Porta 43133 [Resolvido]

Iniciado por brottor, 01 de Março de 2010, 22:01

tópico anterior - próximo tópico

brottor

Boa noite pessoa, eu estava brincando, e rodei o nessus no meu notebook. Ele me retornou um servidor web na porta 43133. Queria saber, se alguem sabe de algum serviço q roda ai. Digitei: http://localhost:43133 ele me mostra uma tela de login e senha, e meu login do ubuntu não funciona. Queria saber o q é!!! Achei estranho essa porta alta.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Comunista

Não lembro de algum serviço que use essa porta, é possível que seja um backdoor, apesar de em um desktop isso ser interessante para alguém que queira invadir seu pc. Instale o htop

sudo apt-get install htop

htop

e verifique os processos que estão rodando, veja se há algo estranho.

zekkerj

Executa o comando "sudo lsof -i -P | grep 43133" e cola o resultado aqui, p.f.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

brottor

[sudo] password for diogo:
beam.smp  2071   diogo   15r  IPv4  10804      0t0  TCP localhost:60317 (LISTEN)
beam.smp  2071   diogo   17u  IPv4  36999      0t0  TCP localhost:60317->localhost:56763 (ESTABLISHED)
chrome    2117   diogo   90u  IPv4  36998      0t0  TCP localhost:56763->localhost:60317 (ESTABLISHED)
diogo@diogo-laptop:~$ sudo lsof -i -P | grep 60317
[sudo] password for diogo:
beam.smp  2071   diogo   15r  IPv4  10804      0t0  TCP localhost:60317 (LISTEN)
diogo@diogo-laptop:~$

acho q é algo ligado ao proprio nessus. so começou a funcionar após ligar ele.

e ele mudou de porta... pode ser o client do nessus...
LPI000220827

zekkerj

O nome "couchdb" faz algum sentido pra vc?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

brottor

cara não, nunca usei...
vi no google q é um bd do apache para javascript, confirma?
LPI000220827

zekkerj

cheguei lá pelo google também; pelo que vi, esse processo "beam.smp" é usado por esse sistema.

O que eu não vi foi nenhuma associação nem de um nem de outro ao Nessus.
Talvez vc devesse investigar isso melhor; uma checagem de anti-rootkit não seria má idéia.

brottor

qual anti-rool kit vc me recomenda?não conheço deles pra linux...
LPI000220827

brottor

Um amigo da ubuntu forums, pediu pra eu rodar isso:

Code:
sudo fuser -n tcp 43133
It will return the PID of the process listening on that port. Then you can get its name with something like

Code:
ps aux | grep PID

retornou isso:

diogo     1951  0.0  0.3  62556  8072 ?        Sl   16:32   0:05 /usr/lib/erlang/erts-5.7.2/bin/beam.smp -Bd -K true -- -root /usr/lib/erlang -progname erl -- -home /home/diogo -noshell -noinput -smp auto -sasl errlog_type error -pa /usr/lib/couchdb/erlang/lib/couch-0.10.0/ebin /usr/lib/couchdb/erlang/lib/mochiweb-r97/ebin /usr/lib/couchdb/erlang/lib/ibrowse-1.5.2/ebin /usr/lib/couchdb/erlang/lib/erlang-oauth/ebin -eval application:load(ibrowse) -eval application:load(oauth) -eval application:load(crypto) -eval application:load(couch) -eval crypto:start() -eval ssl:start() -eval ibrowse:start() -eval couch_server:start([ "/etc/couchdb/default.ini", "/etc/xdg/desktop-couch/compulsory-auth.ini", "/home/diogo/.config/desktop-couch/desktop-couchdb.ini"]), receive done -> done end. -pidfile /home/diogo/.cache/desktop-couch/desktop-couchdb.pid -heart
diogo     1960  0.0  0.0   1532   424 ?        Ss   16:32   0:00 heart -pid 1951 -ht 11
diogo     5170  0.0  0.0   3056   820 pts/0    R+   18:26   0:00 grep --color=auto 1951

LPI000220827

zekkerj

Alguma parte dessa linha fez sentido pra vc? Algum termo, como "erlang", mochiweb, etc?

platao

Nao sei se ajuda vc pode instalar o rkhunter;

sudo apt-get update && sudo aptitude install rkhunter

para rodar;

sudo rkhunter -c
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

brottor

bom é ligado ao couchdb!

deve ser ligado a esse pacote... (desktopcouch) q não sei como foi instalado!!!

tem ligação com o evolution tbm, muito estranho. eu tirei o pacote.

e umas libs do python junta. mas pq ele roda um "web service" ?? talvez seja uma gui tipo do pgadmin.
LPI000220827

brottor

realmente é o banco, vou deixar como um amigo do ubuntu forums respondeu.

"No it is not a virus. It's a database. Certain applications (like Evolution, Firefox and Gwibber) can store information in the database which is also able to sync to Ubuntu One."

Não é um virus. É um banco de dados. Algumas aplicações como evolution, guardam informações na base, para sincronizar com o ubuntu one.
LPI000220827

zekkerj

e vc é "cliente" do Ubuntu One?

brottor

sou sim! então acho q já está resolvido...

achei bem estranho pegar uma porta alta, eu tirei o aplicativo, e o ubuntu one ficou funcionando de boa.
LPI000220827