CitarO mal do Ubuntu é esse, ele é tão legal que da vontade de mexer nisso e naquilo, vira sistema de cabeça pra baixo, instalar todos os programas da Central de Programas, fazer nevar no desktop, agente quer instalar e explorar as possibilidades

Mas também é comum iniciantes acabarem fazendo besteira durante essas customizações. Acho que o ideal para você é instalar 2 Ubuntus no HD:
Um padrão - com o essencial instalado para trabalho
E o outro só pra mexer - colocar tema do windows 7, instalar KDE, usar todo tipo de script...

Disse tudo Falco90, essa combinação de possibilidades de  customização  e falta de conhecimento é excelente pra derrubar o sistema, digo isso por experiência própria,
Acho que deveria ter um sistema de "ponto de restauração", daí antes de modificar ou  instalar um programa etc., criar um ponto de restauração, se der pau, volta atrás
Atlon X2 5600+, DDR2 2Gb, ATi HIS 4670HD