Permissão de usuários

Iniciado por TiagoFC, 02 de Março de 2010, 11:28

tópico anterior - próximo tópico

TiagoFC

Bom dia pessal,

tenho um servidor Ubuntu 9, e tenho uma pasta htdocs nesse servidor, compartilhada na rede.
Quero configurar a permissao dela, para que somente usuario administrador do windows consiga ter permissao de leitura e escrita, enquanto os outros apenas leitura. Gostaria de saber como fazer isso.

zekkerj

Leitura e escrita, a partir de qual acesso? Pelo próprio apache (afinal é uma pasta htdocs), ou pelo Samba?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

TiagoFC

zekkerj

[htdocs]
    path = /srv/www/htdocs
    admin users = donald
    read list = huey luey duey
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

TiagoFC

mas esse admin users nao reconhece apenas os usuarios linux nao? Coloquei o administrador do windows na configuraçao mas n consigo acessar.

zekkerj

O Samba só funciona depois que vc cadastra os usuários.
Quando vc falou que queria fazer pelo Samba, pensei que vc já tinha passado por essa fase.

TiagoFC

eu criei um usuario administrador no linux, e coloquei ele como admin user no htdocs, porem quando vou acessar a maquina ubuntu pelo windows, fala q nao pode logar mais de um usuario, nao pode ser compartilhado. Para testar encerrei sessão no linux mas mesmo assim continua dando o mesmo problema.

obs: o security ta definido como user

zekkerj

E não pode mesmo... mas isso não é limitação do Samba, e sim da própria rede windows: você não pode abrir dois compartilhamentos no mesmo servidor com usuários diferentes.

Isso vale pra todas as versões do windows, desde o Win9x até o Win7, passando pelo W2KS, W2K3S, W2K8S e XP.

No entanto, com a sintaxe que eu te passei, você pode fazer com que um determinado usuário seja administrador de um compartilhamento, sem ser necessariamente administrador do Samba ou do Windows. Arquivos criados por esse usuário nesse compartilhamento serão associados com o usuário root, no Linux.

Uma forma menos drástica é usar a diretiva "write list": nesse caso, o usuário vai ser autorizado a escrever, mas os arquivos ficam associados com ele mesmo. Obviamente, esse usuário precisa ter direito de escrita no diretório e/ou nos arquivos do Linux, pra fazer isso.